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Didática das Ciências Físicas e Naturais II

Código: M1MCN050    Sigla: DCFN II
Área Científica: Didáticas Específicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
M1MCN 5 Despacho n.º 8687/2022 4 48 108

Horas Efetivamente Lecionadas

MMCN-TB

Teórico-Práticas: 49,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Responsável
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta UC visa o desenvolvimento do conhecimento científico, curricular e didático dos estudantes para que sejam capazes de alcançar os seguintes objetivos de aprendizagem (O): 

O1. Compreender a epistemologia, a história e a natureza da ciência e os seus processos; 
O2. Conceber e implementar situações de ensino das ciências em ambientes inovadores de aprendizagem e de acordo com o modelo de ensino dos 7E; 
O3. Compreender o significado e os princípios das abordagens ativas Inquiry-Based-Learning (IBL), Problem-Based-Learning (PBL) e Project Based-Learning (PjBL) e Science, Tecnhology, Enginnering & Mathematics (STEM). 
O4. Planificar, implementar e avaliar atividades baseadas em abordagens ativas.

Conteúdos programáticos

CP1. A ciência e a educação em ciências.

CP1.1. A epistemologia, a natureza e a História da Ciência. 
CP1.2. Os ambientes inovadores de aprendizagem e modelo de ensino dos 7E aplicados ao ensino das ciências. 

CP2. Abordagens ativas ao ensino das ciências. 
CP2.1. Inquiry-Based-Learning (IBL), Problem-Based Learning (PBL), Project-Based Learning (PjBL) and Science, Technology, Engineering & Mathematics (STEM). 
CP2.2. A planificação e a implementação de atividades baseadas em abordagens ativas. 
CP2.3. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A primeira parte dos conteúdos visa capacitar os estudantes para compreenderem em que consiste a ciência, a história, a natureza da ciência e os seus processos epistemológicos (O1; CP1.1.). Na perspetiva da inovação no ensino, pretende-se que capitalizem os ambientes inovadores de aprendizagem para e modelo de ensino dos 7E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Evaluate, Empowerment) para o ensino das ciências (O2; CP1.2.). 


 A segunda parte dos conteúdos destina-se à abordagem à aprendizagem baseada em abordagens ativas, com um forte enfoque no desenvolvimento de competências associadas à resolução de problemas e pensamento crítico num enquadramento interdisciplinar, como o IBL, PBL, PjBL and Science, Technology, Engineering & Mathematics (STEM) (O3; CP2.1.). Este processo visa capacitar o futuro professor para planificar, implementar e avaliar atividades de acordo com os princípios dessas abordagens (O4; CP2.2. e CP2.3.).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As atividades letivas teórico-práticas envolverão contextos de formação, em trabalho individual ou em grupo, que estimulem dinâmicas de autoformação, incitando os mestrandos para a investigação, criando um ambiente de aprendizagem centrado no aluno, dinamizado em ambientes educativos inovadores. Ao longo das aulas será privilegiada a pesquisa em diversas fontes de informação para aprofundamento dos conteúdos, a análise e a discussão da investigação realizada nesta área e a exploração de situações concretas de conceção, planificação e avaliação de atividades para o ensino das ciências. 


Avaliação por frequência: 
a) Participação ativa dos alunos nas atividades letivas em sala de aula ou em ensino a distância (40%); 
b) Realização de trabalhos individuais ou em grupo sobre diferentes temáticas (60%). 
Na modalidade de avaliação por exame, a classificação resulta de uma prova teórica.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nesta UC procura-se aprofundar o conhecimento em educação em ciências dos futuros profissionais de educação. Para a concretização dos objetivos de aprendizagem é necessário que desenvolvam o conhecimento profissional indispensável à compreensão, desenvolvimento e gestão eficaz e integral do currículo das ciências e que se envolvam em um leque variado de situações de ensino promotoras das suas aprendizagens. Nesse sentido, esta UC será ministrada em estreita colaboração com a UC de Didática da Matemática II através da implementação de atividades comuns. 


Para tal, o uso de metodologias ativas de ensino, centradas nos estudantes e em lógicas de investigação, autónoma ou orientada, que privilegiem a compreensão da epistemologia, natureza e história da ciência e dos seus processos (O1), favoreçam o desenvolvimento de competências ligadas à conceção e implementação de situações de ensino das ciências em ambientes inovadores de aprendizagem e de acordo com o modelo de ensino do 7E (O2), serão essenciais para que os mestrandos compreendam o contributo do ensino das ciências para a educação científica dos alunos. 

As atividades desta UC terão um importante enfoque em abordagens ativas (IBL; PBL; PjBL e STEM). Pretende-se que os estudantes compreendam que as abordagens ativas e com um caráter investigativo procuram explorar as diferentes formas como os investigadores estudam o mundo natural e apresentam explicações para o seu funcionamento baseadas em evidências que resultam do seu trabalho científico (O3). A abordagem a essas metodologias visa capacitar os mestrandos para a planificação, implementação e avaliação de propostas didáticas associadas a um ensino das ciências com enfoque investigativo (O4). 

Os estudantes serão, ainda, incentivados a participar em iniciativas científicas nacionais e internacionais (Congressos, Seminários, Palestras, Aulas-abertas, etc.) que abordem as temáticas tratadas nesta UC. 

Nesta UC a carga média de trabalho autónomo (60h) é distribuída da seguinte forma: estudo de bibliografia da especialidade (30h); planificação de atividades relacionados com o ensino das ciências (15h); realização de relatórios de atividades (15h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Figueiroa, A., & Monteiro, A. (2018). Ambientes educativos inovadores e competências dos estudantes para o século XXI. Whitebooks. 


Lederman, N. G. (2007). Nature of science: Past, present, and future. In S. K. Abell & N. G. Lederman(Eds.), Handbook of research on science education (pp. 831-880). Lawrence Erlbaum Associates. 

Morrison, J., & McDuffie, A. R. (2009). Connecting sci&math: using inquiry investigations to learn about data collection, analysis, and display. teachers. School, Science and Mathematics, 109(1), 31-44.

National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine. (2019). Science and Engineering for Grades 6¿12: Investigation and Design at the Center. The National Academies Press. 

Oguz-Unver, A., & Arabcioglu, S. (2014). A comparison of IBL, PBL and PjBL in science education. Academia Journal of Educational Research, 2(7), 120-128.

Observações