• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > M1MCN2037
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Língua e Literatura Portuguesas

Código: M1MCN2037    Sigla: LLP

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
M1MCN 6 Despacho n.º 8687/2022 4 48 108

Horas Efetivamente Lecionadas

MMCN-TA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Ana Rita Bruno Guilherme   1,60
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares   1,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares Responsável
Maria Inês Almeida Cardoso Coordenação Científica
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Aprofundar conhecimentos sobre as estruturas linguísticas do português;
2. Conhecer de modo introdutório a história da Língua Portuguesa;
3. Aprofundar conhecimentos sobre a história da Literatura Portuguesa;
4. Construir um conhecimento articulado e panorâmico sobre autores/as do cânone e períodos maiores da Literatura Portuguesa.

Conteúdos programáticos

1. Língua Portuguesa
1. 1. História da Língua Portuguesa;
1.2. Regularidades da língua portuguesa;
1.3. Irregularidades produtoras de problemas linguísticos;
1.4. A Língua Portuguesa como instrumento de comunicação transnacional.
2. Literatura Portuguesa
2.1. Géneros, cânone e História da Literatura;  nacionalismo vs Literatura- Mundo

2.2. História da Literatura em Portugal, História da Literatura Portuguesa e a hipótese da "Originalidade da Literatura Portuguesa"  
2.3. Literatura Portuguesa, lírica (períodos Medieval, Renascentista, Clássico e Moderno)
2.4. Literatura Portuguesa, narrativa e teatro (períodos Medieval, Renascentista, Clássico e Moderno)

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos apresentados no grupo de conteúdos 1 desenvolvem os conhecimentos sobre estruturas e problemáticas da Língua Portuguesa, que o/a estudante adquiriu previamente, dando cumprimento aos objetivos 1 e 2; os conteúdos programáticos apresentados no grupo de conteúdos 2 pretendem concretizar os objetivos 3 e 4.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

- Sistematização e exposição teórico-prática das regularidades e irregularidades da língua portuguesa, seleção das mais significativas do ponto de vista sincrônico e diacrónico;
- Os conteúdos serão estudados com base em textos reais, produzidos e publicados ao longo da história do português;
- A seleção de textos literários será objeto de estudo de ambos os módulos (Literatura e LP);
- Em Literatura, dar-se-á enfoque à literariedade presentes nos diferentes géneros da literatura portuguesa (períodos Medieval, Renascentista, Clássico e Moderno);
- Em Língua Portuguesa, receberá atenção a evolução fonético-fonológica do português, no que refere às transformações e sedimentações ocorridas na morfologia e na sintaxe desta língua;
- Atividades em grupo/individuais;
- Utilização da Plataforma Moodle.

Frequência: 50% (nota mínima se 8 valores)
Participação: 20%
Trabalhos de grupo com apresentação: 30% (15% para o módulo de língua + 15% para o módulo de literatura)



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O enquadramento conceptual dos conteúdos realizado pelas docentes dá cumprimento ao objetivo 4. A realização de sequências didáticas e a metodologia hands-on learning em trabalhos individuais e de pequeno grupo visa estimular a proatividade do/a estudante e dá cumprimento aos objetivos 1, 2 e 3.
A esta UC (5ECTS) correspondem 47TP e 1OT de contacto. As 60h de trabalho autónomo são distribuídas da seguinte forma: preparação de elaboração e apresentação de trabalhos (20h), resolução de fichas de atividades ou outros trabalhos (15h), preparação de prova de avaliação (15h) e resolução de trabalhos no Moodle (10h). 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abdala Jr., B. & Paschoalin, M. A. (1985, 2ª ed.) História social da Literatura Portuguesa. Ática.

Buescu, M.L (1994, 2ª ed. rev.) História da Literatura. INCM.
Castro, I. (1991). Curso de História da Língua Portuguesa. Universidade Aberta.
Coelho, J.P. (1977) A originalidade da literatura portuguesa. Instituto de Cultura Portuguesa.
Cunha, C. Ferreira da (2011) A(s) geografia(s) da literatura: do nacional ao global. Opera Omnia.
Cunha, C. & Cintra, L. (2013). Nova Gramática do Português Contemporâneo. João de Sá.
Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Universidade Aberta.
Mateus, M. H. M. et alii (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Caminho.
Pais, A. P. (2004). História da Literatura em Portugal, (3 Vol.). Areal.
Teyssier, P. (2014). História da Língua Portuguesa. Martins Fontes.
Venâncio, F. (2019). Assim nasceu uma língua/ assi naceu ûa língua: Sobre as origens do português.
 

Observações

Consulta obrigatória aos seguintes endereços: 

& Escritas.org  https://www.escritas.org/pt/autores
Castro, Ivo (n.d.). História da Língua Portuguesa em Linha.  http://cvc.instituto-camoes.pt/hlp/index1.html
Ceia, Carlos (n.d.). EDTL: E-Dicionário de Termos Literários. https://edtl.fcsh.unl.pt/
Ciberdúvidas da Língua Portuguesa https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/
Lopes, G. V. & Ferreira, M. P. et al. (2011-), Cantigas Medievais Galego Portuguesas [base de dados online]. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais, FCSH/NOVA https://cantigas.fcsh.unl.pt/index.asp
Portal da Literatura https://www.portaldaliteratura.com/
Projeto Vercial http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/