• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > M1MCN2034
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Artes Visuais

Código: M1MCN2034    Sigla: AV

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
M1MCN 5 Despacho n.º 8687/2022 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

MMCN-TA

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Teresa Farmhouse Cavalheiro   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Farmhouse Cavalheiro Responsável
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir uma base informativa, formativa e analítica no campo das artes visuals;
Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovar no campo da arte;
Experimentar técnicas de produção artísticos de objetos artísticos;
Combinar as possibilidades plásticas de diferentes formas, texturas e suportes;
Reconhecer, através da experimentação, a realização artística como expressão de sentimentos e do
conhecimentos;
Criar a partir de observações diretas e de realidades imaginadas;
Conceber projetos, organizando equilibradamente o espaço bi e tridimensional;
Realizar documentos audiovisuals e multimedia;

Conteúdos programáticos

Representações artísticas
Figura humana, objeto e paisagem
Expressão de sentimentos
Técnicas e formas de arte
Desenho: Suportes, materiais e técnicas
Pintura: Suportes, materiais e técnicas
Escultura: Materials e técnicas
Documentos audiovisuais: Do guião à realização
Multimedia: Conceitos, tipos e técnicas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

É uma UC de natureza teórico-prática, com predominância da vertente pratica, estruturada para desenvolver
competências técnicas e artísticas que permitam aos/as estudantes realizar projetos nos diversos domínios das
artes visuais, nomeadamente em desenho, pintura, escultura, audiovisuais e multimedia.
A abordagem teórica destes vários domínios das artes visuais, dos estilos e dos movimentos atuais, contribui para
a construção de uma base informativa, formativa e analítica alargada nesta área. O exercício da concepção e
realização de trabalhos práticos permite aprender a fazer.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos orientada para uma apropriação
vivencial dos conteúdos.
Após introdução teórica, realizar-se-ão exercícios práticos, que poderão ser grupais ou individuals de acordo com
as finalidades de cada um deles, sempre apresentados ora/mente pelos/as estudantes, quando terminada a sua
realização.
Serão avaliados todos os exercícios realizados (90%}, bern como a sua apresentação oral (10%}.
Avaliação por Exame
Para os exercícios previamente combinadas para o exame, a cotação da parte prática sera de 70% e a sua
apresentação oral e defesa será cotada com 30%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A articulação entre momentos de exposição teórica e de realização de exercícios práticos possibilita uma
aprendizagem vivencial, enraizada na experimentação e na reflexão individual e grupal.
E através da conjugação de momentos de estudo teórico e de experimentação criativa que melhor se pode
reconhecer a riqueza e variedade das áreas artísticas e técnicas, enquanto modos de expressão de sentimentos e
de conhecimentos. E através da concepção e realização de projetos artísticos variados que se descobrem
combinações e possibilidades plásticas diversas. É no ato de criar objetos artísticos que se desenvolve a
criatividade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BATARDA, Eduardo (2012}, Dois desenhos. Uma aula ilustrada de iconografia, Lisboa: Assírlo & A/vim,

DEMPSEY, Amy, (2010), Styles, Schools and Movements. The Essential Encyclopaedic Guide to Modem Art,
Londres: Thames and Hudson

IAVELBERG, Rosa (2003). Para Gostar de Aprender Arte: Sala de Aula e Formação de Professores; Porto Alegre: Artemed.

MUNARI, Bruno (1997) - Fantasia Lisboa: Edições 70.

FERREIRA, Sueli. (2001) - O Ensino das Artes - Construindo Caminhos. Papirus Editora. 1ª Edição. Campinas.

REIS, Raquel (2003) - Educação pela Arte. Lisboa: Universidade Aberta.

Rodrigues, José Alberto; Amado, Mónica; Lopes, Susana (2014), Analiza Explora & Cria. Edicare Editora.

SOUSA, Alberto B. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 3.º Volume ¿ Música e Artes Plásticas. Lisboa: Instituto Piaget ¿ Colecção: Horizontes Pedagógicos.

WACLAWEK, Anna (2011), Graffiti and street Art, Londres: Thames and Hudson