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Estatística e Análise de Dados

Código: MCF025    Sigla: EAD
Área Científica: Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Métodos Quantitativos

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MCF 16 Despacho n.º 7166/2019, de 12 de agosto 6 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

MCF-1-16ED

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Paulo José Araujo Santos - ESGT   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo José Araujo Santos - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

¿ Propor soluções e decisões com base em modelação estatística, análise de dados e respetiva interpretação; 
¿ Aprendizagem ao longo da vida de matérias quantitativas; 
¿ Básicas de investigação; 
¿ Utilização de ferramentas informáticas que permitam realizar modelação estatística e análises de dados em ambiente profissional e de investigação.

Conteúdos programáticos

1.Revisões de Análise de Dados.

2. Intervalos de confiança e testes de hipóteses paramétricos.
3. Modelos de Análise de Dados multivariados.
4. Aplicações práticas usando o Jamovi e o SPSS.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

São lecionados os conteúdos fundamentais para atingir os objetivos de aprendizagem.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino terá como base os seguintes preceitos: 
1. Exposição da matéria teórico/prática com recurso a casos práticos;
2.     Utilização intensiva da tecnologia de vídeo aulas para apoio aos estudantes;
3. Resolução de fichas de exercícios, referentes a cada tópico do conteúdo programático;
4. Interação permanente com os discentes, com o objetivo de no início de cada aula rever de forma breve os conceitos principais ministrados na aula anterior e esclarecer eventuais dúvidas.


Avaliação

A avaliação de conhecimentos, enquanto sistema que afere o saber assimilado, tem carácter individual, permitindo apreciar a capacidade para desenvolver ou utilizar um tema ou um método de aproximação à realidade estudada; recorre-se à avaliação contínua com um teste ou exame final (prova escrita, sem oral). 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A aquisição das competências de conhecimento e compreensão é, em primeiro lugar, realizada através de métodos expositivos em aula, assim como de exemplos práticos. Os principais métodos de aprendizagem utilizados são os exercícios e trabalhos práticos individuais. Os métodos de ensino utilizados, principalmente para atingirem os objetivos de competências de mais alto nível, requerem uma participação interativa e intensa, porque utilizam técnicas de aprendizagem ativa que conjugam, de uma forma equilibrada, a discussão de conceitos e teorias com a sua aplicação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1.Araújo, P.A. Vídeo aulas de análise de dados.
2.Black, Ken. (2019) Business Statistics for Contemporary Decision Making. 10th edition.
3.Heumann,S., Schomaker, M., Shalabb (2016). Introduction to Statistics and Data Analysis
With Exercises, Solutions and Applications in R. Springer.
4.Pedrosa, A .C. E Gama, S.M. (2016) Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. 3º edição. Porto Editora.
5.Pestana, D. D. e Velosa, S. F. (2008). Introdução à Probabilidade e à Estatística: Volume I,3ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian.
6.Ross, S.M. (2010) Introductory Statistics. Third Editions. Elsevier. (pdf gratuito online).