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Avaliação e Prescrição do Treino Funcional

Código: MAFS009    Sigla: APTF
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 17 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MAFS-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00
Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,67
Seminários: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Ana Rita Terruta Ribeiro Marques de Oliveira   0,00
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   0,60
Paulo Alexandre Alves Figueiredo - ESD   0,40
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   0,23
Paulo Alexandre Alves Figueiredo - ESD   0,43
Seminários Totais 1 1,00
Ana Rita Terruta Ribeiro Marques de Oliveira   0,67
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Inserida no contexto do MESTRADO EM ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (MAFS), Conduzir o estudante para um conhecimento mais aprofundado e integrado do corpo humano através de,
1. Análise do desenvolvimento e alterações funcionais ao longo da vida;
2. Análise postural e prescrição do exercício funcional objetivando a prevenção e correção dos desequilíbrios posturais.

Conteúdos programáticos

.A. Análise das principais alterações anatomofuncionais em populações clínicas e em fases especiais da vida (crianças, mulher grávida e pós-parto e idosos)

B. Metodologias de avaliação que integram várias componentes da aptidão física, particularmente das alterações posturais
C. Metodologia de intervenção e prescrição de exercício físico adaptado a cada situação específica.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A coerência entre os os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (AO) fica demonstrada da seguinte forma:
¿ OA1 »CP A
¿ OA2 e 3 » CP B e C

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

I. Exposição dos conteúdos e questionamento;
II. Realização de sessões práticas de avaliação e de intervenção pedagógica;
III. Análise, reflexão e discussão de situações especificas

Avaliação Contínua: 1. Individual - Conceção de um plano de treino funcional ajustado a uma das população abordadas (10%) + 2. Individual - lecionação de parte do plano de sessão (50%) + 1 trabalho de grupo ¿ programa de exercício funcional, ajustado ao modelo CERT (40%)
Nota mínima de cada elemento de avaliação: 9,5 valores.
Avaliação Final - Exame: 1 teste escrito (50%) + prova oral (25%) + prova prática (25%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A coerência entre as metodologias de ensino (ME) e os objetivos de aprendizagem (AO) fica demonstrada da seguinte forma:
¿ AO1 » ME I; II; III
¿ AO2 e 3 » ME I, II, III

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

¿ ACSM (2016).ACSM¿s Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (4ed). Human Kinetics.
¿ ACSM (2017).ACSM's Health-Related Physical Fitness Assessment Manual (5ed). Wolters Kluwer.
¿ Earls, J. (2020).Born to Walk, Second Edition: Myofascial Efficiency and the Body in Movement (2nd ed.). North Atlantic Books.
¿ Hardman AE, Stensel DJ, Gill J (2018).Physical Activity and Health: The Evidence Explained (3ed). Routledge.
¿ Klinger, W. & Schleip, R. (2015).Fascia as a body-wide tensional network: Anatomy, biomechanics and physiology. Fascia in Sport and movement; 24-36.
¿ Myers, T. W. (2011).Anatomy Trains. London: Urban & Fischer.
¿ Pezarat-Correia, P., Mil-Homens, P., & Vilhena de Mendonça, G. (Eds) (2017).Treino da Força: Volume 2-Avaliação, Planeamento e Aplicações. Lisboa: Edições FMH.
¿ Pezarat¿Correia, P., Mendonça, G.,& Mil¿Homens, P. (2015) (Eds.).Treino da Força, Volume I: Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Lisboa: Edições FMH

Observações