Código: | MCF027 | Sigla: | AE | |
Área Científica: | Economia |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MCF | 21 | Despacho n.º 7166/2019, de 12 de agosto | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 36,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O objetivo geral da unidade curricular é a transmissão de conhecimentos de macroeconomia, integrando aí os investimentos internacionais. Os resultados pretendidos da aprendizagem, ou competências, consistem na assimilação do funcionamento do sistema económico, numa perspetiva macroeconómica e interligando-a com os investimentos internacionais. È esperado que os mestrandos obtenham conhecimentos que lhes permitam:
1. Compreender a atual conjuntura económica;
2. Compreender e aplicar instrumentos que permitam analisar a conjuntura macroeconómica;
3. Adquirir novos conhecimentos que potenciem a interpretação de resultados na ótica dos investimentos
internacionais;
4. Fornecer conhecimentos que permitam analisar modelos econométricos (dados em painel e séries
temporais) que se interligam com os tópicos lecionados.
1. Globalização e tendências da economia mundial
A unidade curricular de Análise Económica, apresenta uma linha de fronteira com a Macroeconomia, e a Economia Internacional, recorrendo sempre a modelos econométricos ilustrativos dos conteúdos em análise.
Processo pedagógico a utilizar inclui os seguintes métodos:
1. Exposição teórica e empírica
2. Análise documental
3. Discussão em sala
4. Apresentações
5. Trabalho de investigação aplicada
A avaliação da unidade curricular terá como elemento formal a realização de um trabalho estrito de carácter individual e um
teste escrito. Com a seguinte ponderação: Trabalho :40% e Prova escrita: 60%
As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular encontram-se em consonância com os conteúdos programáticos elencados.
[1] Burda, M. e Wyploz, C., Oxford, Macroeconomia Uma visão Europeia, Oxford University Press, 5ª Edição, 2011.
[2] Figueiredo MA, Pessoa, A, Silva M , Crescimento Económico, Escolar Editora 2ª Edição, 2008.
[3] Nabais, C, Ferreira, V.R. Macroeconomia: Lições & Exercícios, LIDEL, 2012.
[4] Relatório sobre o programa e planificação das aulas, fornecido pelo docente; elaborado para as provas de Agregação realizadas no ISEG, U Lisboa, 2016.