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Biomecânica do Exercício

Código: MAFS014    Sigla: BE
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 17 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MAFS-1-T1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,67
Teórico-Práticas: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,67
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,00
Marco António Colaço Branco - ESD   0,67
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   0,33
Marco António Colaço Branco - ESD   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marco António Colaço Branco - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A. Rever as principais variáveis e métodos tradicionais de recolha de dados biomecânicos;

B. Conhecer métodos de recolha de dados biomecânicos recentes (e.g., Pressão Plantar, Sensores inerciais);

C. Conhecer a importância e as principais formas de avaliação biomecânica em diferentes exercícios;

D. Conhecer as principais aplicações da biomecânica do exercício, com destaque particular para as fases especiais da vida;

E. Conhecer a relação entre Carga Biomecânica e Saúde;

F. Realizar uma análise biomecânica considerando os sistemas abordados.

Conteúdos programáticos

1. Revisões gerais sobre as variáveis de estudo em biomecânica: Cinemática (Posição, Velocidade, Aceleração) e Cinética (Força, Impulso, Pressão).

2. Revisões gerais sobre os equipamentos e métodos utilizados em biomecânica: sensores inerciais, plataforma de forças, plataforma de pressão, análise de imagem e eletromiografia;

3. Relação entre carga biomecânica e saúde: efeitos biopositivos e bionegativos;

4. Quantificação da carga biomecânica e modelos biomecânicos;

5. Principais aplicações da biomecânica do exercício com destaque para as fases especiais da vida;

6. Análise biomecânica do exercício de marcha e corrida humana, com destaque para as fases especiais da vida;

7. Estruturação de projetos de biomecânica do exercício.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Após dos conteúdos programáticos 1 e 2, os estudantes terão atingindo os Objetivo A e B; Após os conteúdos 2 e 4, os estudantes terão atingindo o Objetivo B; Após os conteúdos 4,5 e 6, os estudantes terão atingindo o Objetivo C; Após os conteúdos 5 e 6, os estudantes terão atingindo o Objetivo D; Após os conteúdos 3, os estudantes terão atingindo o Objetivo E; Após os conteúdos 7, os estudantes terão atingindo o Objetivo F.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Esta unidade curricular semestral de mestrado desenvolve-se através de: exposição, discussão e questionamento dos conteúdos; experimentação ou visualização de técnicas específicas; estudo e análise de artigos científicos; desenvolvimento de projeto de análise biomecânica individual e/ou em grupo. 

Avaliação contínua: 1) Recolha de dados com metodologias biomecânicas (30%) + Trabalho de grupo/individual (50%) + Defesa do trabalho (20%).
Avaliação Final: Trabalho individual (50%) + Defesa do trabalho (50%).

Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Bartlett, R (1999). Sports Biomechanics. Reducing Injury and Improving Performance. London and New York: Spon Press.
  • Completo & Fonseca (2011). Fundamentos de Biomecânica Músculo-Esquelética e Ortopédica: Publindustria.
  • Flanagan (2019). Biomechanics: a case-based approach (Second edition. ed.). Jones & Bartlett Learning.
  • Hamill & Caldwell (2001). Mechanical load on the Body. In Hauber, M (Ed), ACSM's Resource Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription (4th ed). Baltimore: Williams & Wilkins.
  • Müller & Wolf (2018). Handbook of Human Motion. Springer International.
  • Payton, Burden, & BASES (2018). Biomechanical evaluation of movement in sport and exercise: the British Association of Sport and Exercise Sciences guide (2nd edition). Routledge, Taylor & Francis.
  • Robertson, Caldwell, Hamill, Kamen, & Whittlesey (2014). Research Methods in Biomechanics (Second ed.). Human Kinetics.
  • Santos-Rocha R (2022). Exercise and Physical Activity During Pregnancy and Postpartum. 2ed. Springer. 

Observações

O acompanhamento aos estudantes é realizado em horário a combinar, individualmente ou em grupo, via WhatsApp ou outra plataforma, caso se justifique.
O trabalho que integra a avaliação contínua será entregue em espaço próprio via moodle. Para a Avaliação Final, os exames escritos serão entregues via moodle e a avaliação oral ou apresentações de trabalhos serão realizadas por videoconferência na plataforma Zoom ou Ms Teams.