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Políticas educativas e gestão institucional

Código: MAE2001    Sigla: PEGI
Área Científica: Formação Específica em Administração Educacional

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAE 10 Despacho n.º 9489/2023 8

Horas Efetivamente Lecionadas

MAE1

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,33

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,33
Maria João Cardona Correia Antunes   2,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Refletir as características do atual sistema de gestão dos estabelecimentos educativos; - Analisar as atuais características da política educativa relativamente à gestão das escolas e a evolução histórica que lhe está subjacente; - Conhecer o atual enquadramento legal existente relativamente à gestão dos estabelecimentos educativos - Analisar comparativamente a realidade da gestão das instituições educativas no Brasil e em Portugal com as tendências existentes a nível internacional.

Conteúdos programáticos

- Atuais características do sistema de gestão dos estabelecimentos educativos - O sistema educativo e o processo de democratização da escola - Enquadramento legal da gestão dos estabelecimentos educativos - A realidade nos outros países

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular pretende refletir as caraterísticas do atual sistema de gestão dos estabelecimentos educativos e o seu enquadramento sociopolítico. Esta reflexão assenta na evolução histórica subjacente às atuais características dos modelos de gestão existentes nas instituições educativas, analisando a forma como estes foram condicionados pelas mudanças políticas e o grau de autonomia que tem vindo a ser dado às escolas. Este estudo será feito tendo em conta as tendências internacionais e a análise do quadro legal existente.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Com a preocupação de uma articulação teórico-prática do processo formativo, são consideradas as experiências dos formandos e formandas. Das várias metodologias de trabalho seguidas destaca-se a realização de: Aulas expositivas/Seminários; Trabalhos individuais e de grupos<, A utilização do método biográfico (no inicio da Unidade curricular) para reconstituição dos processos já vivenciados relativamente à administração educacional. A partir de 12 março aulas decorreram em regime não presencial como é indicado nos sumários. Avaliação a realização de: - um portefólio (ind. ou de grupo) sobre todo o trabalho realizado (15%) - um trabalho individual sobre um dos conteúdos do programa (85%) Nota: Pretende-se que cada formando elabore um trabalho teórico individual que cruze a informação das aulas e da bibliografia com a sua experiência profissional. Este trabalho será uma base para a realização do trabalho final do mestrado (12 pág.)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

É utilizado o método biográfico no início da Unidade Curricular, para uma maior coerência na articulação de todo o trabalho realizado. A partir de narrativas individuais previamente construídas, em pequenos grupos, é feita uma análise comparativa dos aspetos mais significativos nos percursos formativos e profissionais, sendo definidos eixos orientadores para o trabalho a realizar.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Barroso Org. 2006 A regulação das Políticas Públicas de Educação. Espaços, Dinâmicas e actores, EDUCA Cardona & Linhares Coord 2022 Investigar para intervir na administração educacional, IPS/ESE Cardona Linhares Coords 2020 Do institucional ao pedagógico: pesquisas e práticas em Administração Educacional, IPS/ ESE Cardona Coord 2019 Do institucional ao pedagógico: pesquisas e práticas em Administração Educacional, IPS/ESE Cardona & Linhares Coord (2020). Da pesquisa ao delineamento de projetos de intervenção em instituições educativas. Instituto Politécnico de Santarém -IPS/ESE Cardona Coord 2019 Do institucional ao pedagógico pedagógico: pesquisas e práticas em Administração Educacional, IPS/ESES Santarém Cardona & Marques Coord 2011 Da autonomia da escola ao sucesso educativo, : Ed. Cosmos Carvalho 2014 A Construção de Conhecimento sobre Políticas Públicas de Educação em Portugal, Univ. Lisboa Formosinho et all (2000) Políticas educativas e autonomia das escolas, Ed. ASA