Código: | M1MCN044 | Sigla: | DCFN I | |
Área Científica: | Didáticas Específicas |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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M1MCN | 5 | Despacho n.º 8687/2022 | 2º | 3 | 36 | 81 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
A UC visa contribuir para o desenvolvimento do conhecimento profissional dos futuros professores, em articulação com a prática pedagógica. Deste modo, pretende-se que sejam capazes de:
O1. Conhecer os princípios, conceitos e práticas subjacentes às orientações curriculares definidas para a educação em ciências no ensino básico;
O2. Refletir sobre o papel do professor de ciências procurando identificar diferentes perspetivas de ensino das ciências e aspetos essenciais da sua prática para a promoção das aprendizagens dos alunos;
O3. Compreender o contributo das ciências para o desenvolvimento de diferentes competências nos alunos;
O4. Caracterizar e o modelo de ensino dos 7E;
O5. Pesquisar e selecionar recursos didáticos adequados para o ensino das ciências;
O6. Planificar e implementar cenários de aprendizagem em ciências fundamentados em propostas didáticas inovadoras;
O7. Construir instrumentos de avaliação das aprendizagens dos alunos.
CP1. O currículo das ciências e o papel do professor
CP1.1. Orientações curriculares para o ensino das ciências no ensino básico;
CP1.2. As perspetivas de ensino e o desenvolvimento profissional dos professores de ciências;
CP2. Conceber, implementar e avaliar atividades para o ensino das ciências.
CP2.1. O modelo de ensino dos 7E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Evaluate, Empowerment);
CP2.2. Recursos didáticos para o ensino das ciências;
CP2.3. A planificação, implementação e avaliação de diferentes cenários de aprendizagem em ensino das ciências.
Todos os conteúdos visam capacitar os estudantes para mobilizar saberes sobre o currículo (O1; CP1.1.), perspetivas de ensino e o perfil do professor de ciências (O2; CP1.2.) de modo a promoverem o desenvolvimento integrado dos alunos, da sua consciência ecológica e pensamento crítico (O3; CP1. e CP2.). Concretizando, visa-se capacitar os estudantes para selecionarem os melhores recursos (O5, CP2.2.) e conceberem, implementarem e avaliarem atividades diversas, quer individuais quer coletivas, quer em contextos formais quer informais, para o ensino das ciências (O6, O7; CP2.3.), em conformidade com modelos de ensino inovadores como o modelo de ensino dos 7E (O4, CP2.2.). Nesse sentido, é essencial que saibam gerir o trabalho em grupo nessas aulas (CP2.4.).
As aulas TP envolverão contextos de formação, em trabalho individual ou em grupo, que estimulem dinâmicas de autoformação, incitando os mestrandos para a investigação, criando um ambiente de aprendizagem centrado no aluno. Ao longo das aulas será privilegiada a pesquisa em diversas fontes de informação para aprofundamento dos conteúdos, a análise e a discussão da investigação realizada nesta área e a exploração de situações concretas de conceção, planificação e avaliação de atividades para o ensino das ciências.
Nesta UC procura-se desenvolver o conhecimento em educação em ciências dos futuros profissionais de educação. Para a concretização de todos os objetivos enunciados torna-se necessário que estes desenvolvam o conhecimento profissional indispensável à compreensão, desenvolvimento e gestão eficaz e integral do currículo e à realização de um leque variado de situações de ensino promotoras das aprendizagens dos alunos.
Para tal, o uso de metodologias ativas de ensino, centradas nos estudantes e em lógicas de investigação, autónoma ou orientada, que privilegiem a análise crítica das orientações curriculares para o ensino das ciências no ensino básico (O1), das perspetivas de ensino e do perfil e práticas profissionais dos professores de ciências (O2), serão essenciais para que os mestrandos compreendam o contributo desta área para o desenvolvimento integral dos alunos, da sua consciência ecológica e pensamento crítico (O3).
Com esse intuito, serão realizadas atividades de pesquisa e seleção dos melhores recursos pedagógicos para o ensino das ciências, recorrendo às TIC, mas também a manuais escolares, livros de referência, etc. (O5). Serão, também, privilegiadas metodologias de ensino que permitam a discussão e a resolução de problemas centrados em situações concretas de conceção, planificação e execução de atividades para o ensino das ciências, centradas em controvérsias sociocientíficas, na resolução de problemas, em mapas de conceitos, nas conceções alternativas, nas atividades práticas, nas visitas de estudo/trabalho de campo e em atividades com recurso às TIC (O6). As aulas desta UC terão um importante enfoque em atividades práticas laboratoriais, experimentais ou não experimentais.
Irá haver um apelo contínuo à criatividade dos alunos na construção de propostas didáticas inovadoras para o ensino das ciências, em conformidade com o modelo de ensino dos 7E (O4).
Por último, através de momentos de ensino dedicados à abordagem e análise de vários exemplos de instrumentos de avaliação das aprendizagens dos alunos, os mestrandos serão conduzidos a construírem instrumentos adaptados à avaliação dos recursos pedagógicos e das estratégias de ensino das ciências que conceberam (O7).
De modo a que possam testar as suas propostas de ensino, os estudantes deverão participar em aulas devidamente fundamentadas, seguidas de discussão e reflexão coletiva, com o intuito de aperfeiçoamento das propostas didáticas. Serão, ainda, incentivados a participar em iniciativas científicas nacionais (Congressos, Seminários, Palestras, Aulas-livres, etc.) que abordem as temáticas tratadas nesta UC.
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McComas, W. F. (Ed.)(2000). The nature of science in science education: Rationales and strategies. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.
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Roldão, M. C. (2003). Gestão do currículo e avaliação de competências: as questões dos professores. Lx: Editorial Presença.
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