Código: | M1MCN2032 | Sigla: | DE1CEB12 | |
Área Científica: | Didáticas Específicas |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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M1MCN | 5 | Despacho n.º 8687/2022 | 1º | 8 | 96 | 216 |
Teórico-Práticas: | 78,67 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A UC visa que os futuros professores do 1.º CEB:
O1. mobilizem conhecimentos científicos, didáticos e curriculares para realizar uma gestão curricular ajustada aos seus alunos e ao contexto em que estão inseridos e para perspetivar abordagens didáticas que visem a aprendizagem desses alunos nas diferentes áreas;
O2. conheçam o modo como os alunos do 1.º CEB aprendem, mais especificamente nos primeiros anos de escolaridade (1.º/2.º anos);
O3. identifiquem e aprofundem possíveis aspetos a trabalhar com alunos dos 1.º e 2.º anos, em diferentes áreas do conhecimento;
O4. planifiquem atividades para o ensino-aprendizagem no 1.º CEB, tendo em conta os aspetos científicos, didáticos e curriculares estudados, bem como o nível de compreensão das crianças (1.º/2.º anos);
O5. analisem e reflitam sobre práticas de sala de aula a promover para que os seus alunos desenvolvam conhecimentos e capacidades, nomeadamente sobre situações de ensino-aprendizagem de tópicos disciplinares dos 1.º e 2.º anos.
Conteúdos programáticos:
1. O Currículo do 1.º CEB
- Orientações metodológicas: abordagens, conceitos e recursos
- Gestão curricular e avaliação
- Planificação, construção de tarefas/atividades e dinâmica da sala de aula
- Capacidades transversais
- Promoção de atitudes e valores
2. Estratégias de ensino-aprendizagem no 1.º CEB
- Fundamentos da Educação em Ciências
- Conceções de trabalho prático: trabalho laboratorial; trabalho experimental; trabalho de campo
- As visitas de estudo no Estudo do Meio Físico e Social
- Avaliação e registo, interpretação e comunicação de evidências
- Sentido de número e de operação
- Sentido espacial, visualização e noção de grandeza e de medida
- Oralidade
- Leitura
- Escrita
- Gramática
- Didática das Expressões
Esta unidade curricular envolve as principais componentes do currículo, numa abordagem que privilegia o seu desenvolvimento integrado em termos de estudo e atividades. Assim, aborda de um modo integrado e articulado aspetos gerais do conhecimento profissional do professor (ponto 1 dos conteúdos programáticos) visando o primeiro objetivo, O1. O ponto 2 dos conteúdos programáticos envolve aspetos relativos ao ensino-aprendizagem do 1.º CEB - 1.º e 2.º anos, no âmbito do Estudo do Meio, da Matemática, do Português e das Expressões, articulando-os com áreas não disciplinares, de modo a contribuir para que os futuros professores desenvolvam conhecimentos, aptidões e competências respeitantes a O2, O3, O4 e O5. Também neste ponto dos conteúdos se visa desenvolver conhecimentos científicos, didáticos e curriculares essenciais para o professor do 1.º CEB, contribuindo também para a concretização de O1.
Privilegia-se a discussão orientada de temas de didática a partir da literatura especializada e a discussão e a análise sobre situações de ensino-aprendizagem de alunos do 1.º CEB - 1.º/2.º anos. Para além de se discutirem as potencialidades educativas de diferentes tipos de situações de aprendizagem, os estudantes serão convidados a experimentá-las em simulações na sala de aula. É promovida a elaboração e discussão de planificações bem como a sua concretização em sala de aula. Os estudantes deverão analisar criticamente e apresentar as atividades concebidas em sala de aula. A avaliação por frequência integra: Participação nas atividades letivas (20%); Teste escrito (50%); Planificação e respetiva fundamentação de uma unidade didática/tópico para o 1.º CEB - 1.º/2.º anos, a partir da área das expressões e a sua necessária articulação com as outras áreas (30%).
