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Investigação em Educação

Código: M1MCN2031    Sigla: IE

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
M1MCN 5 Despacho n.º 8687/2022 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

MMCN-TA

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas   1,20
Neusa Cristina Vicente Branco   1,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Neusa Cristina Vicente Branco Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Analisar e discutir investigação educacional publicada.
O2. Reconhecer e explicitar diferentes metodologias e técnicas de investigação em educação.
O3. Identificar problemas e formular questões de investigação a partir da sua prática educativa.
O4. Contextualizar o aparecimento de uma dada problemática. 
O5. Pesquisar e discutir o(s) quadro(s) teórico(s) subjacente(s) a uma problemática.
O6. Desenvolver a capacidade de utilizar metodologias de investigação em educação.
O7. Desenvolver a capacidade de analisar resultados de uma pesquisa centrada na prática.
O8. Elaborar considerações gerais que tenham implicação no seu conhecimento profissional e na sua prática.

Conteúdos programáticos

CP1. Investigação como produção de conhecimento: questões epistemológicas e metodológicas gerais na investigação em educação.
CP2. Investigar a prática como processo de desenvolvimento profissional do educador/professor: o professor/profissional reflexivo; o perfil do professor.
CP3. Metodologias e técnicas (de pendor predominantemente qualitativo) na investigação em educação: estudo de caso; investigação-ação; investigação autobiográfica (narrativas e histórias de vida); pesquisa documental (investigação conceptual); observação; inquérito (questionário; entrevista). 
CP4. Construção de um projeto de investigação: o problema como fio condutor; a exploração do campo teórico; a justificação e fundamentação das opções metodológicas; a seleção/construção dos instrumentos de recolha de dados; a análise e interpretação dos dados; as conclusões da investigação; os limites da investigação.
CP5. Componente investigativa no Relatório de Estágio.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos e competências fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho de investigação, que se deseja estreitamente articulado com o processo de aprendizagem profissional a realizar, em particular, nas unidades curriculares de prática de ensino supervisionada (estágio). Por isso, os conteúdos a abordar focam, por um lado, o papel da reflexão e da investigação na formação de profissionais da educação e, por outro, metodologias e técnicas básicas e principais da investigação em educação. É, ainda, focado o processo de construção do Relatório de Estágio, uma vez que é este o trabalho de curso que os estudantes têm de apresentar e defender publicamente no final do mestrado, no qual está integrada uma componente investigativa.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição de conteúdos por parte dos docentes. Pesquisa e aprofundamento de conteúdos da UC pelos estudantes. Análise crítica e síntese de textos diversificados (artigos científicos, capítulos de livros, etc). Realização de trabalhos, individualmente e em pequenos grupos, e apresentação e discussão do(s) trabalho(s) com a turma e com os docentes. 
Regime de avaliação por frequência: Componente individual - participação nas aulas e nos trabalhos aí propostos (20%); elaboração e apresentação do Pré-projeto (50%) Componente de grupo - análise e apresentação de um trabalho académico, com cunho empírico (30%) 
Regime de avaliação por exame: A classificação do estudante resulta exclusivamente da classificação obtida numa prova de avaliação escrita individual.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os docentes apresentarão os temas a desenvolver no âmbito de um trabalho de natureza teórico-prática que será complementada pela leitura e discussão de textos sobre esses temas. Os estudantes realizam pesquisas de modo a apropriarem-se dos conceitos e processos próprios da investigação em educação. Nestas leituras, privilegiar-se-á o contacto com artigos científicos e dissertações ou teses, familiarizando os estudantes com a estrutura e linguagem próprias deste tipo de trabalhos académicos. Esse trabalho decorre no âmbito das horas de contacto com os docentes e das horas de trabalho autónomo dos estudantes. Serão também fundamentais as discussões sobre tópicos emergentes das práticas pedagógicas, com vista ao apoio na identificação de possíveis questões de investigação a desenvolver ao longo do curso e a integrar no Relatório de Estágio. Estas discussões deverão, também, apoiar os estudantes na seleção da metodologia e instrumentos de investigação mais adequados à pesquisa que pretendem realizar. Os estudantes desenvolvem na UC os seus pré-projetos de pesquisa em discussão com os docentes e os outros colegas, integrando-se este trabalho nas horas de contacto e nas horas de trabalho autónomo. Ao longo do semestre serão facultadas mais referências bibliográficas de acordo com o trabalho em curso.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2007). Research methods in education (6ª Ed.). Routledge
Froehlich, D., Hobusch, U., & Moeslinger, K. (2021). Research methods in teacher education: Meaningful engagement through service-learning. Frontiers in Education, 6. https://doi.org/10.3389/feduc.2021.680404
Goodley, D., Lawthom, R., Clough, P, & Moore, M. (2004). Researching life stories: method, theory and analysis in a biographical age. Routledge Falmer
Hill, M. M.m & Hill, A. (2008). Investigação por questionário (2.a ed.). Edições Sílabo
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão panorâmica da investigação-acção. Porto Editora
Moreira, M. (2011). Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores. Edições Pedago
Stake, R. (1994). Case studies. In N. Denzin & Y. Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research (pp. 236-247). Sage
Sousa, A. (2005). Investigação em educação. Livros Horizonte
Yin, R. K. (2003). Case study research: Design and methods (3ª ed.). Sage Publications