• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MAFS005
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Saúde, Desenvolvimento e Envelhecimento

Código: MAFS005    Sigla: SDE
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://siesdrm.ipsantarem.pt/esdrm/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2020/2021&P_CAD_CODIGO=MAFS005&P_PERIODO=1S
Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 16 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MAFS-1-T1

Ensino Teórico: 27,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,33
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   1,13
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Adquirir conhecimentos que permitam refletir sobre o contexto social em que decorre a saúde e a doença, num contexto de envelhecimento populacional;2. Adquirir competências específicas ao nível da reflexão sobre os problemas relacionados com a promoção da saúde e os determinantes que lhe estão associados;3. Adquirir os instrumentos conceptuais e operatórios que promovam o desenvolvimento do conhecimento nesta área problemática;4. Desenvolver competências para o pensamento crítico face à saúde e à promoção da saúde;5. Adquirir conhecimentos multidisciplinares que proporcionem competências na identificação dos problemas e na formulação de soluções inovadoras e criativas;6. Desenvolver um ponto de vista da atividade física, enquanto olhar particular sobre a saúde e a promoção da saúde;7. Adquirir competências ao nível da avaliação dos determinantes da saúde relacionados com a prática de exercício físico em pessoas com deficiência e populações idosas ou em processo de envelhecimento.

Conteúdos programáticos

1. Saúde e doença: Definição de conceitos;2. Promoção da Saúde e Educação para a Saúde: 2.1 Desigualdades em saúde;2.2 Saúde e representações sociais de saúde e doença;2.3 Diferenças sociais de práticas de saúde e consumo médico;2.4 Condições de vida e acesso à saúde;2.5 Literacia e promoção da saúde;2.6 Carta de Otawa;3. A saúde das populações: 3.1 Transição demográfica e transição epidemiológica;3.2 Mortalidade e morbilidade;3.3 Esperança de vida e esperança de saúde;3.4 Natalidade e Psicologia da parentalidade;3.5 Emergência de patologias incapacitantes;3.6 A população com deficiência;4. Padrões de atividade física (AF) na população idosa;5. A dinâmica das populações europeia e portuguesa;6. Saúde e envelhecimento;7. Envelhecimento e Ciclo de vida: 7.1 Idade da velhice e idade da reforma;7.2 O limiar de idade fixo na definição das categorias velhice e reforma;7.3 O papel dos avós na sociedade atual;8. Determinantes da AF e Promoção de estilos de vida ativa - Perspetivas de atuação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular enquadra-se na formação em atividade física de pessoas com necessidades especiais e tem por âmbito a saúde e a promoção da saúde e da atividade física em pessoas com deficiência, grávidas e populações idosas ou em processo de envelhecimento.
A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em sala-de-aula e no exterior, ambos asseguram o cumprimento dos objetivos e consubstanciam a aquisição das competências, aptidões e atitudes descritas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas T expositivas; Aulas O com métodos explorativos e interativos. Avaliação contínua e exame, não exigem regime de frequência obrigatório. Avaliação contínua: 3 fichas de avaliação de conhecimentos e competências (30% + 30% + 40%); inicia-se com a realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Alunos que não optarem pela avaliação em época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame contemplará uma prova escrita (40%), prova oral (30%) e um trabalho sobre um tema a propor pelo professor no dia do exame escrito (30%). Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10 nos três; Classificação final: média ponderada dos 3 elementos.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A utilização de métodos de ensino expositivos e mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa, e análise crítica sobre esta área.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

-Bárrios, M., & Fernandes, A. (2014). A promoção do envelhecimento ativo ao nível local. Análise de programas de intervenção autárquica. Rev. Nac. S. Pública, 32(2), 188-196.
-Bárrios, M., & Fernandes, A. (2015). Local Promotion of Active Aging: Community Support and WellBeing of People 65+. The International Journal of Aging and Society, 5(4), 23-32.
-Feliciano, F. & Vitorino, A. (2013). 2-Adap. psicológicas durante a gravidez e pós-parto. In R.Rocha (Coord.),Gravidez Ativa. Edições ESDRM.
-Kickboush, I. (2001). Health literacy: Addressing the health and education divide. Health Promotion International, 16(3), 289-297.
-Rodrigues, P., & Bárrios, M. (2019). A Soc. Portuguesa e o Inverno Demográfico: 5 Estratégias de P. Social. Lusíada. Economia & Empresa, 27, 119-141.
-Vitorino, A., & Morgado, S. (2014). Imagens do idoso e do envelhecimento...desporto. Rev. UIIPS, 2(3), 104-115.
-Winnick, J. & Porretta, D. (2017) (Ed.). Adapted Physical Education and Sport (6 ed). H. Kinetics.

Observações

Tento em conta a pandemia da COVID-19, com base no plano de contingência do IPSantarém e da ESDRM, durante o período transitório e de exceção, podem não estar reunidas as condições de segurança necessárias e imprescindíveis para se proceder à implementação das metodologias de ensino (incluindo a avaliação) previamente definidas.
Neste contexto excecional, as aulas podem ser lecionadas por videoconferência. De igual modo, a avaliação (contínua, época normal, de recurso e especial) pode ser efetuada por videoconferência e com recurso à plataforma moodle, mas todos os elementos exigidos terão carácter individual.