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Epidemiologia e Bioestatística

Código: MEC2106    Sigla: EB

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 9 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2.ºMEC-ESCSP

Ensino Teórico: 12,67
Teórico-Práticas: 17,33
Trabalho de Campo: 17,17
Seminários: 8,50
Orientação Tutorial: 4,17

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,33
Trabalho de Campo: 1,33
Seminários: 0,67
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Lígia Eduarda Pereira Monterroso   0,67
Marta Maria Gonçalves Rosa   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 1,33
Lígia Eduarda Pereira Monterroso   1,33
Trabalho de Campo Totais 1 1,33
Lígia Eduarda Pereira Monterroso   0,33
Marta Maria Gonçalves Rosa   1,00
Seminários Totais 1 0,67
Lígia Eduarda Pereira Monterroso   0,33
Marta Maria Gonçalves Rosa   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Marta Maria Gonçalves Rosa   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Maria Gonçalves Rosa Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de compreensão da metodologia epidemiológica e bioestatística como essenciais em estudos de investigação na área da saúde comunitária e de saúde pública
Capacidade de demonstração de conceber e projetar estudos de investigação, análise e interpretação de resultados, com recurso ao sistema informático SPSS
Capacidade reflexiva acerca do potencial de aplicabilidade dos resultados dos estudos epidemiológicos em enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública
Capacidade de usar como recurso a epidemiologia no diagnóstico de saúde, vigilância epidemiológica, avaliação de programas e investigação

Conteúdos programáticos

Epidemiologia
A interface saúde-doença.
Níveis de prevenção em saúde: da prevenção primordial à prevenção quaternária.
Vigilância epidemiológica.
Aplicação da bioestatística na vigilância epidemiológica.
Amostragem
Estatística descritiva (interpretação de dados estatísticos e principais medidas usadas na área da saúde)
Análises estatística aplicada à epidemiologia (Inferência estatística, testes paramétricos e não paramétricos)
Estudos epidemiológicos centrados nas comunidades humanas.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

É fundamental que o especialista nesta área da enfermagem desenvolva conhecimentos e competências que lhe permitam agir ativamente na equipa multidisciplinar, na resolução dos problemas epidemiológicos e ambientais.
A transição epidemiológica dos últimos anos conduziu a um perfil de prevalência de doenças crónicas e à emergência de situações complexas, como as alterações climáticas, os microrganismos multirresistentes e as mutações virais, associados a movimentos anti vacinação, de expressão recente.
A medição do nível de saúde da comunidade requer instrumentos que suportem adequadamente as ações a desenvolver, na resolução dos problemas identificados.
Os conteúdos propostos visam dotar os estudantes de conhecimentos e competências que lhes permitam identificar, analisar e intervir nas variáveis epidemiológicas implicadas na saúde da comunidade.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A lecionação tem por base estratégias pedagógicas diversificadas, tendo em conta a natureza dos conteúdos e os requisitos de aprendizagem do estudante adulto. Seguindo a tipologia proposta para as horas de contacto, consideram-se: aulas expositivas/participativas, mobilizando experiência profissional dos estudantes¿ Desenvolvimento da área da vigilância epidemiológica com conferência por perito na área; Trabalho de campo, abrangendo os conteúdos abordados, demonstrando a importância da epidemiologia e bioestatística; Seminários de apresentação e discussão do trabalho de campo desenvolvido, numa lógica de aprofundamento científicos dos temas considerados. A componente autónoma deverá ser realizada pelo estudante através de: análise de bibliografia científica acerca das temáticas abordadas e outras complementares ao desenvolvimento das competências. Avaliação de processo com base nas estratégias referidas e avaliação final, de caráter sumativo, através de trabalho escrito individual. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias propostas inserem-¬se numa filosofia de formação de adultos, considerando o estudante um parceiro ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, mobilizando interesses, experiência, maturidade e desenvolvimento dos vários tipos de inteligência.
O reconhecimento de um grau elevado de autonomia na procura e construção do conhecimento, em que ao professor cabe essencialmente o papel de dinamizador e facilitador da aprendizagem, é coerente com os objetivos desta unidade curricular. Efetivamente, os verbos reconhecer, integrar e analisar remetem para um tipo de trabalho pedagógico compatível com as metodologias propostas, nomeadamente o trabalho de campo e os seminários, dinamizadas pela Orientação Tutorial, cabendo aqui ao professor um trabalho de articulação das várias metodologias.
A reflexão sobre as práticas profissionais desenvolvidas constituiu um importante recurso de construção do conhecimento neste nível de ensino, potenciado pelas metodologias expostas, nomeadamente pelo trabalho de campo e pelos seminários, na conjugação que permite de iniciativa individual, debate em grupo, questionamento de pré¬ conceitos e reorganização conceptual relativamente aos assuntos em estudo.
A conferência, por perito, na área da vigilância epidemiológica, assegura uma abordagem deste tópico do programa mais consentânea com a natureza eminentemente prática e dinâmica do mesmo.
Os aspetos mencionados asseguram a adequação e coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem propostas para esta unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Beagleohole, R.,  Bonita, R. Kjellstroin, T. (2003). Epidemiologia Básica. Lisboa. Escola Nacional de Saúde Publica.
Cabral, M. (2002). Saúde e doença em Portugal. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Fronteira, I. (2018). Manual de Epidemiologia. Coimbra: edições Almedina.
Maroco, J. (2018). Análise Estatística, com o SPSS Statistics, 7ª Edição. Edições Sílabo.
Oliveira, A. (2014). Bioestatística descodificada - Bioestatística, Epidemiologia e investigação, 2ª edição. Lidel
Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2008). Análise de Dados para Ciências Sociais: A Complementaridade do SPSS, 5ª Edição. Edições Sílabo.
Rouquayrol, Maria Zélia e Almeida Filho, N. (2009). Epidemiologia e Saúde. (6ªed.). Rio de Janeiro: Editora Guanabara.