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Intervenção Pedagógica em Exercício

Código: MAFS003    Sigla: IPE
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 17 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MAFS-1-T1

Ensino Teórico: 21,00
Teórico-Práticas: 12,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Francisco José Ascenso Campos   0,00
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,40
Susana Mendes Alves   0,13
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,47
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Francisco José Ascenso Campos   0,00
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,20
Susana Mendes Alves   0,27
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vera Alexandra Costa Simões - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

¿ Conhecimentos:
1. Conhecer a profissão de Profissional de Exercício nos diversos contextos de intervenção profissional, assim como as qualificações necessárias para intervir nesses contextos e com diferentes tipos de população;
2. Conhecer o enquadramento jurídico das habilitações técnicas dos Profissionais de Exercício;
3. Conhecer linhas de investigação, resultados de investigação efetuada e instrumentos utilizados na pesquisa sobre a intervenção pedagógica em Exercício e Saúde.
¿ Competências:
o Analisar, refletir e debater temáticas dos conteúdos programáticos;
o Analisar e refletir sobre a intervenção pedagógica do Profissional de Exercício, sob diversos prismas e utilizando metodologias de análise específicas e instrumentos adequados;
o Analisar e refletir sobre a profissão de Profissional de Exercício e respetivas qualificações;
o Analisar e refletir sobre a opinião dos praticantes e outros intervenientes, utilizando metodologias específicas e instrumentos adequados.

Conteúdos programáticos

A. A profissão, as competências profissionais e qualificações dos Profissionais de Exercício.
B. Enquadramento jurídico das habilitações técnicas dos Profissionais de Exercício.
C. Papel educativo dos Profissionais de Exercício.
D. O comportamento pedagógico do Profissional de Exercício - principais funções pedagógicas.
E. A comunicação não-verbal do Profissional de Exercício.
F. A instrução e o feedback pedagógico do Profissional de Exercício.
G. O clima relacional nas sessões de Exercício.
H. A qualidade do Profissional de Exercício e a motivação, satisfação e adesão dos praticantes.
I. Instrumentos de observação para autoanálise e supervisão pedagógica: sistemas de observação.
J. Instrumentos de recolha de opiniões e perceção dos intervenientes: entrevistas e questionários.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

É uma unidade curricular de âmbito profissional específico do Exercício e Saúde, relacionada com o Profissional de Exercício, sendo que promove a reflexão sobre a intervenção e as competências profissionais, garantindo a utilização de instrumentos científicos de avaliação da intervenção pedagógica, para a autoanálise, a supervisão pedagógica ou para a elaboração de investigação.
Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (AO):
OA1, 2 ¿ CP: A,B,C
OA3 ¿ CP: D,E,F,G,H,I,J

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Regime de frequência
O aluno deverá cumprir um mínimo 2/3 de presenças na unidade curricular para poder aceder à avaliação contínua em época normal.
Métodos de ensino
I. Sessões de informação e exposição de conteúdos.
II. Debate sobre os temas abordados.
III. Observação de vídeos, aplicação de sistemas de observação e análise dos resultados.
IV. Aplicação de instrumentos de recolha de opinião e perceção (questionários e entrevistas) e análise dos resultados.
V. Acompanhamento tutorial.
VI.E-learning.
Avaliação contínua e exame final:
O aluno deve optar por realizar avaliação contínua ou exame final.
-Trabalho:
Documento escrito (50%; mín 10 V)
Apresentação (25%; mín 10 V)
Defesa (25%; mín 10 V).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes, ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.
Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino e os Objetivos de Aprendizagem:
Objetivo 1 e 2 ¿ Metodologias de Ensino I, II, V
Objetivo 3 ¿ Metodologias de Ensino I, II, III, IV, V, VI

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Franco, S., Rodrigues, J., & Castañer, M. (2012). Case Study 6.3: The Behaviour of Fitness Instructors and the Preferences and Satisfaction Levels of Users. In O. Camerino, M. Castañer & M. T. Anguera (Eds.), Mixed Methods Research in the Movement Sciences (pp. 202-214). Oxon: Routledge.

Franco, S. & Simões, V. (2015). Lazer e qualidade de vida: Formação de Profissionais de Fitness. In A. Albuquerque, R. Resende & R. Gomes (Eds.), A Formação e os Saberes em Educação Física e Desporto (477-508). Lisboa: Visão e Contextos.

Franco, S. & Simões, V. (2017). Fitness Professionals¿ Pedagogical Intervention. European Journal for Exercise Professionals 1, 29-38.

Franco, S. & Simões, V. (Eds.) (2020). Pedagogia do Fitness - Contributos para a Intervenção dos Profissionais. Lisboa: Omniserviços, Edições e Representações, Lda.

Ramos, L., Esteves, D., Vieira, I., Franco, S. & Simões, V. (2021). VidaProfit: Caracterização dos Profissionais de Fitness em Portugal. Motricidade, 17(1), 42-53.


Observações

As aulas e as apresentações e discussões dos trabalhos de avaliação poderão ser presenciais ou online.