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Enfermagem

Código: MEC2101    Sigla: E
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 9 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 2 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2.ºMEC-ESCSP

Ensino Teórico: 12,67
Teórico-Práticas: 5,33
Seminários: 2,50
Orientação Tutorial: 3,83

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,40
Seminários: 0,20
Orientação Tutorial: 0,27

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 0,40
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,40
Seminários Totais 1 0,20
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,20
Orientação Tutorial Totais 1 0,27
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Critica modelos de Enfermagem mobilizando as conceções teóricas e filosóficas e os padrões de qualidade, como suporte para a prática profissional.
Desenvolve uma prática baseada na evidência, considerando a natureza da ação de enfermagem para o cuidar profissional.
Aprofunda a Enfermagem como intervenção complexa, na resolução de problemas baseando a praxis clínica especializada em sólidos padrões de conhecimento

Conteúdos programáticos

Processo de teorização em enfermagem.
Escolas de Pensamento.
Metaparadigma.
Teorias de pequeno e médio alcance e Modelos.
A translação do conhecimento.
Multiculturalidade Enfermagem.
Disciplina de conhecimento e Profissão Enfermagem Avançada e Prática Baseada na evidência Enfermagem e o direito Natureza da Ação de enfermagem: Processo de cuidados.
Origem e difusão dos saberes. Padrões de qualidade.
CIPE Metacompetência um percurso a desenvolver para agir no contexto. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta Unidade curricular pretende -se desenvolver uma perspetiva de enfermagem baseada na evidência científica, enquadrando -a a nível nacional e internacional. A partir da abordagem das teorias de enfermagem e do desenvolvimento da profissão, aprofunda- se uma perspetiva de Enfermagem Avançada, com mobilização da Natureza da Acão e da Metacompetência, como instrumentos de reflexão sobre a prática e na prática. A sociedade atual releva a intervenção de profissionais de enfermagem em situação de proximidade aos cidadãos com um papel proativo na gestão do processo de cuidados, promotor de respeito pela diferença e pela diversidade na singularidade de cuidados. A Enfermagem é uma intervenção complexa que ao desenvolver uma abordagem centrada nas pessoas, famílias e comunidades, se constitui num domínio de intervenção caracterizado pela utilização de modelos teóricos como suporte à prática baseada na evidência, alicerçada ainda na reflexão em torno das competências profissionais

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Abordagem teórico concetual das diferentes temáticas; Descrição e análise reflexiva das práticas e Análise de problemas relacionados com a prática. O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a auto aprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC. Avaliação: Narrativa de prática; Individual (ponderação de 60% na classificação final da UC); Apresentação e discussão em Seminário (ponderação de 40% na classificação final da UC). 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos enunciados são suscetíveis de serem atingidos, fundamentalmente, através de estratégias promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico- reflexivo baseado num corpo de conhecimentos científicos e pela análise de cenários clínicos em enfermagem, mobilizados a partir das experiências dos mestrandos. As metodologias privilegiam a centralidade no mestrando, na perspetiva da prática baseada na evidência, com recurso à revisão sistemática da literatura, no sentido da atualização permanente do conhecimento em enfermagem, produzido e divulgado. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Butts,Janie B. & Rich, Karen L. (2012). Philosophies and Theories for Advanced Nursing Practice, 1st ed., Johns & Bartlett Learning Books. ISBN 978 0 7637 7986 3
Cody, W. K. (2006). Philosophical and Theoretical Perspectives for Advanced Nursing Practice. (4th ed.). London: Jones & Bartlett Pub
Perrenoud, P. (2002). A prática reflexiva no ofício de professor: Profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed. 

Reis, A., Saboga-Nunes, L., Spínola, A., Santos, I. & Santiago, C. (2019). Communicating with migrants: Children's health literacy, digital technology, health promotion tools. European Journal of Public Health, 29, Supplement_2. http://dx.doi.org/10.1093/eurpub/ckz185.491.
Schon, D. (1994) ¿ The reflective practitioner. How professionals think in action Arena.
Watson, J. (2002) Enfermagem pós moderna e futura. Novo paradigma de enfermagem. Camarate: Lusociência.