• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MAFS013
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Empreendedorismo na Atividade Fisica e Saúde

Código: MAFS013    Sigla: EAFS
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 14 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MAFS-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Compreender o método empreendedor, distinguir as abordagens efetual e adaptativa e reconhecer a aplicação dos seus princípios; 
B. Distinguir os principais elementos de um modelo de negócio e a imaginar as respetivas características para uma nova ideia de negócio adaptada ao contexto do curso; 
C. Avaliar a dimensão potencial do mercado alvo;
D. Reconhecer o empreendedorismo para a construção do seu próprio futuro, passo a passo, num processo dentro do seu controlo; 
E. Preparar e apresentar um plano de negócio.

Conteúdos programáticos

1. Método empreendedor
1.1. Abordagem transformativa ou efetual
1.2. Abordagem adaptativa ou experimental
2. Modelo de negócio
2.1. Definição e elementos constituintes do modelo de negócio
2.2. Elementos do conceito de negócio: mercado-alvo com problema, proposta de valor, e modelo de receita;
3. Avaliação do potencial de mercado
4. Plano de negócios
4.1. Plano, planeamento e comunicação
4.2. Apresentação do plano de negócio

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O estudo do método empreendedor (1.) dota os estudantes dos conhecimentos necessários para que o compreendam (A) e dá-lhes os fundamentos conceptuais e teóricos para que desenvolvam a preferência por construir o seu próprio futuro, passo a passo, num processo dentro do seu controlo (D). O estudo do modelo de negócio (2.) dota os estudantes dos conhecimentos necessários para distinguir os principais elementos de um modelo de negócio (B). O estudo da avaliação do potencial de marcado e de métodos de exploração (3.) em conjunto com o estudo dos princípios, métodos e conteúdos inerentes à construção e utilização de um plano de negócios (C e E) e à respetiva apresentação (4.2.), dotam o os estudantes das competências necessárias para preparar e apresentar um plano de negócio (E).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição de conteúdos, a realização de exercícios, a recolha de informação dos segmentos de mercado alvo e discussão de tarefas inerentes ao plano de negócio.
Aprovação: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação e uma classificação final não inferior a 10 valores.
Avaliação contínua
A - Prova escrita x 20%
B - Relatório dimensão potencial do mercado x 40%
C - Plano de negócio e apresentação x 40%
Exame final:
A - Prova escrita x 20%
B - Plano de negócio x 40% e Prova oral x 40%
Realizará a prova oral o estudante que obtenha em cada um dos outros elementos de avaliação um resultado igual ou superior a 8 valores.
Alunos em situação especial: Aplica-se o disposto no Regulamento de Avaliação dos Conhecimentos e Competências.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos relacionados com conhecimento de base (A e B) são predominantemente desenvolvidos através da exposição e do estudo autónomo dos mestrandos e avaliados através de teste escrito e de discussão durante as revisões de projeto. Os objetivos de integração e aplicação (C, D e E) são predominantemente desenvolvidos através dos exercícios, recolha e da discussão em sala de aula das tarefas relacionadas com o projeto, e avaliados através das revisões de projeto e das apresentações do projeto.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Blank, S., & Dorf, B. (2012). The Startup Owners Manual. K&S Ranch.
Ciletti, D., & Chadwick, S. (2012). Sports Entrepreneurship - Theory and Practice. West Virginia University, Fitness Information Technology.
Finch, B. (2010). Como Elaborar um Plano de Negócios. Smartbook.
Osterwalder, Alexander, & Pigneur, Yves. (2011). Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Altas Books.
Ratten, V. (2018). Sports Innovation Management. Routledge.
Read, S., Sarasvathy, S., Dew, N., & Wiltbank, R. (2017). Effectual Entrepreneurship. Routledge.
Ries, Eric. (2012). Lean Startup. Carcavelos: PrimeBooks.
Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação. Escolar Editora.
Silva, A. (Ed.). (2022). Empreendedorismo e Inovação no Desporto. Quântica Editora.

Outras a indicar especificamente para atividades.