• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > M1MCN2034
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Artes Visuais

Código: M1MCN2034    Sigla: AV
Área Científica: Área de Docência

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
M1MCN 5 Despacho n.º 8687/2022 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

MMCN-TA

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Teresa Farmhouse Cavalheiro   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Farmhouse Cavalheiro Responsável
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir uma base informativa, formativa e analítica no campo das artes visuals;
Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovar no campo da arte;
Experimentar técnicas de produção artísticos de objetos artísticos;
Combinar as possibilidades plásticas de diferentes formas, texturas e suportes;
Reconhecer, através da experimentação, a realização artística como expressão de sentimentos e do
conhecimentos;
Criar a partir de observações diretas e de realidades imaginadas;
Conceber projetos, organizando equilibradamente o espaço bi e tridimensional;
Realizar documentos audiovisuals e multimedia;

Conteúdos programáticos

Representações artísticas
Figura humana, objeto e paisagem
Expressão de sentimentos
Técnicas e formas de arte
Desenho: Suportes, materiais e técnicas
Pintura: Suportes, materiais e técnicas
Escultura: Materials e técnicas
Documentos audiovisuais: Do guião à realização
Multimedia: Conceitos, tipos e técnicas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

É uma UC de natureza teórico-prática, com predominância da vertente pratica, estruturada para desenvolver
competências técnicas e artísticas que permitam aos/as estudantes realizar projetos nos diversos domínios das
artes visuais, nomeadamente em desenho, pintura, escultura, audiovisuais e multimedia.
A abordagem teórica destes vários domínios das artes visuais, dos estilos e dos movimentos atuais, contribui para
a construção de uma base informativa, formativa e analítica alargada nesta área. O exercício da concepção e
realização de trabalhos práticos permite aprender a fazer.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos orientada para uma apropriação
vivencial dos conteúdos.
Após introdução teórica, realizar-se-ão exercícios práticos, que poderão ser grupais ou individuals de acordo com
as finalidades de cada um deles, sempre apresentados ora/mente pelos/as estudantes, quando terminada a sua
realização.
Serão avaliados todos os exercícios realizados (90%}, bern como a sua apresentação oral (10%}.
Avaliação por Exame
Para os exercícios previamente combinadas para o exame, a cotação da parte prática sera de 70% e a sua
apresentação oral e defesa será cotada com 30%.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A articulação entre momentos de exposição teórica e de realização de exercícios práticos possibilita uma
aprendizagem vivencial, enraizada na experimentação e na reflexão individual e grupal.
E através da conjugação de momentos de estudo teórico e de experimentação criativa que melhor se pode
reconhecer a riqueza e variedade das áreas artísticas e técnicas, enquanto modos de expressão de sentimentos e
de conhecimentos. E através da concepção e realização de projetos artísticos variados que se descobrem
combinações e possibilidades plásticas diversas. É no ato de criar objetos artísticos que se desenvolve a
criatividade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BATARDA, Eduardo (2012}, Dois desenhos. Uma aula ilustrada de iconografia, Lisboa: Assírlo & A/vim,

DEMPSEY, Amy, (2010), Styles, Schools and Movements. The Essential Encyclopaedic Guide to Modem Art,
Londres: Thames and Hudson

IAVELBERG, Rosa (2003). Para Gostar de Aprender Arte: Sala de Aula e Formação de Professores; Porto Alegre: Artemed.

MUNARI, Bruno (1997) - Fantasia Lisboa: Edições 70.

FERREIRA, Sueli. (2001) - O Ensino das Artes - Construindo Caminhos. Papirus Editora. 1ª Edição. Campinas.

REIS, Raquel (2003) - Educação pela Arte. Lisboa: Universidade Aberta.

Rodrigues, José Alberto; Amado, Mónica; Lopes, Susana (2014), Analiza Explora & Cria. Edicare Editora.

SOUSA, Alberto B. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 3.º Volume ¿ Música e Artes Plásticas. Lisboa: Instituto Piaget ¿ Colecção: Horizontes Pedagógicos.

WACLAWEK, Anna (2011), Graffiti and street Art, Londres: Thames and Hudson