Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os estudantes deverão adquirir os conhecimentos
básicos relacionados com a produção das diferentes espécies lecionadas. Deverão
compreender os aspetos fundamentais do maneio reprodutivo, alimentar e
sanitário das diferentes espécies abordadas. Os estudantes deverão desenvolver
capacidades de observação e manipulação dos animais bem como capacidade de
execução de tarefas de maneio. Os estudantes deverão compreender a
importância da produção e/ou preservação de cada uma das espécies.
Conteúdos programáticos
Ensino teórico prático: 1. Importância alimentar, económica, social e ecológica da aquacultura no mundo e em Portugal. Caracterização dos sistemas de produção (maneio e meios tecnológicos envolvidos, espécies exploradas, comercialização, legislação); 2. Organização da produção cunícola em Portugal. Aspetos fundamentais de maneio reprodutivo, alimentar e sanitário numa exploração industrial; 3. Ordenamento e gestão cinegética no espaço rural. A cinegética em Portugal; 4. Os insetos em Portugal e no mundo. Utilização na indústria, medicina, investigação e alimentação (animal e humana); 5. A apicultura - espécies, instalações, maneio e legislação.; 6. Enquadramento da produção de caracóis no nosso país. Aspetos relevantes na produção de caracóis: instalações, maneio alimentar, sanitário e reprodutivo.; 7. Espécies de companhia. Produção, manipulação e maneio.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os objetivos desta unidade implicam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências sobre as diferentes espécies abordadas, maneio, sua produção, utilização e preservação. Tendo em conta os referidos objetivos, os conteúdos programáticos irão permitir aos alunos adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre maneio alimentar, reprodutivo, sanitário, as instalações, a comercialização, preservação e utilização das diferentes espécies, através da exposição dos temas abordados. A componente teórico prática irá permitir a execução de tarefas no âmbito do maneio e da sua manipulação.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Ensino Teórico, Prático: Método expositivo e demonstrativo.
Avaliação contínua para dispensa de exame: duas provas escritas - obter uma média mínima de 10 (dez) valores no conjunto das provas realizadas, não podendo obter uma classificação inferior a 8 (oito) valores em qualquer uma das provas.
Exame final consiste numa prova escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Nas sessões de carácter teórico prático utilizar-se-á o método expositivo com a finalidade dos alunos adquirem conhecimentos sobre a caracterização das produções, sistemas de produção, instalações sua utilização e gestão. Com o método demonstrativo pretende-se que os alunos adquiram competências para executar tarefas no âmbito do maneio geral destas espécies e sua manipulação.
O teste escrito visa avaliar esses conhecimentos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Lebas, F. (2011). La biologie du lapin. Reproduction: Le mâle. (disponível em www.cuniculture.info).
Lebas, F. (2011). La biologie du lapin. Reproduction: La femelle. (disponível em www.cuniculture.info).
Pinheiro, V. (2015). Caracterização da cunicultura Portuguesa. VII Jornadas da Associação Portuguesa de Cunicultura. UTAD.