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Prevenção, Segurança e Emergência na Atividade Fisica

Código: MAFS012    Sigla: PSEAF
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 15 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MAFS-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   0,33
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Carlos Daniel Gomes Mata - ESD   0,33
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Renato Miguel Cordeiro Fernandes - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Implementar e desenvolver estratégias para promover a Segurança e a Prevenção associadas às práticas de atividades físicas.  2. Desenvolver os conhecimentos e as práticas de atividades físicas e desportivas de forma a retirar os máximos benefícios para a saúde, prazer e motivação. 3. Identificar e prevenir situações de risco nas mais variadas atividades físicas. 4. Identificar as lesões provocadas pelas situações de risco mencionadas, nomeadamente pelo sobre uso e uso inadequado. 5. Compreender os fundamentos fisiológicos dos procedimentos de emergência e Suporte Básico de Vida, 6. Identificar a gravidade da situação e acionar o sistema e os meios de emergência mais adequados. 7. Conhecer os fundamentos do diagnóstico de emergência em vítimas de acidentes. 8. Conhecer e ser capaz de abordar, lesões traumáticas do sistema neuromuscular decorrentes da prática física. 

Conteúdos programáticos

1. PREVENÇÃO DE LESÕES - Conceitos e definição de lesão. Estratégias de prevenção. Estojo e mala de primeiros socorros. 
2. SISTEMA INTEGRADO DE EMERGÊNCIA MÉDICA - Sistema integrado - perspetiva teórica. Realidade portuguesa: INEM e CODU. Fases: Deteção; Alerta; Pré-Socorro; Socorro; Transporte; Tratamento em Unidade Hospitalar adequada. 
3. REANIMAÇÃO, SISTEMA CÁRDIO-RESPIRATÓRIO E SUPORTE BÁSICO DE VIDA - As recomendações internacionais 3.1 Procedimentos de Emergência e Segurança no Exercício. 
4. LESÕES DO SISTEMA LOCOMOTOR, PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO 
4.1 Lesões músculo esqueléticas (LME) 
4.2 Fatores de risco associados às LME 
4.3 Lesões relacionadas com o exercício 
4.4 Tratamento das lesões relacionadas com o exercício 
5. PREVENÇÃO, ANÁLISE DE FACTORES DE RISCO ASSOCIADOS ÀS ACTIVIDADES FÍSICAS 
5.1 Avaliação das destrezas motoras específicas 
5.2 Exercícios contraindicados e exercícios de alto risco 
5.3 Análise dos espaços e condições de realização.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O Curso de Prevenção, Segurança e Emergência na Atividade Física, insere-se no Mestrado em Atividade Física e caracteriza-se por uma abordagem dos estudantes ao desenvolvimento de qualificações que lhes permitam ser sujeitos e agentes do bem-estar, da prevenção e do controlo dos fatores que causar alterações no organismo humano que, caso ocorram, devem ser encaminhadas pronta e eficazmente para atendimento especializado. Pretende-se desenvolver soluções teórico-práticas de ensino/aprendizagem de duas áreas fundamentais no contexto do desporto e da atividade física: Conhecimento e utilização de técnicas de prevenção, segurança e emergência no âmbito das atividades físicas e desportivas; Apostar na melhoria da qualidade da segurança e do socorro, através da redução de lesões traumáticas em atividades físicas, educativas, desportivas ou de lazer, salvando vidas e, consequentemente, respondendo à investigação científica atual na área da segurança e emergência.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A UC compreende sessões de exposição e informação teórica de conteúdos e também o envolvimento dos alunos em tarefas de aplicação prática dos mesmos, utilizando a reflexão e discussão.
1 - Avaliação Contínua:
- Componente teórica (40%) - prova escrita. 
- Componente teórico-prática (60%) composta por dois momentos de avaliação: Realização de Poster Científico (40%) + Realização de tarefa Prática de Segurança e Emergência (20%)
2 - A avaliação em época de Recurso incide sobre toda a matéria lecionada na UC e é constituída por 2 partes: 
- Uma prova escrita (exame escrito) e uma prova oral (exame oral) para os alunos com avaliação final na prova escrita igual ou superior a 7,5 valores.
3 - Estudantes em situações especiais:
O estudante dispõe de avaliação contínua e avaliação final em época normal ou época de recurso. Dispõe ainda de época especial para conclusão de curso, em caso de doença, gravidez, assistência à família, ou com estatuto de trabalhador-estudante ou dirigente associativo.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Cruz Vermelha Portuguesa ¿ Escola de Socorrismo (2006). Manual de Socorrismo. Editorial do Ministério da Educação, Lisboa. 
  • Gavin D. Perkins, Anthony J. Handley, Rudolph W. Koster, Maaret Castrén, Michael A. Smyth, Theresa Olasveengen, Koenraad G. Monsieurs, Violetta Raffay, Jan-Thorsten Gräsner, Volker Wenzel, Giuseppe Ristagno, Jasmeet Soa. (2015). European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation - 2015, Section 2. Adult basic life support and automated external defibrillation. Resuscitation 95 Europena Resisscitation Council, pp 81-99.
  • Horta, L. (2011). Prevenção de lesões no desporto. 1ª Ed., CTexto editores, Lisboa. 
  • INEM (2012). Supote Básico de Vida com Disfibrilhação Automática Externa, Versão 3.0. 1ª EdiçãO.
  • Magnusson, P. et al. (2006). Compêndio de Medicina Desportiva. Ciência e Aspetos Clínicos da Lesão Desportiva e da Atividade Física. Edições Instituto Piaget.