Código: | M1MCN2033 | Sigla: | PES-1.2. | |
Área Científica: | Prática de Ensino Supervisionada |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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M1MCN | 5 | Despacho n.º 8687/2022 | 1º | 12 | 144 | 324 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Na UC pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- conhecer o contexto e as problemáticas do 1.º e 2.º anos, do 1.º CEB;
- interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
- desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
- mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
- desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar
contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias
de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
- (auto) avaliar o seu desempenho, numa perspetiva de reflexão sobre a ação.
Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos estudantes no contexto do 1.º e 2.º anos, do 1.º CEB.
A UC tem como principal componente o estágio, pelo que os conteúdos da unidade curricular são definidos a partir das situações de prática, em coerência com os objetivos da unidade curricular. Numa perspetiva de profissional reflexivo, procura-se através da supervisão apoiar o estudante no seu processo de construção do conhecimento profissional que o auxilie no desenho e desenvolvimento do currículo qualquer que seja o contexto educativo em que venha a lecionar.
- Prática de ensino supervisionada e enquadrada pelos supervisores da ESE-IPSantarém
e pelos professores cooperantes;
- Análise e discussão das situações da prática profissional, tendo como base um
enquadramento teórico e metodológico fundamentado na literatura;
- Construção, apresentação e reflexão crítica de situações ou produtos resultantes da prática no contexto do estágio.
A avaliação resulta da ponderação de dois elementos:
a) Desempenho em Estágio (60%);
b) Portefólio de estágio (40%), integrando o
trabalho desenvolvido em estágio, no qual devem constar as evidências do
trabalho desenvolvido (contextualização, planificações, materiais, avaliações,
projetos, relatos analíticos); reflexões investigativas periódicas, sustentadas por documentação bibliográfica de referência, instrumentos
construídos, procedimentos desenvolvidos, conclusões e implicações retiradas.
Estas reflexões deverão constituir a base de construção do Relatório de Estágio.
Não existe avaliação por exame nesta UC.
Esta unidade curricular assume-se como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com a de Didática Específica e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos do 1.º e 2.º anos, do 1.º CEB. Deste modo, os estudantes realizam estágio ao longo do semestre numa sala do 1.º e 2.º anos, do 1.º CEB, sendo que a sua intervenção deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação prévia e fundamentada, acompanhada pelos professores cooperantes e supervisores da ESE-IPSantarém.
Perspetiva-se que os estudantes mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso, definam e concretizem um Projeto de intervenção adequado à turma, planeado e articulado com o Projeto Educativo da Instituição e com o Plano de trabalho da turma. Será este projeto que preconizará a ação dos estudantes junto de uma instituição educativa e dos alunos, problematizando, analisando, refletindo e reformulando estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com o professor cooperante e os professores responsáveis pela unidade curricular (equipa de supervisão).
Documentos curriculares em vigor http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico