Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A disciplina de Finanças Empresariais tem por objetivo conhecer, consolidar e aprofundar os conhecimentos de finanças. O programa da disciplina introduz tópicos avançados de Gestão Financeira, avança com conhecimentos ainda não adquiridos na licenciatura a ainda apresenta perspetivas novas de abordagem das questões financeiras.
O desenvolvimento dos trabalhos a realizar procura também que os estudantes demonstrem capacidade de análise e avaliação de situações financeiras.
COMPETÊNCIA A ADQUIRIR:
Competências Intelectuais: Capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares no âmbito das finanças empresariais; Capacidade de tomada de decisão e de implementação no âmbito de decisões de investimento, financiamento, estrutura de capitais. Competências Práticas: Capacidade de identificar, planear e conduzir processos de análise no âmbito financeiro.
Conteúdos programáticos
1- INTRODUÇÃO
2- AS DECISÕES DE INVESTIMENTO 2.1- Perfil e Objetivos do Investidor 2.2- Técnicas de apoio à decisão de investimento 2.3- Conceito de Risco e Fontes de Incerteza 2.4- Trade-Off entre Rendibilidade e Risco 2.5- Modelos de Risco e Rendibilidade: Estimação da taxa de atualização. 2.6- Avaliação de Projetos de Investimento Empresariais. 3- A DECISÃO DE FINANCIAMENTO E A ESTRUTURA DE CAPITAIS 3.1- Análise dos Perfis de Financiamento das Empresas 3.2- As proposições de Modigliani e Miller 3.3- O modelo Trade-Off dos Custos de Agência 3.4- A hipótese da Pecking Order 3.5- Os Impostos e a Estrutura de Financiamento 3.6- Definição de uma Estrutura de Financiamento 3.7- Complementos na definição de uma Estratégia de Financiamento de longo prazo 4- A DECISÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS 4.1- As políticas de Distribuição de Lucros das Empresas 4.2- Políticas de Dividendos e as Imperfeições do Mercado 4.3- O modelo da Sinalização 4.4- Outros Fatores que influenciam as Políticas de Dividendos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Na unidade curricular do mestrado pretende-se proporcionar aos estudantes conhecimentos avançados em finanças empresariais que não foram adquiridos durante a licenciatura. Pretende-se incrementar a capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares e melhorar a capacidade da tomada de decisão e de implementação no âmbito de decisões de investimento, financiamento das empresas, estrutura de capitais e distribuição de resultados anuais. Pretende-se também aumentar a capacidade dos estudantes de identificar, planear e conduzir processos de análise no âmbito financeiro.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino baseia-se no método expositivo com forte componente prática.
Avaliação
O processo da avaliação contínua nesta unidade curricular inclui a análise individual de um artigo científico sobre Estrutura de Capitais (A), Seleção e Análise de outro qualquer artigo científico de escolha livre dos estudantes, em grupo de trabalho, (máximo 3/4 pessoas) (B) e um teste individual sobre a matéria lecionada na aula a realizar em 19 de Dezembro de 2024.O sistema de avaliação adotado na unidade curricular é a avaliação contínua, conforme definido no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos em vigor, o qual implica a frequência de pelo menos 2/3 do número total de horas efetivamente ministradas. No teste individual na unidade curricular o estudante tem de obter pelo menos 7 VALORES, pois no caso de não obterem, terão obrigatoriamente de ir a exame final.
A nota final corresponderá à classificação resultante da aplicação da seguinte ponderação: NF = 30% A + 30% B + 40% TI.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A ênfase em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem os conceitos teóricos expostos no decurso das aulas. A análise e discussão de exemplos e casos reais ajuda a assimilar/consolidar esses conceitos e metodologias e a abordar e interpretar (diagnosticar) o desempenho e a situação económica e financeira das empresas. Trata-se, pois, de combinar o rigor concetual e metodológico exigido aos alunos, seja em matérias inerentes ao programa, seja como forma de consolidação e desenvolvimento de aprendizagens anteriores, com o desenvolvimento de metodologias e técnicas que os preparem para o tratamento e resolução competentes de questões e casos em que se combine adequadamente o requisito técnico-científico com uma abordagem segura e eficaz da gestão empresarial corrente.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
LIVROS
Bodie, Zvi e Robert Merton (2000), Finance, Prentice-Hall. Brealey, Richard A. e Stewart C. Myers (2007), Princípios de Finanças Empresariais, 8ª edição, McGraw-Hill de Portugal. Brandão, Elísio (2002), Finanças, 2ª Edição, Porto Editora Copeland, Thomas E. e J. Fred Weston (1992), Financial Theory and Corporate Policy, 3ª Edition, Addison-Wesley Publishing Company. Damodaran, Aswath (2004), Finanças Corporativas ¿ Teoria e Prática, 2ª Edição, Bookman. Esperança, José P. e Fernanda Matias (2005), Finanças Empresariais, 1ª Edição, Publicações Dom Quixote. Haugen, Robert A. (1993), Modern Investment Theory, 3ª Edition, Prentice-Hall International Editions. Mota, António G. e Cláudia Custódio (2006), Finanças da Empresa, 1ª Edição, Booknomics. Silva, Jacinto Vidigal da (2007), A decisão de Financiamento e a Estrutura de Capitais: Digressão sobre Quadros Conceptuais e Evidência Empírica, Texto de Apoio, Universidade de Évora.