Código: | MCF029 | Sigla: | PF | |
Área Científica: | Ciências Jurídicas |
Área de Ensino: | Ciências Jurídicas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MCF | 13 | Despacho n.º 7166/2019, de 12 de agosto | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 20,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta unidade curricular fornece ao aluno um conjunto de conhecimentos, técnicas e métodos que permitem analisar, de forma sistemática, problemas de decisão fiscal no contexto empresarial.
O objetivo geral visa a otimização fiscal através da sua minimização ou diferimento tendo em vista a criação de valor para a empresa e stakeholders.
Constituem objetivos específicos:
(1) Conhecer as diversas variáveis do processo de planeamento fiscal, em particular benefícios, alternativas e exclusões tributárias;
(2) Aprender a caraterizar diferentes situações empresariais, proceder ao seu enquadramento fiscal e a determinar soluções à luz do critério de racionalidade económica do custo/benefício;
(3) Ser capaz de dar uma opinião técnica válida na tomada de decisão fiscal e conseguir justificar as ações recomendadas, e
(4) Desenvolvimento de competências na esfera da análise fiscal empresarial.
1. Planeamento Fiscal: conceitos, figuras afins e limites
- Conceitos de planeamento fiscal
- Limites ao planeamento fiscal
- Planeamento fiscal interno e planeamento fiscal internacional
- Planeamento fiscal abusivo
A divisão dos conteúdos programáticos em quatro módulos permite a existência de um equilíbrio na aprendizagem. Com efeito, quando integrados, os módulos permitem transmitir os conhecimentos tidos como fundamentais para que os alunos alcancem os objetivos previamente estabelecidos. O último módulo interliga os vários conhecimentos adquiridos na interpretação de situações reais.
A unidade curricular integrará o estudo de conceitos, técnicas, táticas e efeitos, acompanhados pela discussão dos exemplos e casos ilustrativos propostos, bem como a realização de trabalhos de grupo. Esta unidade curricular requer uma intensa participação dos estudantes, pois são utilizadas técnicas de aprendizagem ativa que contrabalançam a discussão de conceitos com a sua aplicação prática. A aprendizagem é interativa e aplicativa.
O método de avaliação de conhecimentos é a avaliação contínua. Serão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação contínua uma nota não inferior a 10 (dez) valores. A ponderação na nota final é de 50% para o teste de avaliação e de 50% para a realização e apresentação de um trabalho em grupo.
Todas as avaliações terão que ter uma classificação igual ou superior a 7 (sete) valores.
O foco em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas. Na prática, serão discutidos exemplos práticos e casos reais que ajudarão os alunos a compreender como é que a gestão se articula com a fiscalidade. A existência de grupos de trabalho como elemento de avaliação ajudará a fomentar a discussão e a aprendizagem, permitindo ir ao encontro dos objetivos estabelecidos em termos de compreensão das implicações que a atual conjuntura tem sobre a análise de problemas complexos.
- Caldas, M. (2015). O Conceito de Planeamento Fiscal Agressivo: Novos Limites ao Planeamento Fiscal?, Cadernos do IDEFF, Almedina.
- Catarino, J.; Guimarães, V. (2021). Lições de Fiscalidade - Princípios gerais e fiscalidade interna, (7ª Edição), Almedina.
- Scholes, M.; Wolfson, M.; Erickson, M.: Hanlon, M.; Maydew, E. e Shevlin, T. (2016). Taxes & Business Strategy, (5th Ed), Pearson.
- Teixeira, G. (2021). Manual de Direito Fiscal, (6.ª Edição), Almedina.
- Vários autores (2010). Planeamento e evasão fiscal. Vida económica.