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Mudança Comportamental em Atividade Fisica e Saúde

Código: MAFS010    Sigla: MCAFS
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 15 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MAFS-1-T1

Ensino Teórico: 6,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,80
Luis Filipe Cid Serra - ESD   0,00
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   0,20
Susana Mendes Alves   0,00
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD   0,27
Susana Mendes Alves   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes: 1. conhecer, analisar e discutir modelos e teorias, que suportem a intervenção sobre a mudança comportamental no contexto da atividade física e da saúde; 2. planear e aplicar propostas de intervenção para a mudança comportamental no contexto da atividade física e saúde; 3. conhecer e analisar instrumentos de avaliação e ferramentas/técnicas que suportem a intervenção no para a mudança comportamental no contexto da atividade física e da saúde.

Conteúdos programáticos

1. Introdução à mudança comportamental em atividade física e saúde;2.Conceitos e fundamentos da mudança comportamental;3.Relações teóricas e empíricas entre os principais contrutos subjacentes à mudança comportamenta;4.Motivos, barreiras e determinantes do comportamento em atividade física e saúde;5.Motivação e o processo de mudança;6.A roda da mudança comportamental;7.Modelos de mudança comportamental: Modelo História Natural Exercício; Modelo Transteórico; Teoria Comportamento Planeado; Teoria Sócio-Cognitiva; Modelo de Crença na Saúde; Teoria Objetivos de Realização; Teoria Autodeterminação; Modelo do bem-estar, perspetiva hedónica e eudeumónica;8.Linhas atuais e perspetivas futuras de investigação e intervenção para a mudança comportamental em atividade física e saúde;9.Instrumentos de avaliação e técnicas de intervenção para mudança comportamental em atividade física e saúde;10.Intervenção em atividade física e mudança comportamental como promotores de saúde.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, estão associados ao objetivo 1 da unidade curricular; Os conteúdos programáticos 8 e 9 estão associados ao objetivo 2 e os conteúdos programáticos 9 e 10, estão associados ao objetivo 3.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas T expositivas e TP com métodos explorativos e interativos. Avaliação contínua: trabalho de grupo (n=2) (40%);trabalho de projeto de investigação em Mudança Comportamental e Saúde (MCS) (projeto escrito 40%+apresentação 20%) e inicia-se com a realização do 1º momento (nota mínima de 8 valores em todos);Classificação final: média ponderada dos 3 elementos; Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará. Os que não optarem pela avaliação em época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame final contemplará um projeto de investigação em MCS (50%), uma prova oral (30%) e uma prova escrita (20%).Todos os 3 elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10 valores; Classificação final: média ponderada dos 3 elementos


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino expositiva utilizada nas aulas teóricas irá permitir aos alunos apreenderem a informação de base necessária para o desenvolvimento das aulas teórico-práticas, onde se privilegia as metodologias interativas, envolvendo os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, todos os objetivos de aprendizagem definidos serão alvo de uma apresentação introdutória a que se seguirá a sua exploração mais aprofundada, no âmbito das aulas teórico-práticas com recurso à constituição de grupos de trabalho e à definição de temas e tarefas, fazendo-se a ligação entre a teoria e a prática.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

-Arnautovska et al. (2018). Behaviour change techniques to facilitate physical activity in older adults: what and how. Ageing and Society, 38(12), 2590-2616.
-Catalão, JA., & Penim, AT. (2010). Ferramentas de Coaching. Lidel;
-Duff et al. (2017). Behaviour change techniques in physical activity and health interventions for people with cardiovascular disease: systematic review. Journal of Medical Internet Research, 19(8);
-Michie et al.(2014). The Behaviour Change Wheel: A Guide to Designing Interventions. Silverback;
-Nigg, C. R. (Ed.) (2014). ACSM's Behavioral Aspects of Physical Activity and Exercise. ACSM.
-Rodrigues, F., & Monteiro, D. (2021). Mudança Comportamental em Atividade Física e Saúde. CIEQV.-Rosengren, DB. (2009). Building motivational interviewing skills: a practitioner workbook. Guilford Press;
-Teixeira P.J. (2011). A mudança do comportamento: Na fronteira da auto- regulação e da medicina comportamental. Revista Factores de Risco, 21, 54-61.

Observações

Tento em conta a pandemia da COVID-19, com base no plano de contingência do IPSantarém e da ESDRM, durante o período transitório e de exceção, podem não estar reunidas as condições de segurança necessárias e imprescindíveis para se proceder à implementação das metodologias de ensino (incluindo a avaliação) previamente definidas.
Neste contexto excecional, as aulas podem ser lecionadas por videoconferência, a partir da utilização também de material audiovisual (recurso a fotografias e vídeos). De igual modo, a avaliação (contínua, época normal, de recurso e especial) pode ser efetuada por videoconferência e com recurso à plataforma moodle, mas todos os elementos exigidos terão carácter individual.