Código: | MEC2110 | Sigla: | SA | |
Área Científica: | Saúde Ambiental |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MEC21 | 9 | Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro | 1º | 3 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 10,17 |
Teórico-Práticas: | 8,50 |
Trabalho de Campo: | 8,50 |
Seminários: | 4,33 |
Orientação Tutorial: | 4,67 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Capacidade de analisar as políticas de ambiente e saúde no sentido da prevenção e redução de riscos e a importância da comunicação dos mesmos
Capacidade para compreender a complexidade dos determinantes sociais, biológicos e ambientais na saúde e no bem-estar
Ambiente e saúde - conceito de ambiente global
Ambiente e ecologia
Políticas de ambiente e saúde - nacionais e internacionais
Domínios prioritários em saúde ambiental
Efeitos do ambiente na saúde humana
É fundamental que o especialista nesta área da enfermagem desenvolva conhecimentos e competências que lhe permitam agir ativamente na equipa multidisciplinar, na resolução dos problemas ambientais.
A lecionação terá por base estratégias pedagógicas diversificadas, tendo em conta a natureza dos conteúdos e os requisitos de aprendizagem do estudante adulto. Seguindo a tipologia proposta para as horas de contacto, consideram-se:
- Aulas expositivas/participativas, mobilizando a experiência profissional e a consciência ambiental e de participação cidadã dos estudantes;
- Trabalho de campo, nos conteúdos relativos aos indicadores de avaliação do estado de saúde ambiental da comunidade e à interface ambiente-saúde.
- Seminários de apresentação e discussão do trabalho de campo desenvolvido, numa lógica de partilha e aprofundamento científicos dos temas considerados.
A pesquisa, leitura e análise de documentos complementares preconizam-se enquanto estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do estudante.
As metodologias propostas inserem-se numa filosofia de ensino de adultos, considerando o estudante um parceiro ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, mobilizando interesses, experiência, maturidade e desenvolvimento dos vários tipos de inteligência.
O reconhecimento de um grau elevado de autonomia na procura e construção do conhecimento, em que ao professor cabe essencialmente o papel de dinamizador e facilitador da aprendizagem, é coerente com os objetivos desta unidade curricular. Efetivamente, os verbos reconhecer, integrar e analisar remetem para um tipo de trabalho pedagógico compatível com as metodologias propostas - nomeadamente o trabalho de campo e os seminários, dinamizados pela orientação tutorial, cabendo aqui ao professor um trabalho de articulação das várias metodologias.
A reflexão sobre as práticas profissionais desenvolvidas constitui um importante recurso de construção do conhecimento neste nível de ensino (potenciado pelas metodologias expostas, nomeadamente pelo trabalho de campo e pelos seminários) na conjugação que permite, da iniciativa individual, debate em grupo, questionamento de pré-conceitos e reorganização conceptual relativamente aos assuntos em estudo.
Os aspetos mencionados asseguram a adequação e coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem propostos para esta unidade curricular.
Agência Europeia do Ambiente (2021). Estratégia AEA-Eionet para 2021-2030. Serviço das Publicações da União Europeia. https://www.eea.europa.eu/pt/publications/estrategia-aea-eionet-para-2021-2030
Agência Portuguesa do Ambiente (2021). Relatório do Estado do Ambiente 2020/21. Agência Portuguesa do Ambiente. https://sniambgeoviewer.apambiente.pt/GeoDocs/geoportaldocs/rea/REA2020/REA2020.pdf
Melo, J. (2022). Cuidados de Saúde e Ambiente. Uma verdade incómoda. Editora Princípia.
World Economic Forum (2022). The Global Risks Report 2022 (17th Edition). World Economic Forum. https://www3.weforum.org/docs/WEF_The_Global_Risks_Report_2022.pdf
World Health Organization (2020). WHO global strategy on health, environment and climate change: the transformation needed to improve lives and wellbeing. WHO. https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331959/9789240000377-eng.pdf?ua=1