Código: | MEC2104 | Sigla: | ED | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEC21 | 9 | Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro | 1º | 2 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 4,17 |
Teórico-Práticas: | 13,17 |
Seminários: | 4,33 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Aprofunda conhecimentos que fundamentem a especificidade da intervenção ética e deontológica do enfermeiro especialista em diversas situações e contextos.
Desenvolve competências que fundamentam, do ponto de vista ético e deontológico a intervenção perante a pessoa, a família e a comunidade
Aprofunda um pensamento critico e analítico conducente a uma prática profissional e ética no seu campo de intervenção
Baseia a sua praxis clínica especializada em sólidos e válidos padrões
Conceitos fundamentais: revisão, análise e discussão
Princípios éticos em cuidados de saúde
Tomada de decisão ética
O Direito na Saúde e na Enfermagem
Questões bioéticas e suas implicações na prática de enfermagem especializada
Questões éticas do fim de vida
Distribuição de recursos em saúde e responsabilidade do enfermeiro especialista. Reflexão ética.
Desenvolvimento de temas de ética e deontologia da enfermagem da área especifica de Enfermagem.
O desenvolvimento de conhecimentos no domínio da ética fundamental e em particular da ética em enfermagem é essencial para que o enfermeiro garanta a adequação dos cuidados a cada pessoa em diferentes momentos e contextos. Considerar que a responsabilidade e o respeito pelo outro estão na base de cuidados de enfermagem seguros e adequados fundamenta a importância da competência ética, facilitadora também nos tomadas de decisão e intervenção em processos complexos de decisão. É também ao enfermeiro mestre em enfermagem que compete participar nas respostas a situações de exceção, por vezes imprevisíveis, pelo que deverá possuir e mobilizar conhecimentos e habilidades que lhe permitam ser um elemento ativo e de referência na conceção e implementação de planos adequados a estas situações, salvaguardando os aspetos éticos e deontológicos inerentes ao exercício da profissão.
Sessões expositivas
Pesquisa, Leitura e análise de documentos
Análise de situações da prática dos cuidados
O aprofundamento de conhecimentos teóricos sobre as principais temáticas relacionadas com a prática profissional do enfermeiro através da informação estruturada por parte do professor e da pesquisa e análise de documentos pelos estudantes, visa sustentar a fundamentação do processo de tomada de decisão ética, e fundamentar ética e deontologicamente a intervenção do enfermeiro. A discussão de situações com apelo à experiência do estudante e a utilização de situações caso pretendem promover o desenvolvimento de capacidades de análise critica, de tomada de decisão e de intervenção.
Alonso, Augusto Hortal (2008). La dimensión pública de la ética de las profesiones, in Reimão, Cassiano Maria. Ética e profissões : Desafios da modernidade. Lisboa: Universidade Lusíada Editora.
Alonso, Augusto Hortal (2006). Virtudes del professional, in Brito, José Henriques Silveira. Ética das profissões. Braga: Universidade Católica Portuguesa. Publicações da Faculdade de Filosofia
França, Ana Paula (2012). A Consciência Bioética e o Cuidar. Coimbra: Formasau Editora
Neves, Maria C. Patrão; Osswald, Walter (2014). Bioética Simples. 2ºed. Lisboa: Edição Babel
Veiga João (2006). Ética em enfermagem: Análise, problematização e (re)construção. Lisboa: Climepsi editores.