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Análise Económica

Código: MCF027    Sigla: AE
Área Científica: Economia

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MCF 21 Despacho n.º 7166/2019, de 12 de agosto 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MCF-1-15

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Carlos Prazeres Marques Leitão - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O objetivo geral da unidade curricular é a transmissão de conhecimentos de macroeconomia, integrando aí os investimentos internacionais. Os resultados pretendidos da aprendizagem, ou competências, consistem na assimilação do funcionamento do sistema económico, numa perspetiva macroeconómica e interligando-a com os investimentos internacionais. È esperado que os mestrandos obtenham conhecimentos que lhes permitam:
1. Compreender a atual conjuntura económica;
2. Compreender e aplicar instrumentos que permitam analisar a conjuntura macroeconómica;
3. Adquirir novos conhecimentos que potenciem a interpretação de resultados na ótica dos investimentos
internacionais;
4. Fornecer conhecimentos que permitam analisar modelos econométricos (dados em painel e séries
temporais) que se interligam com os tópicos lecionados. 

Conteúdos programáticos

1. Globalização e tendências da economia mundial

2. Modelos de Crescimento : Aspetos teóricos e aspetos empíricos
2.1. Crescimento económico e sustentabilidade
3. Investimentos Internacionais : Aspetos teóricos e aspetos empíricos
4. Política Económica em Economia Aberta: Modelo Mundell-Fleming
5. Mercado de trabalho

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular de Análise Económica, apresenta uma linha de fronteira com a Macroeconomia, e a Economia Internacional, recorrendo sempre a modelos econométricos ilustrativos dos conteúdos em análise. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Processo pedagógico a utilizar inclui os seguintes métodos:
1. Exposição teórica e empírica
2. Análise documental
3. Discussão em sala
4. Apresentações
5. Trabalho de investigação aplicada
A avaliação da unidade curricular terá como elemento formal a realização de um trabalho estrito de carácter individual e um
teste escrito. Com a seguinte ponderação: Trabalho :40% e Prova escrita: 60% 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino utilizadas na unidade curricular encontram-se em consonância com os conteúdos programáticos elencados. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

[1] Burda, M. e Wyploz, C., Oxford, Macroeconomia  Uma visão Europeia, Oxford University Press, 5ª Edição, 2011.
[2] Figueiredo MA, Pessoa, A, Silva M , Crescimento Económico, Escolar Editora 2ª Edição, 2008.
[3] Nabais, C, Ferreira, V.R. Macroeconomia: Lições & Exercícios, LIDEL, 2012.
[4] Relatório sobre o programa e planificação das aulas, fornecido pelo docente;  elaborado para as provas de Agregação realizadas no ISEG, U Lisboa, 2016.