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Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências Naturais II

Código: M1MCN051    Sigla: PES-MCII
Área Científica: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
M1MCN 5 Despacho n.º 8687/2022 11 132 297

Horas Efetivamente Lecionadas

MMCN-TB

Ensino Prático e Laboratorial: 15,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 6,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 6,00
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas   2,50
Nelson José Mestrinho Lopes   1,00
Neusa Cristina Vicente Branco   0,50
Raquel Filipa Marques dos Santos   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Responsável
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica
Maria Clara Marques dos Santos Martins Coordenação Científica
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Nelson José Mestrinho Lopes Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante seja capaz de:
O1. Conhecer o contexto e as problemáticas do ensino da matemática e das ciências da natureza no 2.º CEB;
O2. Interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
O3. Desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações vivenciadas na prática profissional;
O4. Mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
O5. Atuar como um profissional de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar
ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados
alcançados;
O6. (Auto)avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos não são fixados a priori, são flexíveis porque decorrerão das ações educativas observadas,
descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos estudantes no contexto do ensino de Matemática e
Ciências da Natureza no 2.º CEB.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A UC tem como principal componente o estágio.Os conteúdos a abordar decorrerão das ações educativas observadas, descritas, implementadas e avaliadas pelos estudantes no contexto de 2.º CEB. No enquadramento de um paradigma reflexivo, assente na prática, visa-se conduzi-los a desenvolver competências de atuação como profissionais de educação sobre o contexto e as problemáticas do ensino da matemática e das ciências naturais no 2.º CEB (O1), no que respeita a observar e analisar contextos e situações; planificar ações; fundamentar estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados (O5) e o seu desempenho (O6). Irão ainda analisar e refletir sobre a interação pedagógica com os intervenientes na ação educativa (O2), proporcionando-se, assim, o desenvolvimento de uma atitude analítica e reflexiva face a situações da prática profissional (O3) e a mobilização de conhecimentos adquiridos na sua problematização (O4).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O trabalho na UC envolve as seguintes metodologias de ensino:
- Prática supervisionada e enquadrada pelos cooperantes e supervisores da ESES s;
- Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional, mobilizando os referentes teóricos necessários;
- Construção, apresentação e debate de documentos resultantes da análise das situações de prática.
As horas de estágio compreendem o trabalho direto com os alunos, bem como a participação em reuniões ou outras atividades desenvolvidas na instituição. Cada professor/a estagiário/a deve cumprir o mínimo de 100h de contacto em aulas de matemática ou ciências naturais com as turmas do 2.º ciclo, das quais 40 horas devem ser obrigatoriamente de lecionação.
A avaliação final resultará da ponderação de dois elementos:
- O desempenho em Estágio (60%)
- Portefólio de Estágio Individual  (40%) (cf. Regulamento geral dos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre que habilitam para a docência).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular assume-se como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com as unidades curriculares de Didática da Matemática II e de Didática das Ciências Físicas e Naturais II e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos de 2.º CEB (O1 e O2).
Deste modo, os estudantes estagiam ao longo do semestre nas salas de aula do 2.º CEB nas disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza, realizando um trabalho direto com os alunos. Podem, igualmente, participar em reuniões ou outras atividades desenvolvidas na Instituição. Nesses momentos o estagiário tem sempre a supervisão do orientador cooperante que exerce as funções, responsabilidades e competências definidas no protocolo de colaboração entre a instituição de origem e a ESE/IPSantarém. Cabe ao(s) professor(es) supervisor(es) da ESE/IPSantarém acompanhar esse período de estágio e apoiar todos os intervenientes.
A intervenção do estudante deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação prévia e fundamentada (no âmbito de O3, O5 e O6). Perspetiva-se que os estudantes mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso educativo, concebam, planifiquem, concretizem e avaliem a sua ação.
A prática de ensino supervisionada, enquadrada pelos supervisores da ESES, docentes da UC, e pelos professores cooperantes, com uma forte componente reflexiva, é uma metodologia de ensino que possibilita aos estudantes analisarem o contexto e as problemáticas do ensino da Matemática e das Ciências da Natureza no 2.º CEB (O1) e potencia o desenvolvimento de uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional vivenciadas (O3).
Os momentos reflexivos da prática de ensino supervisionada, que decorrem em seminários e em orientação tutorial, irão envolver a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional, mobilizando os referentes teóricos necessários, com o intuito de levar os estudantes a desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados (O5). Esses conhecimentos e competências serão mobilizados pelos estudantes, na componente de estágio (O4), na qual serão estimulados a interagirem pedagogicamente com todos os intervenientes na ação
educativa (O2).
Através da construção, apresentação e debate de documentos e evidências, em vários formatos, resultantes da análise das situações de prática pretende-se auxiliar os estudantes a (auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos (O6).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

GTI (Ed.) (2008). O professor de matemática e os projectos de escola. APM. 

GTI (Ed.) (2010). O professor e o programa de matemática do ensino básico. APM. 
Martins, I. (Coord.) (2007). Educação em Ciências e Ensino Experimental. Formação de Professores (2.ª ed.). 
ME - DGIDC. ME (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. ME. 
 ME (2018a). Aprendizagens essenciais. Articulação com o perfil dos alunos. 5.º ano. Ciências Naturais. ME. 
ME (2018b). Aprendizagens essenciais. Articulação com o perfil dos alunos. 5.º ano. Matemática. 
ME NCTM (2007). Princípios e normas para a matemática escolar. Lx: APM. 
Roldão, M. C. (2003). Gestão do currículo e avaliação de competências: as questões dos professores. Editorial Presença. 
Sá, J., & Varela, P. (2004). Crianças aprendem a pensar ciências. Porto Editora. 
Ward, H. Roden, J., Hewlett, C. & Foreman, J. (2010). Ensino de Ciências (2ª ed.). Artmed

Observações