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Finanças Empresariais

Código: MCF002    Sigla: FE
Área Científica: Finanças Empresariais

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Finanças Empresariais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MCF 18 Despacho n.º 7166/2019, de 12 de agosto 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MCF-1-15

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
António José Santos Morão Lourenço - ESGT   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António José Santos Morão Lourenço - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
A disciplina de Finanças Empresariais tem por objetivo conhecer, consolidar e aprofundar os conhecimentos de finanças. O programa da disciplina introduz tópicos avançados de Gestão Financeira, avança com conhecimentos ainda não adquiridos na licenciatura a ainda apresenta perspetivas novas de abordagem das questões financeiras.

O desenvolvimento dos trabalhos a realizar procura também que os estudantes demonstrem capacidade de análise e avaliação de situações financeiras. 
COMPETÊNCIA A ADQUIRIR:
Competências Intelectuais:
Capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares no âmbito das finanças empresariais;
Capacidade de tomada de decisão e de implementação no âmbito de decisões de investimento, financiamento, estrutura de capitais.
Competências Práticas:
Capacidade de identificar, planear e conduzir processos de análise no âmbito financeiro.

Conteúdos programáticos

1- INTRODUÇÃO
2- AS DECISÕES DE INVESTIMENTO
2.1- Perfil e Objetivos do Investidor
2.2- Técnicas de apoio à decisão de investimento
2.3- Conceito de Risco e Fontes de Incerteza
2.4- Trade-Off entre Rendibilidade e Risco
2.5- Modelos de Risco e Rendibilidade: Estimação da taxa de atualização.
2.6- Avaliação de Projetos de Investimento Empresariais.
3- A DECISÃO DE FINANCIAMENTO E A ESTRUTURA DE CAPITAIS
3.1- Análise dos Perfis de Financiamento das Empresas
3.2- As proposições de Modigliani e Miller
3.3- O modelo Trade-Off dos Custos de Agência
3.4- A hipótese da Pecking Order
3.5- Os Impostos e a Estrutura de Financiamento
3.6- Definição de uma Estrutura de Financiamento
3.7- Complementos na definição de uma Estratégia de Financiamento de longo prazo
4- A DECISÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS
4.1- As políticas de Distribuição de Lucros das Empresas
4.2- Políticas de Dividendos e as Imperfeições do Mercado
4.3- O modelo da Sinalização
4.4- Outros Fatores que influenciam as Políticas de Dividendos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Na unidade curricular do mestrado pretende-se proporcionar aos estudantes conhecimentos avançados em finanças empresariais que não foram adquiridos durante a licenciatura. Pretende-se incrementar a capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares e melhorar a capacidade da tomada de decisão e de implementação no âmbito de decisões de investimento, financiamento das empresas, estrutura de capitais e distribuição de resultados anuais. Pretende-se também aumentar a capacidade dos estudantes de identificar, planear e conduzir processos de análise no âmbito financeiro.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)



A metodologia de ensino baseia-se no método expositivo com forte componente prática. O processo da avaliação contínua nesta unidade curricular inclui a análise individual de um artigo científico sobre Estrutura de Capitais (A), Seleção e Análise de outro qualquer artigo científico de escolha livre dos estudantes, em grupo de trabalho, (máximo 3/4 pessoas) (B) e um teste individual sobre a matéria lecionada na aula a realizar em 08 de Janeiro de 2024.O sistema de avaliação adotado na unidade curricular é a avaliação contínua, conforme definido no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos em vigor, o qual implica a frequência de pelo menos 2/3 do número total de horas efetivamente ministradas. No teste individual na unidade curricular o estudante tem de obter pelo menos 7 VALORES, pois no caso de não obterem, terão obrigatoriamente de ir a exame final.
A nota final corresponderá à classificação resultante da aplicação da seguinte ponderação: NF = 30% A + 30% B + 40% TI.



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ênfase em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos expostos no decurso das aulas. A análise e discussão de exemplos e casos reais ajuda a assimilar/consolidar esses conceitos e metodologias e a abordar e interpretar (diagnosticar) o desempenho e a situação económica e financeira das empresas.
Trata-se, pois, de combinar o rigor concetual e metodológico exigido aos alunos, seja em matérias inerentes ao programa, seja como forma de consolidação e desenvolvimento de aprendizagens anteriores, com o desenvolvimento de metodologias e técnicas que os preparem para o tratamento e resolução competentes de questões e casos em que se combine adequadamente o requisito técnico-científico com uma abordagem segura e eficaz da gestão empresarial corrente.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


LIVROS
Bodie, Zvi e Robert Merton (2000), Finance, Prentice-Hall.
Brealey, Richard A. e Stewart C. Myers (2007), Princípios de Finanças Empresariais, 8ª edição, McGraw-Hill de Portugal.
Brandão, Elísio (2002), Finanças, 2ª Edição, Porto Editora
Copeland, Thomas E. e J. Fred Weston (1992), Financial Theory and Corporate Policy, 3ª Edition, Addison-Wesley Publishing Company.
Damodaran, Aswath (2004), Finanças Corporativas ¿ Teoria e Prática, 2ª Edição, Bookman.
Esperança, José P. e Fernanda Matias (2005), Finanças Empresariais, 1ª Edição, Publicações Dom Quixote.
Haugen, Robert A. (1993), Modern Investment Theory, 3ª Edition, Prentice-Hall International Editions.
Mota, António G. e Cláudia Custódio (2006), Finanças da Empresa, 1ª Edição, Booknomics.
Silva, Jacinto Vidigal da (2007), A decisão de Financiamento e a Estrutura de Capitais: Digressão sobre Quadros Conceptuais e Evidência Empírica, Texto de Apoio, Universidade de Évora.

ARTIGOS CIENTÍFICOS (VER PROGRAMA NO MOODLE).