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Planeamento em Saúde

Código: MEC2105    Sigla: PS

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 8 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 4 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2.ºMEC-ESCSP

Ensino Teórico: 10,00
Teórico-Práticas: 11,00
Trabalho de Campo: 8,50
Seminários: 8,67
Orientação Tutorial: 4,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 0,87
Trabalho de Campo: 0,87
Seminários: 0,67
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Elisabete Lamy da Luz - ESSS   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 0,87
Elisabete Lamy da Luz - ESSS   0,87
Trabalho de Campo Totais 1 0,87
Elisabete Lamy da Luz - ESSS   0,87
Seminários Totais 1 0,67
Elisabete Lamy da Luz - ESSS   0,67
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Elisabete Lamy da Luz - ESSS   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elisabete Lamy da Luz - ESSS Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Capacidade para aquisição de conhecimentos no âmbito da metodologia do planeamento em saúde, na especificidade da Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública.
- Capacidade para integrar a metodologia do planeamento em saúde, enquanto contributo para o processo de cuidados em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, numa lógica de intervenção multidisciplinar.
- Capacidade de compreensão das etapas do processo de planeamento em saúde na construção das competências específicas de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública.

Conteúdos programáticos

- Determinantes e necessidades em saúde
- Etapas do processo de planeamento em saúde
- Níveis de planeamento
- Dinâmicas e evolução da saúde pública
- O planeamento em saúde na definição de políticas de saúde
- Analise económica no planeamento em saúde 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As políticas de saúde, no contexto da globalização, tornam pertinente o desenvolvimento do conhecimento em planeamento em saúde, permitindo aos enfermeiros construírem uma visão metodológica e integradora na abordagem dos problemas de saúde da pessoas e grupos, numa perspetiva de saúde comunitária e de saúde pública.
A escassez de recursos, face às necessidades crescentes em saúde e à complexidade das variáveis que interferem no nível de saúde das populações, legitima o conhecimento do planeamento em saúde enquanto recurso fundamental na racionalidade de respostas; os enfermeiros detentores de formação especializada em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública integram a equipa de saúde multidisciplinar, numa lógica de intervenção centrada nas pessoas e na comunidade.    

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A lecionação terá por base estratégias pedagógicas diversificadas, tendo em conta a diversidade de saberes e experiências profissionais dos estudantes e a natureza dos conteúdos a tratar. De acordo com a tipologia proposta para as horas de contacto, consideram-se:
­ Aulas expositivas/participativas, mobilizando a experiência profissional dos estudantes¿
­ Trabalho de campo, nos conteúdos relativos ao diagnóstico da situação de saúde, face à diversidade de instrumentos de colheita de dados, nomeadamente no acesso a bancos de dados.
­ Seminários de apresentação e discussão do trabalho de campo desenvolvido, como partilha e aprofundamento científicos dos temas tratados.
Propõe-se avaliação de processo com base nas estratégias referidas e avaliação final, sumativa, através de teste escrito.
A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos professores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias propostas consideram o estudante um parceiro ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, mobilizando interesses, saberes e experiência profissional, enquanto suporte e motivação para o desenvolvimento de novas competências.
A partilha e discussão científica preconizadas promovem no estudante capacidade crítica e reflexiva, numa lógica de trabalho transdisciplinar que caracteriza o processo de planeamento em saúde.
Estes aspetos asseguram a adequação e coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem propostas para esta unidade curricular, na proatividade do estudante em todo o processo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Biblioteca do Instituto de Higiene e Medicina Tropical - Gabinete dos Anais (coord), (2017). Planeamento em Saúde. In: Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, vol.16 (supl nº 1).
 Lancaster, J. (2011). Enfermagem de saúde pública. Cuidados de saúde na comunidade centrados na população (7ª ed.). Lisboa: Lusociência.
- Tavares, A. (1990). Métodos e técnicas de planeamento em saúde. Lisboa: Ministério da Saúde: Departamento de Recursos Humanos da Saúde.
- Nunes, M. (2016). Cartilha Metodológica do Planeamento em Saúde e as ferramentas de auxílio. Lisboa: Chiado editora.
- Melo, P. (2020). Enfermagem de saúde Comunitária e de saúde Pública. Lidel

-Direção Geral de Saúde (2017). Desenvolver os planos locais de saúde e reforçar o Plano Nacional de Saúde. Manual Orientador dos Planos Locais de saúde . DGS.
-INE (2021)- Objectivos do desenvolvimento sustentável. Agenda 2030.. Indicadores para Portugal. 2015-2021.