Código: | MAFS004 | Sigla: | NCC | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MAFS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MAFS | 16 | Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto | 1º | 4 | 30 | 100 |
Ensino Teórico: | 18,00 |
Teórico-Práticas: | 3,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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No final da unidade curricular de Nutrição e Composição Corporal os estudantes deverão alcançar os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Identificar conceitos específicos fundamentais relativos à composição corporal;
2. Identificar e conhecer a função dos nutrientes e micronutrientes;
3. Conhecer os princípios orientadores de uma alimentação racional;
4. Conhecer o impacto de uma alimentação optimal nas diferentes fases da vida (i.e., crianças, grávidas e idosos) e condições clínicas;
5. Conhecer a organização da alimentação diária numa perspetiva funcional;
6. Conhecer e aplicar métodos de avaliação do estado nutricional e as técnicas quantitativas de análise desta informação;
7. Compreender a história e a orgânica das instituições de acreditação em antropometria
8. Conhecer os equipamentos, e saber aplicar as formas e locais de medição em antropometria;
9. Compreender a importância dos erros de medição;
10. Conhecer os principais algoritmos de análise da composição corporal.
A. Noções e definições fundamentais em nutrição;
B. Nutrientes e micronutrientes: glúcidos, lípidos, proteínas. Caracterização e ação fisiológica das vitaminas. Fibras e outras substâncias fitoquímicas. Minerais e Oligoelementos;
C. Nutrição optimal nas diferentes fases da vida e condições clínicas;
D. Organização da alimentação diária e planeamento das refeições;
E. Suplementação nutricional;
F. Métodos de avaliação do estado nutricional, do dispêndio energético total e balanço energético;
G. Os principais problemas de saúde com fortes condicionantes alimentares;
H. Noções e definições fundamentais em antropometria;
I. Avaliação da composição corporal através de antropometria;
J. Equipamento antropométrico, pontos anatómicos e locais de medição;
K. Somatótipo e somatograma, relação com a prática e rendimento desportivo;
L. Modelos e distribuição da gordura corporal.
O objetivo de aprendizagem 1 será atingido através do conteúdo programático A; o objetivo 2 através do conteúdo B; objetivos 3, 4 e 5 através dos conteúdos C, D, E e G; objetivo 6 através do conteúdo F; objetivo 7 através dos conteúdos H e I; objetivo 8 através do conteúdo J; objetivo 9 através do conteúdo H; e objetivo 10 através dos conteúdos K e L.
São utilizadas metodologias de exposição de conteúdos e de ensino interativas incluindo: descoberta guiada, a manipulação de documentos (e.g., artigos científicos, recomendações nutricionais institucionais) e materiais (rótulos de alimentos, tabelas nutricionais), trabalho de grupo e apresentação de conteúdos por estudantes para os colegas.
Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
* Avaliação contínua = teste teórico (30%) + estudo de caso (50%) + apresentação do estudo de caso (20%)
* Exame final = teste teórico (30%) + estudo de caso (40%) + prova oral (30%)
Para melhor obtenção dos objetivos definidos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.
Esparza-Ros F, Vaquero-Cristóbal R, Marfell-Jones M. International Standards for Anthropometric Assessment. Murcia: ISAK; 2019.
Esparza-Ros F, Vaquero-Cristóbal R. Antropometría: Fundamentos para la aplicación e interpretación. Espanha: Aula Magna; 2023.
Caan, B. J., Cespedes Feliciano, E. M., & Kroenke, C. H. (2018). The Importance of Body Composition in Explaining the Overweight Paradox in Cancer¿Counterpoint. Cancer Research, 78(8), 1906-1912
Norton K., Olds T. Anthropometrica. New South Wales: University of New South Wales Press; 2002.
Nutrition and Metabolism (2010), M.J. Gibney, I.A. Macdonald, H.M. Roche (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
Pimenta, N. M., Santa-Clara, H., Melo, X., Cortez-Pinto, H., Silva-Nunes, J., & Sardinha, L. B. (2015). Finding the Best Waist Circumference Measurement Protocol in Patients with Nonalcoholic Fatty Liver Disease. Nutrition in Clinical Practice, 30(4), 537-545.
Em caso de pandemia, as aulas teóricas poderão ser substituídas por ensino a distância, através das plataformas zoom, Ms Teams, moodle, Onedrive e WhatsApp. Os elementos de avaliação também poderão ser reajustados, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (e.g., as apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).