Nesta UC são realizadas diferentes experiências educativas centradas no desenvolvimento do estudante como futuro profissional. A discussão, análise e reflexão sobre temáticas relativas às áreas disciplinares e sobre situações de ensino-aprendizagem no 1.º CEB proporcionam experiências de formação visando a mobilização de conhecimentos (O1) pelos estudantes. O trabalho tem por base as orientações curriculares atuais fomentando uma gestão curricular ajustada aos alunos (O1). Aprofunda-se o conhecimento didático em matemática para promoverem aprendizagens significativas aos alunos (O1) nos temas e capacidades matemáticos. A mobilização de conhecimentos científicos, didáticos e curriculares sobre diferentes temáticas do Estudo do Meio é fundamental na preparação de situações de aprendizagem ajustadas aos seus alunos e ao contexto em que estão inseridos (O1). O conhecimento e domínio da língua materna é essencial para um desenvolvimento adequado nas restantes áreas do conhecimento, sendo transversal à construção de diferentes competências (O1). A análise e reflexão sobre práticas (O5) entre estudantes e docente funcionam como ponto de partida para o trabalho desenvolvimento do conhecimento didático específico para o ensino nos primeiros anos de escolaridade. Fomenta-se a análise e reflexão em torno de abordagens diversificadas e materiais didáticos que podem utilizar em contextos de aprendizagem (O1). Esse processo mobiliza também horas de trabalho autónomo dos estudantes. Os estudantes têm a oportunidade de formular ideias, tomar consciência de perspetivas alternativas, envolver-se em reflexão colaborativa sobre problemas reais com que se deparam (ou poderão vir a deparar). Esta abordagem visa aprofundar o seu conhecimento sobre o modo como os alunos aprendem (O2) e sobre os aspetos a trabalhar com eles (O3). Para que os futuros professores consigam implementar com o maior sucesso possível determinado tipo de abordagem, estratégia ou atividade nas suas aulas, é importante que primeiro tenham oportunidade de experimentar e de compreender por si próprios os processos envolvidos na aprendizagem através destas abordagens, estratégias ou atividades, pelo que serão convidados a experimentá-las em simulações na sala de aula (podendo concretizá-las no seu estágio), tendo como suporte uma planificação previamente elaborada (1.º e 2.º anos (O4). A elaboração e a discussão de planificações, a preparação da utilização de materiais manipuláveis e tecnológicos em sala de aula, proporciona a mobilização de conhecimentos (O1) e a reflexão sobre a prática letiva (O2, O3), ocorrem em aula e no âmbito do trabalho autónomo. É contemplada a utilização das TIC pela realização de pesquisas em bases de dados disponibilizadas na Internet, construção e apresentação de documentos multimédia; e o recurso à plataforma Moodle. Os vários docentes disponibilizam mais referências bibliográficas ao longo do semestre.
Cardona, M. J. (coord.) et all (2021). Planear e avaliar na educação pré-escolar. ME/DGE Clements, D., & Sarama, J. (2009). Learning and Teaching Early Math. Routledge GTI (Ed.) (2017). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula. APM Harlen, W. (1985). Teaching and learning primary science. Teachers College Press Lagoutte, D. (2015). Pratiquer les arts visuels à l'ecole. Hachette Education ME (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. ME Monteiro, F. (1997). Interpretação e educação Musical. Fermate Pereira, M.L. (2000). Escrever em Português. Didácticas e práticas. Ed.Asa Ponte, J.P., & Serrazina, L. (2000). Didáctica da Matemática do 1.ºC. UAb Rebelo, D., Marques, M.J., & Costa, M.L. (2000). Fundamentos da didáctica da língua materna. UAb Sá, J.G. (2004). Crianças Aprendem a Pensar Ciências - Uma abordagem interdisciplinar. Porto Ed Viadel, R.M.(Coord.) (2003). Didáctica de la Education Artística. Pearson Education