Código: | MEC2105 | Sigla: | PS |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEC21 | 8 | Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro | 1º | 4 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 10,00 |
Teórico-Práticas: | 11,00 |
Trabalho de Campo: | 8,50 |
Seminários: | 8,67 |
Orientação Tutorial: | 4,67 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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- Capacidade para aquisição de conhecimentos no âmbito da metodologia do planeamento em saúde, na especificidade da Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública.
- Capacidade para integrar a metodologia do planeamento em saúde, enquanto contributo para o processo de cuidados em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, numa lógica de intervenção multidisciplinar.
- Capacidade de compreensão das etapas do processo de planeamento em saúde na construção das competências específicas de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública.
- Determinantes e necessidades em saúde
- Etapas do processo de planeamento em saúde
- Níveis de planeamento
- Dinâmicas e evolução da saúde pública
- O planeamento em saúde na definição de políticas de saúde
- Analise económica no planeamento em saúde
As políticas de saúde, no contexto da globalização, tornam pertinente o desenvolvimento do conhecimento em planeamento em saúde, permitindo aos enfermeiros construírem uma visão metodológica e integradora na abordagem dos problemas de saúde da pessoas e grupos, numa perspetiva de saúde comunitária e de saúde pública.
A escassez de recursos, face às necessidades crescentes em saúde e à complexidade das variáveis que interferem no nível de saúde das populações, legitima o conhecimento do planeamento em saúde enquanto recurso fundamental na racionalidade de respostas; os enfermeiros detentores de formação especializada em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública integram a equipa de saúde multidisciplinar, numa lógica de intervenção centrada nas pessoas e na comunidade.
A lecionação terá por base estratégias pedagógicas diversificadas, tendo em conta a diversidade de saberes e experiências profissionais dos estudantes e a natureza dos conteúdos a tratar. De acordo com a tipologia proposta para as horas de contacto, consideram-se:
Aulas expositivas/participativas, mobilizando a experiência profissional dos estudantes¿
Trabalho de campo, nos conteúdos relativos ao diagnóstico da situação de saúde, face à diversidade de instrumentos de colheita de dados, nomeadamente no acesso a bancos de dados.
Seminários de apresentação e discussão do trabalho de campo desenvolvido, como partilha e aprofundamento científicos dos temas tratados.
Propõe-se avaliação de processo com base nas estratégias referidas e avaliação final, sumativa, através de teste escrito.
A componente autónoma da unidade curricular será concretizada através de pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos professores.
As metodologias propostas consideram o estudante um parceiro ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, mobilizando interesses, saberes e experiência profissional, enquanto suporte e motivação para o desenvolvimento de novas competências.
A partilha e discussão científica preconizadas promovem no estudante capacidade crítica e reflexiva, numa lógica de trabalho transdisciplinar que caracteriza o processo de planeamento em saúde.
Estes aspetos asseguram a adequação e coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem propostas para esta unidade curricular, na proatividade do estudante em todo o processo.
Biblioteca do Instituto de Higiene e Medicina Tropical - Gabinete dos Anais (coord), (2017). Planeamento em Saúde. In: Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, vol.16 (supl nº 1).
Lancaster, J. (2011). Enfermagem de saúde pública. Cuidados de saúde na comunidade centrados na população (7ª ed.). Lisboa: Lusociência.
- Tavares, A. (1990). Métodos e técnicas de planeamento em saúde. Lisboa: Ministério da Saúde: Departamento de Recursos Humanos da Saúde.
- Nunes, M. (2016). Cartilha Metodológica do Planeamento em Saúde e as ferramentas de auxílio. Lisboa: Chiado editora.
- Melo, P. (2020). Enfermagem de saúde Comunitária e de saúde Pública. Lidel