Código: | MEC2102 | Sigla: | G |
Página Web: | https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MEC2102&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2022 |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEC21 | 9 | Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro | 1º | 4 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 28,00 |
Teórico-Práticas: | 6,83 |
Seminários: | 4,17 |
Orientação Tutorial: | 3,33 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Aprofunda a importância da centralidade do cidadão nos processos de cuidados de saúde e na qualidade dos cuidados;
Critica modelos e práticas de gestão na área da governação clínica e de saúde;
Critica modelos de gestão com metodologias de organização do trabalho em enfermagem;
Aprofunda as teorias mais relevantes na criação de uma cultura para a garantia da qualidade dos cuidados
Aprofunda normas internacionais de avaliação da qualidade na saúde;
Desenvolve capacidade de liderança, espírito de iniciativa, empreendedorismo e resolução de problemas no sentido da discussão de resultados em saúde, e de avaliação de ambientes de práticas profissionais no sentido da melhoria contínua e de um ambiente terapêutico e seguro
Transições paradigmáticas em Saúde. Políticas públicas. Governação clínica e de saúde. A centralidade do cidadão nos processos de cuidados de saúde.
Estrutura Organizacional. Organizações de saúde.
Modelos de gestão em saúde. Planeamento em Saúde. "New Public Management¿.
Gestão estratégia.
Gestão e organização dos cuidados de enfermagem. Métodos e Práticas. Gestão de pessoas. Liderança. Ambientes de Prática Profissional. Delegação, supervisão, gestão de conflitos e desempenho profissional. Dotações seguras
Qualidade e desenvolvimento dos serviços de saúde. Gestão da qualidade. Melhoria Contínua. Gestão do risco.
Avaliação da qualidade dos Cuidados. Resultados sensíveis em enfermagem
Com esta Unidade curricular pretende-se desenvolver competências de gestão e liderança e mobilizar a aprendizagem das teorias da gestão, numa lógica do New Public Management. Valoriza-se o conhecimento do Sistema de Saúde Português na perspetiva das políticas públicas em saúde, das organizações assentes em diferentes estatutos jurídicos, promovendo a aquisição de saberes conducentes às competências inerentes à liderança e gestão de cuidados de enfermagem de qualidade e promotores da segurança dos cidadãos. Considerando o cidadão o centro dos cuidados evidencia-se a importância do planeamento em saúde, do processo de gestão e a metodologia de organização dos cuidados, tendo por base os princípios inerentes à qualidade dos mesmos e os ambientes de prática profissional. O conhecimento e a análise dos resultados em saúde e da efetividade dos cuidados permitem ao estudante liderar processos, com espírito de iniciativa e empreendedorismo, trabalhar em equipa no sentido da melhoria contínua
Metodologias/estratégias:
Abordagem teórico concetual das diferentes temáticas
Leitura e análise de textos e pesquisa orientada
Descrição e análise das práticas
Análise de problemas relacionados com a prática
Recorre-se a sessões expositivas, pesquisa orientada em fontes documentais diversas, incluindo bases de dados científicas.
Nas horas de trabalho autónomo o estudante pode recorrer a pesquisa, análise e preparação dos conteúdos para resposta às aprendizagens preconizadas.
Avaliação:
Análise crítica de um artigo individual (60%)
Apresentação de trabalho em Seminário (40%
Tendo por base a centralidade do estudante no processo de aprendizagem a organização da unidade curricular parte de uma perspetiva instrumental, focada nas capacidades cognitivas, metodológicas e práticas passando pelo desenvolvimento de habilidades interpessoais, capacidade critica e trabalho em equipa, até uma perspetiva sistémica, através da geração de atividades, demonstrando espírito de iniciativa e liderança. A pesquisa orientada permite identificar artigos científicos e consequentemente analisá-los. A análise dos artigos e outros documentos facilita a compreensão e reflexão dos conteúdos, tendo por base diferentes perspetivas teóricas e práticas e diferentes papéis inerentes aos colaboradores nas organizações de saúde. As metodologias referidas possibilitam identificar e refletir sobre os recursos disponíveis à gestão de cuidados e promoção da qualidade dos mesmos.
Amendoeira, J. & Ferreira, R. (2022). Modelos teóricos nas práticas/gestão de cuidados. 214-260. In Parreira, P., Castilho, A., Rocha, M., Martins, M., Santos, M. & Sousa, M., L. Gestão nas organizações de saúde. Matriz organizacional, política e assessoria. Ordem dos Enfermeiros; AACSP; CUDC.ISBN: 978-989-332321
Bernardino, M. (2019). Gestão em saúde. Organização interna dos serviços. Almedina
Ferreira, R. & Amendoeira, J. (2020). Clinical governance, leadership, and health care quality: a scooping review. Book Abstracts 1st ICMTT102.
Ferreira, R., & Amendoeira, J. (2015). Resultados sensíveis em enfermagem. Ensaio: modelo de avaliação da qualidade dos cuidados. Revista da UIIPS, 3(5), 396-407.
Frederico, M. & Sousa, F. (2022). Gerir com qualidade em saúde. Lidel
António, BN., Teixeira, A. & Rosa, A. (2019). Gestão da qualidade. De Deming ao modelo de excelência da EFQM. 3ªed. Edições Sílabo.
Reis, F., L. (2018). Manual de gestão das organizações. Teoria e prática. Edições Sílabo