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Gestão

Código: MEC2102    Sigla: G

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://academicos.ipsantarem.pt/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MEC2102&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2022
Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 9 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 4 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2.ºMEC-ESCSP

Ensino Teórico: 28,00
Teórico-Práticas: 6,83
Seminários: 4,17
Orientação Tutorial: 3,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,20
Teórico-Práticas: 0,53
Seminários: 0,67
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,20
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim   2,20
Teórico-Práticas Totais 1 0,53
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim   0,53
Seminários Totais 1 0,67
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim   0,67
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofunda a importância da centralidade do cidadão nos processos de cuidados de saúde e na qualidade dos cuidados;
Critica modelos e práticas de gestão na área da governação clínica e de saúde;
Critica modelos de gestão com metodologias de organização do trabalho em enfermagem;
Aprofunda as teorias mais relevantes na criação de uma cultura para a garantia da qualidade dos cuidados
Aprofunda normas internacionais de avaliação da qualidade na saúde;
Desenvolve capacidade de liderança, espírito de iniciativa, empreendedorismo e resolução de problemas no sentido da discussão de resultados em saúde, e de avaliação de ambientes de práticas profissionais no sentido da melhoria contínua e de um ambiente terapêutico e seguro

Conteúdos programáticos

Transições paradigmáticas em Saúde. Políticas públicas. Governação clínica e de saúde. A centralidade do cidadão nos processos de cuidados de saúde.
Estrutura Organizacional. Organizações de saúde.
Modelos de gestão em saúde. Planeamento em Saúde. "New Public Management¿.
Gestão estratégia.
Gestão e organização dos cuidados de enfermagem. Métodos e Práticas. Gestão de pessoas. Liderança. Ambientes de Prática Profissional. Delegação, supervisão, gestão de conflitos e desempenho profissional. Dotações seguras
Qualidade e desenvolvimento dos serviços de saúde. Gestão da qualidade. Melhoria Contínua. Gestão do risco.
Avaliação da qualidade dos Cuidados. Resultados sensíveis em enfermagem

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta Unidade curricular pretende-se desenvolver competências de gestão e liderança e mobilizar a aprendizagem das teorias da gestão, numa lógica do New Public Management. Valoriza-se o conhecimento do Sistema de Saúde Português na perspetiva das políticas públicas em saúde, das organizações assentes em diferentes estatutos jurídicos, promovendo a aquisição de saberes conducentes às competências inerentes à liderança e gestão de cuidados de enfermagem de qualidade e promotores da segurança dos cidadãos. Considerando o cidadão o centro dos cuidados evidencia-se a importância do planeamento em saúde, do processo de gestão e a metodologia de organização dos cuidados, tendo por base os princípios inerentes à qualidade dos mesmos e os ambientes de prática profissional. O conhecimento e a análise dos resultados em saúde e da efetividade dos cuidados permitem ao estudante liderar processos, com espírito de iniciativa e empreendedorismo, trabalhar em equipa no sentido da melhoria contínua

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologias/estratégias:
Abordagem teórico concetual das diferentes temáticas
Leitura e análise de textos e pesquisa orientada
Descrição e análise das práticas
Análise de problemas relacionados com a prática
Recorre-se a sessões expositivas, pesquisa orientada em fontes documentais diversas, incluindo bases de dados científicas.
Nas horas de trabalho autónomo o estudante pode recorrer a pesquisa, análise e preparação dos conteúdos para resposta às aprendizagens preconizadas.
Avaliação:
Análise crítica de um artigo individual (60%)
Apresentação de trabalho em Seminário (40% 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tendo por base a centralidade do estudante no processo de aprendizagem a organização da unidade curricular parte de uma perspetiva instrumental, focada nas capacidades cognitivas, metodológicas e práticas passando pelo desenvolvimento de habilidades interpessoais, capacidade critica e trabalho em equipa, até uma perspetiva sistémica, através da geração de atividades, demonstrando espírito de iniciativa e liderança. A pesquisa orientada permite identificar artigos científicos e consequentemente analisá-los. A análise dos artigos e outros documentos facilita a compreensão e reflexão dos conteúdos, tendo por base diferentes perspetivas teóricas e práticas e diferentes papéis inerentes aos colaboradores nas organizações de saúde. As metodologias referidas possibilitam identificar e refletir sobre os recursos disponíveis à gestão de cuidados e promoção da qualidade dos mesmos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amendoeira, J. & Ferreira, R. (2022). Modelos teóricos nas práticas/gestão de cuidados. 214-260. In Parreira, P., Castilho, A., Rocha, M., Martins, M., Santos, M. & Sousa, M., L. Gestão nas organizações de saúde. Matriz organizacional, política e assessoria. Ordem dos Enfermeiros; AACSP; CUDC.ISBN: 978-989-332321
Bernardino, M. (2019). Gestão em saúde. Organização interna dos serviços. Almedina
Ferreira, R. & Amendoeira, J. (2020). Clinical governance, leadership, and health care quality: a scooping review. Book Abstracts 1st ICMTT102.
Ferreira, R., & Amendoeira, J. (2015). Resultados sensíveis em enfermagem. Ensaio: modelo de avaliação da qualidade dos cuidados. Revista da UIIPS, 3(5), 396-407.
Frederico, M. & Sousa, F. (2022). Gerir com qualidade em saúde. Lidel
António, BN., Teixeira, A. & Rosa, A. (2019). Gestão da qualidade. De Deming ao modelo de excelência da EFQM. 3ªed. Edições Sílabo.
Reis, F., L. (2018). Manual de gestão das organizações. Teoria e prática. Edições Sílabo