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Investigação

Código: MEC2103    Sigla: I
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 9 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 4 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2.ºMEC-ESCSP

Ensino Teórico: 19,33
Teórico-Práticas: 10,50
Seminários: 4,50
Orientação Tutorial: 9,50

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,67
Teórico-Práticas: 0,80
Seminários: 0,33
Orientação Tutorial: 0,93

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,67
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   1,67
Teórico-Práticas Totais 1 0,80
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,80
Seminários Totais 1 0,33
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 0,93
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins   0,93

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Joaquim Penedos Amendoeira Martins Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Critica os paradigmas subjacentes à investigação científica no domínio da Enfermagem;
Aprofunda conhecimentos no âmbito das diferentes metodologias de investigação em Enfermagem numa perspetiva de construção de conhecimento científico
Desenvolve Revisão Sistemática da Literatura como orientação para a prática baseada na evidência
Desenvolve as habilidades inerentes à elaboração de um projeto de investigação científica em Enfermagem
Critica a qualidade de artigos científicos em Enfermagem 

Conteúdos programáticos

Paradigmas epistemológicos e de investigação em Enfermagem.
Desenho de Projeto de Investigação científica em Enfermagem.
A Revisão Sistemática da Literatura.
As Unidades/Centros de Investigação em Enfermagem.
A divulgação de resultados e a translação do conhecimento.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular privilegia a análise de temas de Investigação, designadamente a avaliação crítica de estudos e sua importância para a prática baseada na evidência, enfatizando-se a Revisão Sistemática como estratégia para identificação das evidências mais atuais. A identificação de áreas de interesse a investigar no processo de cuidados, constitui-se como uma atividade a desenvolver para promover a investigação orientada para as necessidades reais das pessoas, famílias e comunidade. Assume-se a importância de que os ciclos da investigação sejam finalizados através da divulgação dos resultados, constituindo-se esta unidade curricular como suporte à organização dos projetos de investigação, posteriormente concretizados na relação com outras unidades do curso. Uma abordagem dinâmica baseada na consulta, interpretação e análise de artigos de investigação que abordem as mais diversas problemáticas em saúde

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Abordagem teórico concetual das diferentes temáticas, com leitura e análise crítica de artigos de investigação, orientação tutorial e Seminário. O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a auto aprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC. Avaliação: Artigo de investigação individual (em relação com a Unidade Curricular Enfermagem) e crítica pelos mestrandos de projeto de investigação, em grupo. O artigo de investigação tem a ponderação de 65% e a crítica em grupo de 35% para a classificação final da unidade curricular.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias interativas, privilegiam o envolvimento dos estudantes no processo ensino aprendizagem, centrado na procura, interpretação e análise de artigos científicos, assumem -se como o garante da consecução dos objetivos da unidade curricular. Por outro lado, o envolvimento dos estudantes em projetos em curso, coordenados pelo docente da unidade curricular e outros docentes que colaboram, permitem a ponte entre os aspetos teóricos e a prática da investigação científica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Fourth edition. Oxford: Oxford University press
Grove, S., Burns, N., Gray, J. (2013) Practice of nursing research. Appraisal, Synthesis and generation evidence. Seventh edition. Elsevier Krippendorff, K. (2018). Content Analysis. An Introduction to Its methodology. 4 ed. London: Sage Publications
Richards, D., Hansen, T., Borglin, G. & Amendoeira, J. (2018). The second triennial Systematic Literature Review of European Nursing Research: impact on patient outcomes and implications for evidence-based practice. WORLDVIEWS ON EVIDENCE-BASED NURSING, 15(5). 333-343. HTTPS://DOI.ORG/10.1111/WVN.1232025
Streubert, Helen J. ; Carpenter, Dona R (2013). Investigação qualitativa em enfermagem: avançando o imperativo humanista. 5ª ed. Lisboa: Lusociência,
Webb, C., Roe, B. (2007) Reviewing research evidence for nursing practice. Systematic reviews. Oxford: Blackwell Publishing