Código: | M1MCN045 | Sigla: | PES-MC I | |
Área Científica: | Prática de Ensino Supervisionada |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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M1MCN | 5 | Despacho n.º 8687/2022 | 2º | 10 | 120 | 270 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 4,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante seja capaz de:
O1. Conhecer o contexto e as problemáticas do ensino da matemática e das ciências naturais no 2.º CEB;
O2. Interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
O3. Desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações vivenciadas na prática profissional;
O4. Mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
O5. Atuar como um profissional de educação, nomeadamente, ao: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados;
O6. (Auto)avaliar o seu desempenho explicitando numa perspetiva de reflexão sobre a ação.
Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto de 2.º CEB em Matemática e em Ciências Naturais.
Esta UC tem como principal componente o estágio. Sendo assim, os conteúdos a abordar em seminários e tutorias decorrerão das ações educativas observadas, descritas, implementadas e avaliadas pelos estudantes no contexto de 2.º CEB. No enquadramento de um paradigma reflexivo, assente na prática, pretende-se que desenvolvam competências como profissionais de educação sobre o contexto e as problemáticas do ensino da matemática e das ciências naturais no 2.º CEB (O1), no que respeita a observar e analisar contextos e situações; planificar ações; fundamentar estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados (O5) e o seu desempenho (O6). Nesses momentos de aprendizagem irão analisar e refletir sobre a interação pedagógica com os intervenientes na ação educativa (O2), proporcionando-se, assim, o desenvolvimento de uma atitude analítica e reflexiva face a situações da prática profissional (O3) e a mobilização de conhecimentos adquiridos na sua problematização (O4).
As metodologias de ensino nesta UC envolvem:
- Prática de ensino supervisionada e enquadrada pelos supervisores da ESE/IPS e pelos professores cooperantes;
- Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional, mobilizando os referentes teóricos necessários;
Esta unidade curricular assume-se como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com as unidades curriculares de Didática da Matemática e de Didática das Ciências Físicas e Naturais e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos de 2.º CEB (O1 e O2).
Deste modo, os estudantes estagiam ao longo do semestre nas salas de aula do 2.º CEB nas disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza, realizando um trabalho direto com os alunos, bem como a participação em reuniões ou outras atividades desenvolvidas na Instituição. Nesses momentos, o estagiário tem sempre a supervisão do orientador cooperante que exerce as funções, responsabilidades e competências definidas no protocolo de colaboração entre a instituição de origem e a ESE/IPS. Cabe ao(s) professor(es) supervisor(es) da ESE/IPS acompanhar esse período de estágio e apoiar todos os intervenientes.
A intervenção do estudante deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação prévia e fundamentada (no âmbito de O3, O5 e O6).
Perspetiva-se que os estudantes mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso educativo, concebam, planifiquem, concretizem e avaliem a sua ação.
A prática de ensino supervisionada, enquadrada pelos supervisores da ESE/IPS, docentes da UC, e pelos professores cooperantes, com uma forte componente reflexiva, é uma metodologia de ensino que possibilita aos estudantes analisarem o contexto e as problemáticas do ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB (O1) e potencia o desenvolvimento de uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional vivenciadas (O3).
Os momentos reflexivos da prática de ensino supervisionada, que decorrem em seminários e em orientação tutorial, irão envolver a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional, mobilizando os referentes teóricos necessários, com o intuito de levar os estudantes a desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados (O5). Esses conhecimentos e competências serão mobilizados pelos estudantes, na componente de estágio (O4), na qual serão estimulados a interagirem pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa (O2).
Através da construção, apresentação e debate de documentos e evidências, em vários formatos, resultantes da análise das situações de prática pretende-se auxiliar os estudantes a (auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando numa perspetiva de reflexão sobre a ação.(O6).
GTI (Ed.) (2005). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM.
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Martins, I. (Coord.) (2007). Educação em Ciências e Ensino Experimental. Formação de Professores (2.ª ed.). Lx: ME - DGIDC.
ME (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lx: ME.
ME (2018a). Aprendizagens essenciais. Articulação com o perfil dos alunos. 5.º ano. Ciências Naturais. Lx: ME.
ME (2018b). Aprendizagens essenciais. Articulação com o perfil dos alunos. 5.º ano. Matemática. Lx: ME
NCTM (2014). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Lisboa: APM.
Pereira, A. (2002). Educação para a ciência. Lisboa: Universidade Aberta.
Reis, P. (2011). Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lx: ME.
Roldão, M. C. (2003). Gestão do currículo e avaliação de competências: as questões dos professores. Lx: Editorial Presença.