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Controlo e Aprendizagem Motora

Código: MAFS011    Sigla: CAM
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 17 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MAFS-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,00
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   0,67
Marco António Colaço Branco - ESD   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,33
Marco António Colaço Branco - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Colaço Branco - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Compreender as variáveis que determinam a proficiência do desempenho motor;
B. Compreender as variáveis mais importantes para a aprendizagem de comportamentos de motores;
C. Entender como a informação pode ser usada na solução de certos problemas práticos;
D. Desenvolver a capacidade de usar informações do envolvimento para coordenar diversos segmentos corporais.
E. Ser capaz de combinar, completar e atingir um nível avançado de análise comportamental, combinando com outros campos de estudo, nomeadamente a biomecânica e a neurofisiologia.

Conteúdos programáticos

1. Ciclo Percepção-Ação: análise dos mecanismos perceptivos;
2. Escala corporal: avaliação do Valor;
3. Teoria dos Sistemas Dinâmicos: análise da transição de fase e modelação do potencial de atração;
4. Lei da Prática: determinação da dificuldade da tarefa;
5. Variabilidade das condições da prática: medição do erro (AE, TE, VE);
6. Coordenação Motora: avaliação dos padrões de coordenação (Em-fase; Anti-fase)

7. Neurociências no Desporto

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Após os conteúdos programáticos 1, 2 e 3, o estudante terá atingido os objetivos A e B; Após os conteúdos programáticos 4, 5, 6 e 7, o estudante terá atingido o objetivo C e D; o objetivo E, será atingido após todos os conteúdos terem sido experimentados durante as aulas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento III. Realização de aulas práticas IV. Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula e sobre o contexto de intervenção profissional.
Avaliação contínua: 1) Recolha e tratamento de dados utilizando metodologias de Comportamento Motor (30%) + Trabalho individual/grupo (50%) + Defesa do Trabalho (20%). 

Avaliação final: compor-se-á pela entrega de um projeto de estudo experimental, defendido em modo de apresentação durante a avaliação oral, com uma ponderação de 50% para o projeto de estudo experimental e de 50% para a avaliação oral.

Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Famose, J.-P. (1990). Apprentissage Moteur et Difficulté de la Tâche. Paris: INSEP Pub.
  • Gibson, J.J (1986). The ecological approach to visual perception. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
  • Kelso, J. A. S. (1995). Dynamic Patterns ¿ The Self-Organization of Brain and Behavior. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press.
  • Laczko, J., & Latash, M. L. (2016). Progress in Motor Control: Theories and Translations. Springer International Publishing.
  • Latash, M. L. (1998). Neurophysiological Basis of Movement. Champaign, Illinois: Human Kinetics.
  • Renshaw, I., Davids, K., Newcombe, D., & Roberts, W. (2019). The constraints led approach principles for sports coaching and practice design. Routledge.
  • Schmidt, R. A., Lee, T. D., Winstein, C. J., Wulf, G., & Zelaznik, H. N. (2019). Motor control and learning: a behavioral emphasis (Sixth edition. ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.

Observações

As aulas teóricas serão substituídas por ensino a distância, através das plataformas zoom, Ms Teams, moodle, Onedrive e WhatsApp. Para as aulas teóricas, os alunos receberão via moodle o convite do Zoom ou Ms Teams, onde a exposição de conteúdos será realizada através de videoconferência no horário normal da UC. Caso seja implementado um regime misto, metade da turma estará presencialmente em sala de aula e a restante turma assistirá à aula por videoconferência, para a qual, os alunos receberão via moodle, o convite do Zoom ou Ms Teams de modo a acompanharem em tempo real as tarefas propostas, esclarecerem dúvidas e preparar as tarefas a desempenharem durante a semana. As tarefas serão colocadas na pasta partilhada Onedrive.
O acompanhamento aos estudantes é realizado em horário a combinar, individualmente
ou em grupo, via WhatsApp ou outra plataforma, caso se justifique.
O trabalho que integra a avaliação contínua será entregue em espaço próprio via moodle. Para a Avaliação Final, os exames escritos serão entregues via moodle e a avaliação oral ou apresentações de trabalhos serão realizadas por videoconferência na plataforma Zoom ou Ms Teams.