Código: | MAFS011 | Sigla: | CAM | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MAFS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MAFS | 17 | Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto | 1º | 4 | 30 | 100 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
A. Compreender as variáveis que determinam a proficiência do desempenho motor;
B. Compreender as variáveis mais importantes para a aprendizagem de comportamentos de motores;
C. Entender como a informação pode ser usada na solução de certos problemas práticos;
D. Desenvolver a capacidade de usar informações do envolvimento para coordenar diversos segmentos corporais.
E. Ser capaz de combinar, completar e atingir um nível avançado de análise comportamental, combinando com outros campos de estudo, nomeadamente a biomecânica e a neurofisiologia.
1. Ciclo Percepção-Ação: análise dos mecanismos perceptivos;
2. Escala corporal: avaliação do Valor;
3. Teoria dos Sistemas Dinâmicos: análise da transição de fase e modelação do potencial de atração;
4. Lei da Prática: determinação da dificuldade da tarefa;
5. Variabilidade das condições da prática: medição do erro (AE, TE, VE);
6. Coordenação Motora: avaliação dos padrões de coordenação (Em-fase; Anti-fase)
Após os conteúdos programáticos 1, 2 e 3, o estudante terá atingido os objetivos A e B; Após os conteúdos programáticos 4, 5, 6 e 7, o estudante terá atingido o objetivo C e D; o objetivo E, será atingido após todos os conteúdos terem sido experimentados durante as aulas.
I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento III. Realização de aulas práticas IV. Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula e sobre o contexto de intervenção profissional.
Avaliação contínua: 1) Recolha e tratamento de dados utilizando metodologias de Comportamento Motor (30%) + Trabalho individual/grupo (50%) + Defesa do Trabalho (20%).
Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.
As aulas teóricas serão substituídas por ensino a distância, através das plataformas zoom, Ms Teams, moodle, Onedrive e WhatsApp. Para as aulas teóricas, os alunos receberão via moodle o convite do Zoom ou Ms Teams, onde a exposição de conteúdos será realizada através de videoconferência no horário normal da UC. Caso seja implementado um regime misto, metade da turma estará presencialmente em sala de aula e a restante turma assistirá à aula por videoconferência, para a qual, os alunos receberão via moodle, o convite do Zoom ou Ms Teams de modo a acompanharem em tempo real as tarefas propostas, esclarecerem dúvidas e preparar as tarefas a desempenharem durante a semana. As tarefas serão colocadas na pasta partilhada Onedrive.
O acompanhamento aos estudantes é realizado em horário a combinar, individualmente
ou em grupo, via WhatsApp ou outra plataforma, caso se justifique.
O trabalho que integra a avaliação contínua será entregue em espaço próprio via moodle. Para a Avaliação Final, os exames escritos serão entregues via moodle e a avaliação oral ou apresentações de trabalhos serão realizadas por videoconferência na plataforma Zoom ou Ms Teams.