Código: | MEC2109 | Sigla: | GCCF |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEC21 | 9 | Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro | 1º | 3 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 4,33 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminários: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Capacidade de identificação dos principios e características da governação clínica fomentando o desenvolvimento dos componentes necessários à prestação de cuidados de qualidade em saúde na comunidade
Capacidade de análise face ao potencial de governação em saúde, para a conceção, implementação e avaliação dos programas de saúde na comunidade
Capacidade de avaliação dos processos de tomada de decisão em saúde comunitária através de técnicas de intervenção com vista à governação, contratualização e financiamento dos programas de saúde.
Modelo Concetual - Governação em saúde
Governação clínica: conceito e principios
Governação na dimensão comunitária, responsabilidades profissionais e competências
Agrupamento de Centros de Saúde | ACeS | Contratos-programa
Planeamento para a Governação em saúde - da oferta à procura de cuidados de saúde
Estratégias e ações adequadas em programas de saúde comunitária e saúde Pública
No âmbito das competências específicas dos estudantes na área de enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública pretende-se capacitá-los para a análise e implementação/coordenação dos programas de saúde comunitários visando a governação em saúde/governação clínica, através da integração em equipas que os coordenam e são responsáveis pela consecução dos objetivos dos programas do Programa Nacional de Saúde.
A sua capacidade de avaliação dos componentes essenciais ao aperfeiçoamento e monitorização dos programas de saúde de âmbito comunitário, desenvolve-se a partir da mobilização das politicas e estratégias desenvolvidas de acordo com as fontes normativo-legais, conceptual e metodologicamente enquadradas à realidade nacional.
A componente teórica da unidade curricular contempla a abordagem teórico-conceptual das diferentes áreas temáticas, leitura e análise de documentos, análise de "situações problema" relacionados com o planeamento e intervenção em contextos clínicos. Conferencias com peritos das organizações de saúde parceiras com a ESSS.
A componente autónoma da unidade curricular deve ser realizada pelo estudante através de: análise da bibliografia científica sobre os temas abordados e outras consideradas complementares ao desenvolvimento de competências.
Avaliação:
Análise crítica individual: 50%
Trabalho de grupo com apresentação oral em Seminário: 50%
Direção Geral da Saúde (2022). Plano Nacional de Saúde 2021-2030. Ministério da Saúde, Portugal.
Bernardino, M. (2019). Gestão em Saúde. Organização Interna dos serviços. Coimbra, Edições Almedina, S.A.
Ferreira, P. L., & Raposo, V. (2006). A governação em saúde e a utilização de indicadores de satisfação. Revista Portuguesa de Clinica Geral, 22, pp. 285-296.
Frederico, M. & Sousa, F. (2022). Gerir com Qualidade em Saúde. Lisboa, Lidel ¿ Edições Técnicas, Lda.
Ministério da Saúde (2017). Agrupamentos de Centros de Saúde: Novo impulso para a governação clínica e de saúde. Grupo Técnico Nacional da Governação Clínica e de Saúde nos Cuidados de saúde Primários. Lisboa, Portugal.Recuperado em: https://bicsp.min.saude.pt/pt/biblioteca/Biblioteca/Governa%C3%A7%C3%A3o%20Clinca%20e%20de%20Sa%C3%BAde.pdf
Nunes, Rui (2014). Regulação da Saúde, 3ª ed., Porto. Vida Económica. pp.352.