• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MEC2104
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Ética e Deontologia

Código: MEC2104    Sigla: ED
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 9 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 2 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2.ºMEC-ESCSP

Ensino Teórico: 4,17
Teórico-Práticas: 13,17
Seminários: 4,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,33
Teórico-Práticas: 1,00
Seminários: 0,53

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,33
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim   1,00
Seminários Totais 1 0,53
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hortense Maria Tavares Simões Cotrim Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofunda conhecimentos que fundamentem a especificidade da intervenção ética e deontológica do enfermeiro especialista em diversas situações e contextos.
Desenvolve competências que fundamentam, do ponto de vista ético e deontológico a intervenção perante a pessoa, a família e a comunidade
Aprofunda um pensamento critico e analítico conducente a uma prática profissional e ética no seu campo de intervenção
Baseia a sua praxis clínica especializada em sólidos e válidos padrões

Conteúdos programáticos

Conceitos fundamentais: revisão, análise e discussão
Princípios éticos em cuidados de saúde
Tomada de decisão ética
O Direito na Saúde e na Enfermagem
Questões bioéticas e suas implicações na prática de enfermagem especializada
Questões éticas do fim de vida
Distribuição de recursos em saúde e responsabilidade do enfermeiro especialista. Reflexão ética.
Desenvolvimento de temas de ética e deontologia da enfermagem da área especifica de Enfermagem.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento de conhecimentos no domínio da ética fundamental e em particular da ética em enfermagem é essencial para que o enfermeiro garanta a adequação dos cuidados a cada pessoa em diferentes momentos e contextos. Considerar que a responsabilidade e o respeito pelo outro estão na base de cuidados de enfermagem seguros e adequados fundamenta a importância da competência ética, facilitadora também nos tomadas de decisão e intervenção em processos complexos de decisão. É também ao enfermeiro mestre em enfermagem que compete participar nas respostas a situações de exceção, por vezes imprevisíveis, pelo que deverá possuir e mobilizar conhecimentos e habilidades que lhe permitam ser um elemento ativo e de referência na conceção e implementação de planos adequados a estas situações, salvaguardando os aspetos éticos e deontológicos inerentes ao exercício da profissão.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões expositivas
Pesquisa, Leitura e análise de documentos
Análise de situações da prática dos cuidados

O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a auto aprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC. 
Avaliação: Trabalho de grupo (apresentação /discussão oral individual 60%, trabalho escrito 40%) 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O aprofundamento de conhecimentos teóricos sobre as principais temáticas relacionadas com a prática profissional do enfermeiro através da informação estruturada por parte do professor e da pesquisa e análise de documentos pelos estudantes, visa sustentar a fundamentação do processo de tomada de decisão ética, e fundamentar ética e deontologicamente a intervenção do enfermeiro. A discussão de situações com apelo à experiência do estudante e a utilização de situações caso pretendem promover o desenvolvimento de capacidades de análise critica, de tomada de decisão e de intervenção.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alonso, Augusto Hortal (2008). La dimensión pública de la ética de las profesiones, in Reimão, Cassiano Maria. Ética e profissões : Desafios da modernidade. Lisboa: Universidade Lusíada Editora.
Alonso, Augusto Hortal (2006). Virtudes del professional, in Brito, José Henriques Silveira. Ética das profissões. Braga: Universidade Católica Portuguesa. Publicações da Faculdade de Filosofia
França, Ana Paula (2012). A Consciência Bioética e o Cuidar. Coimbra: Formasau Editora
Neves, Maria C. Patrão; Osswald, Walter (2014). Bioética Simples. 2ºed. Lisboa: Edição Babel
Veiga João (2006). Ética em enfermagem: Análise, problematização e (re)construção. Lisboa: Climepsi editores.