Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O1. Analisar e discutir investigação educacional publicada.
O2. Reconhecer e explicitar diferentes metodologias e técnicas de investigação em educação.
O3. Identificar problemas e formular questões de investigação a partir da sua prática educativa.
O4. Contextualizar o aparecimento de uma dada problemática.
O5. Pesquisar e discutir o(s) quadro(s) teórico(s) subjacente(s) a uma problemática.
O6. Desenvolver a capacidade de utilizar metodologias de investigação em educação.
O7. Desenvolver a capacidade de analisar resultados de uma pesquisa centrada na prática.
O8. Elaborar considerações gerais que tenham implicação no seu conhecimento profissional e na sua prática.
Conteúdos programáticos
CP1. Investigação como produção de conhecimento: questões epistemológicas e metodológicas gerais na investigação em educação.
CP2. Investigar a prática como processo de desenvolvimento profissional do educador/professor: o professor/profissional reflexivo; o perfil do professor.
CP3. Metodologias e técnicas (de pendor predominantemente qualitativo) na investigação em educação: estudo de caso; investigação-ação; investigação autobiográfica (narrativas e histórias de vida); pesquisa documental (investigação conceptual); observação; inquérito (questionário; entrevista).
CP4. Construção de um projeto de investigação: o problema como fio condutor; a exploração do campo teórico; a justificação e fundamentação das opções metodológicas; a seleção/construção dos instrumentos de recolha de dados; a análise e interpretação dos dados; as conclusões da investigação; os limites da investigação.
CP5. Componente investigativa no Relatório de Estágio.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos e competências fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho de investigação, que se deseja estreitamente articulado com o processo de aprendizagem profissional a realizar, em particular, nas unidades curriculares de prática de ensino supervisionada (estágio). Por isso, os conteúdos a abordar focam, por um lado, o papel da reflexão e da investigação na formação de profissionais da educação e, por outro, metodologias e técnicas básicas e principais da investigação em educação. É, ainda, focado o processo de construção do Relatório de Estágio, uma vez que é este o trabalho de curso que os estudantes têm de apresentar e defender publicamente no final do mestrado, no qual está integrada uma componente investigativa.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
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Exposição de conteúdos por parte dos docentes.
Pesquisa e aprofundamento de conteúdos da UC pelos estudantes.
Análise crítica e síntese de textos diversificados (artigos científicos, capítulos de livros, etc).
Realização de trabalhos, individualmente e em pequenos grupos, e apresentação e discussão do(s) trabalho(s) com a turma e com os docentes.
Regime de avaliação por frequência:
Componente individual - participação nas aulas e nos trabalhos aí propostos (20%); elaboração e apresentação do Pré-projeto (50%)
Componente de grupo - análise e apresentação de um trabalho académico, com cunho empírico (30%)
Regime de avaliação por exame:
A classificação do estudante resulta exclusivamente da classificação obtida numa prova de avaliação escrita individual.
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Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os docentes apresentarão os temas a desenvolver no âmbito de um trabalho de natureza teórico-prática que será complementada pela leitura e discussão de textos sobre esses temas. Os estudantes realizam pesquisas de modo a apropriarem-se dos conceitos e processos próprios da investigação em educação. Nestas leituras, privilegiar-se-á o contacto com artigos científicos e dissertações ou teses, familiarizando os estudantes com a estrutura e linguagem próprias deste tipo de trabalhos académicos. Esse trabalho decorre no âmbito das horas de contacto com os docentes e das horas de trabalho autónomo dos estudantes. Serão também fundamentais as discussões sobre tópicos emergentes das práticas pedagógicas, com vista ao apoio na identificação de possíveis questões de investigação a desenvolver ao longo do curso e a integrar no Relatório de Estágio. Estas discussões deverão, também, apoiar os estudantes na seleção da metodologia e instrumentos de investigação mais adequados à pesquisa que pretendem realizar. Os estudantes desenvolvem na UC os seus pré-projetos de pesquisa em discussão com os docentes e os outros colegas, integrando-se este trabalho nas horas de contacto e nas horas de trabalho autónomo. Ao longo do semestre serão facultadas mais referências bibliográficas de acordo com o trabalho em curso.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2007). Research methods in education (6ª Ed.). Routledge
Froehlich, D., Hobusch, U., & Moeslinger, K. (2021). Research methods in teacher education: Meaningful engagement through service-learning. Frontiers in Education, 6. https://doi.org/10.3389/feduc.2021.680404
Goodley, D., Lawthom, R., Clough, P, & Moore, M. (2004). Researching life stories: method, theory and analysis in a biographical age. Routledge Falmer
Hill, M. M.m & Hill, A. (2008). Investigação por questionário (2.a ed.). Edições Sílabo
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão panorâmica da investigação-acção. Porto Editora
Moreira, M. (2011). Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores. Edições Pedago
Stake, R. (1994). Case studies. In N. Denzin & Y. Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research (pp. 236-247). Sage
Sousa, A. (2005). Investigação em educação. Livros Horizonte
Yin, R. K. (2003). Case study research: Design and methods (3ª ed.). Sage Publications