Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Com a realização do trabalho de PROJETO do MESTRADO EM ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE (MAFS) pretende-se que o estudante aplique, em contexto real de trabalho, os conhecimentos teóricos e teórico-práticos decorrentes da sua formação académica, desenvolva capacidade para resolver problemas concretos e adquira as competências e métodos de trabalho indispensáveis a um exercício competente e responsável inerentes à intervenção com populações especiais, nomeadamente através de programas de exercício, designadamente nas suas vertentes técnica, científica, deontológica e de relacionamento interpessoal.
Conteúdos programáticos
A preparação do trabalho de projeto deve ser preferencialmente desenvolvida durante o 1.º ano, e integrada nas respetivas unidades curriculares. O Estudante pode entregar um projeto que tenha decorrido de um trabalho realizado no âmbito da avaliação de qualquer das unidades curriculares do curso. Para a preparação do projeto e desenvolvimento dos trabalhos respetivos, o Estudante tem direito a 100 horas de orientação tutorial, de forma presencial ou utilizando os meios de comunicação disponíveis. As normas e linhas orientadoras para a elaboração dos projetos e dos documentos finais são apresentadas em documento próprio. A proposta de projeto, bem como do respetivo orientador (e eventualmente com coorientador) é apresentada ao regente da UC, sendo apresentada em CTC pelo coordenador de curso. A orientação é efetuada preferencialmente por um docente da ESDRM que participe no curso, com doutoramento na área das ciências do desporto.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Em formação pós-graduada pretende-se que o estudante adquira autonomia na conceção e implementação de um projeto de estudo científico, dominando as ferramentas essenciais para pesquisa bibliográfica, redação de texto científico, conceção metodológica e análise e discussão de resultados; adicionalmente o aprofundamento de métodos de investigação propicia a aquisição de estratégias planeamento e avaliação da intervenção profissional eficientes.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Para a preparação do projeto e desenvolvimento dos trabalhos respetivos, o Estudante tem direito a 100 horas de orientação tutorial, de forma presencial ou utilizando os meios de comunicação disponíveis.
Com base no projeto previamente aprovado e respetiva orientação, o documento final (dissertação ou relatório de estágio) é entregue ao orientador. O orientador apresenta a proposta de júri ao Coordenador de Curso. O Coordenador de Curso submete a proposta ao Conselho Técnico-Científico. O júri avalia o documento e a respetiva defesa. O Júri atribui a classificação final.
O júri avalia o documento e a respetiva defesa. O Júri atribui a classificação final.
Alunos em situação especial: Flexibilidade em datas de avaliação e modo de apresentação das tarefas avaliadas. Dispõe ainda de época especial para conclusão de curso, em caso de doença, gravidez, assistência à família, ou com estatuto de trabalhador-estudante ou dirigente associativo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A utilização de métodos de ensino mais interativos, participativos e diversificados pretende garantir o desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas e de pesquisa e análise crítica.