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Nutrição e Composição Corporal

Código: MAFS004    Sigla: NCC
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 16 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MAFS-1-T1

Ensino Teórico: 18,00
Teórico-Práticas: 3,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Cristina Brito Subtil de Carvalho Portela - ESD   0,67
Marco António Colaço Branco - ESD   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 0,33
Marco António Colaço Branco - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristiana Isabel André Mercê - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade curricular de Nutrição e Composição Corporal os estudantes deverão alcançar os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Identificar conceitos específicos fundamentais relativos à composição corporal;
2. Identificar e conhecer a função dos nutrientes e micronutrientes;
3. Conhecer os princípios orientadores de uma alimentação racional;
4. Conhecer o impacto de uma alimentação optimal nas diferentes fases da vida (i.e., crianças, grávidas e idosos) e condições clínicas;
5. Conhecer a organização da alimentação diária numa perspetiva funcional;
6. Conhecer e aplicar métodos de avaliação do estado nutricional e as técnicas quantitativas de análise desta informação;
7. Compreender a história e a orgânica das instituições de acreditação em antropometria
8. Conhecer os equipamentos, e saber aplicar as formas e locais de medição em antropometria;
9. Compreender a importância dos erros de medição;
10. Conhecer os principais algoritmos de análise da composição corporal.

Conteúdos programáticos

A. Noções e definições fundamentais em nutrição;
B. Nutrientes e micronutrientes: glúcidos, lípidos, proteínas. Caracterização e ação fisiológica das vitaminas. Fibras e outras substâncias fitoquímicas. Minerais e Oligoelementos;
C. Nutrição optimal nas diferentes fases da vida e condições clínicas;
D. Organização da alimentação diária e planeamento das refeições;
E. Suplementação nutricional;
F. Métodos de avaliação do estado nutricional, do dispêndio energético total e balanço energético;
G. Os principais problemas de saúde com fortes condicionantes alimentares;
H. Noções e definições fundamentais em antropometria;
I. Avaliação da composição corporal através de antropometria;
J. Equipamento antropométrico, pontos anatómicos e locais de medição;
K. Somatótipo e somatograma, relação com a prática e rendimento desportivo;
L. Modelos e distribuição da gordura corporal.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O objetivo de aprendizagem 1 será atingido através do conteúdo programático A; o objetivo 2 através do conteúdo B; objetivos 3, 4 e 5 através dos conteúdos C, D, E e G; objetivo 6 através do conteúdo F; objetivo 7 através dos conteúdos H e I; objetivo 8 através do conteúdo J; objetivo 9 através do conteúdo H; e objetivo 10 através dos conteúdos K e L.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

São utilizadas metodologias de exposição de conteúdos e de ensino interativas incluindo: descoberta guiada, a manipulação de documentos (e.g., artigos científicos, recomendações nutricionais institucionais) e materiais (rótulos de alimentos, tabelas nutricionais), trabalho de grupo e apresentação de conteúdos por estudantes para os colegas.

Modelo de avaliação (nota mínima 10 valores em todos os elementos de avaliação):
* Avaliação contínua = teste teórico (30%) + estudo de caso (50%) + apresentação do estudo de caso (20%)
* Exame final = teste teórico (30%) + estudo de caso (40%) + prova oral (30%)


Alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para melhor obtenção dos objetivos definidos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Esparza-Ros F, Vaquero-Cristóbal R, Marfell-Jones M. International Standards for Anthropometric Assessment. Murcia: ISAK; 2019.
Esparza-Ros F, Vaquero-Cristóbal R. Antropometría: Fundamentos para la aplicación e interpretación. Espanha: Aula Magna; 2023.
Caan, B. J., Cespedes Feliciano, E. M., & Kroenke, C. H. (2018). The Importance of Body Composition in Explaining the Overweight Paradox in Cancer¿Counterpoint. Cancer Research, 78(8), 1906-1912
Norton K., Olds T. Anthropometrica. New South Wales: University of New South Wales Press; 2002.
Nutrition and Metabolism (2010), M.J. Gibney, I.A. Macdonald, H.M. Roche (eds). (2nd) Wiley-Blackwell, Hoboken, US.
Pimenta, N. M., Santa-Clara, H., Melo, X., Cortez-Pinto, H., Silva-Nunes, J., & Sardinha, L. B. (2015). Finding the Best Waist Circumference Measurement Protocol in Patients with Nonalcoholic Fatty Liver Disease. Nutrition in Clinical Practice, 30(4), 537-545.

Observações

Em caso de pandemia, as aulas teóricas poderão ser substituídas por ensino a distância, através das plataformas zoom, Ms Teams, moodle, Onedrive e WhatsApp. Os elementos de avaliação também poderão ser reajustados, atempadamente comunicadas aos alunos, para permitir cumprir regras de higiene e segurança (e.g., as apresentações de trabalhos e testes teóricos podem ser realizadas online em vez de presencialmente).