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Saúde e Ambiente

Código: MEC2110    Sigla: SA
Área Científica: Saúde Ambiental

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 9 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 3 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2.ºMEC-ESCSP

Ensino Teórico: 10,17
Teórico-Práticas: 8,50
Trabalho de Campo: 8,50
Seminários: 4,33
Orientação Tutorial: 4,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,80
Teórico-Práticas: 0,67
Trabalho de Campo: 0,67
Seminários: 0,33
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,80
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   0,80
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   0,67
Trabalho de Campo Totais 1 0,67
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   0,67
Seminários Totais 1 0,33
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de analisar as políticas de ambiente e saúde no sentido da prevenção e redução de riscos e a importância da comunicação dos mesmos
Capacidade para compreender a complexidade dos determinantes sociais, biológicos e ambientais na saúde e no bem-estar

   Capacidade para analisar os fatores ambientais que interferem na saúde das pessoas e comunidades

Conteúdos programáticos

Ambiente e saúde - conceito de ambiente global
Ambiente e ecologia
Políticas de ambiente e saúde - nacionais e internacionais
Domínios prioritários em saúde ambiental
Efeitos do ambiente na saúde humana

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

É fundamental que o especialista nesta área da enfermagem desenvolva conhecimentos e competências que lhe permitam agir ativamente na equipa multidisciplinar, na resolução dos problemas ambientais.

As alterações ambientais dos últimos anos conduziram a um ecossistema instável, questionando a sustentabilidade dos recursos naturais e acentuando as desigualdades em saúde, com base na (in)salubridade do ambiente.
A emergência de situações ambientais complexas, como as alterações climáticas, colocam o desafio da sustentabilidade ambiental.
O nível de saúde ambiental, da comunidade, constitui-se como um determinante de saúde e bem-estar coletivos, que urge desenvolver.
Os conteúdos propostos visam dotar os estudantes de conhecimentos e competências que lhes permitam identificar, analisar e intervir, em equipa multidisciplinar, nas variáveis ambientais implicadas na saúde da comunidade. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A lecionação terá por base estratégias pedagógicas diversificadas, tendo em conta a natureza dos conteúdos e os requisitos de aprendizagem do estudante adulto. Seguindo a tipologia proposta para as horas de contacto, consideram-­se:
­- Aulas expositivas/participativas, mobilizando a experiência profissional e a consciência ambiental e de participação cidadã dos estudantes;
-­ Trabalho de campo, nos conteúdos relativos aos indicadores de avaliação do estado de saúde ambiental da comunidade e à interface ambiente-­saúde.
­- Seminários de apresentação e discussão do trabalho de campo desenvolvido, numa lógica de partilha e aprofundamento científicos dos temas considerados.
A pesquisa, leitura e análise de documentos complementares preconizam-se enquanto estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do estudante.

Propõe­-se avaliação processual com base nas estratégias referidas anteriormente.
A avaliação final resultará da elaboração e apresentação de um trabalho em grupo.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias propostas inserem-­se numa filosofia de ensino de adultos, considerando o estudante um parceiro ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, mobilizando interesses, experiência, maturidade e desenvolvimento dos vários tipos de inteligência.
O reconhecimento de um grau elevado de autonomia na procura e construção do conhecimento, em que ao professor cabe essencialmente o papel de dinamizador e facilitador da aprendizagem, é coerente com os objetivos desta unidade curricular. Efetivamente, os verbos reconhecer, integrar e analisar remetem para um tipo de trabalho pedagógico compatível com as metodologias propostas - nomeadamente o trabalho de campo e os seminários, dinamizados pela orientação tutorial, cabendo aqui ao professor um trabalho de articulação das várias metodologias.
A reflexão sobre as práticas profissionais desenvolvidas constitui um importante recurso de construção do conhecimento neste nível de ensino (potenciado pelas metodologias expostas, nomeadamente pelo trabalho de campo e pelos seminários) na conjugação que permite, da iniciativa individual, debate em grupo, questionamento de pré­-conceitos e reorganização conceptual relativamente aos assuntos em estudo.
Os aspetos mencionados asseguram a adequação e coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem propostos para esta unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Agência Europeia do Ambiente (2021). Estratégia AEA-Eionet para 2021-2030. Serviço das Publicações da União Europeia. https://www.eea.europa.eu/pt/publications/estrategia-aea-eionet-para-2021-2030
Agência Portuguesa do Ambiente (2021). Relatório do Estado do Ambiente 2020/21. Agência Portuguesa do Ambiente. https://sniambgeoviewer.apambiente.pt/GeoDocs/geoportaldocs/rea/REA2020/REA2020.pdf
Melo, J. (2022). Cuidados de Saúde e Ambiente. Uma verdade incómoda. Editora Princípia.
World Economic Forum (2022). The Global Risks Report 2022 (17th Edition). World Economic Forum. https://www3.weforum.org/docs/WEF_The_Global_Risks_Report_2022.pdf
World Health Organization (2020). WHO global strategy on health, environment and climate change: the transformation needed to improve lives and wellbeing. WHO. https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331959/9789240000377-eng.pdf?ua=1