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Cuidados Continuados

Código: MEC2112    Sigla: CC
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 8 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 2,5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2.ºMEC-ESCSP

Ensino Teórico: 10,17
Trabalho de Campo: 11,33
Seminários: 4,33
Orientação Tutorial: 2,67

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,80
Trabalho de Campo: 0,87
Seminários: 0,33
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,80
Marta Maria Gonçalves Rosa   0,80
Trabalho de Campo Totais 1 0,87
Marta Maria Gonçalves Rosa   0,87
Seminários Totais 1 0,33
Marta Maria Gonçalves Rosa   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Marta Maria Gonçalves Rosa   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Maria Gonçalves Rosa Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de compreensão das necessidades, potencialidades e recursos da pessoa/cuidador promotores da sua autonomia e/ou nível de dependência numa lógica da reinserção familiar e social
Capacidade de compreensão das respostas organizadas e flexíveis de acordo com as necessidades e preferências da pessoa/família Capacidade reflexiva, crítica e ética de situações complexas inerentes aos cuidados continuados 

Conteúdos programáticos

Organização do Sistema de cuidados de saúde e RNCCI
Intervenção com a pessoa / família em Cuidados Continuados (inclui a pessoa com doença crónica e Reabilitação em Cuidados Continuados)
Planos Individuais de Intervenção (PII)
Princípios éticos na continuidade de cuidados.
Comunicação e equipa interdisciplinar na RNCCI
Investigação em cuidados continuados (inclui Indicadores de resultado com evidência nos ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem)

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos a atingir e das competências a serem desenvolvidas pelos mestrandos.
Estas premissas apontam para a necessidade de que aqueles se apropriem dos conhecimentos necessários para a gestão dos cuidados, numa dinâmica de trabalho em equipa de saúde, otimizando as respostas de enfermagem à pessoa e família no sentido da promoção da sua autonomia e/ou nível de dependência, na lógica da reinserção familiar e social garantindo a segurança e qualidade dos cuidados.
Simultaneamente, sistematizam-se os conhecimentos fundamentais visando a avaliação das melhores práticas conducentes a um exercício seguro, profissional e ético, utilizando habilidades de tomada de decisão ética e deontológica.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Método expositivo, leitura e análise de textos.
Análise e discussão de estudos de caso construídos a partir de cenários da prática clínica em contexto da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.
A componente autónoma deverá ser realizada pelo estudante através de: análise de bibliografia científica acerca das temáticas abordadas e outras complementares ao desenvolvimento das competências. Avaliação: Análise reflexiva  Individual (50%); Trabalho de Grupo: Análise e discussão de Estudos de Caso (50%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias utilizadas favorecem o desenvolvimento da capacidade de refletir e ajuizar ética e criticamente situações complexas inerentes aos cuidados continuados, mobilizando conhecimentos e habilidades para antecipar e responder às diferentes situações.
A análise reflexiva ¿ Individual e o Trabalho de Grupo com análise e discussão de Estudos de Caso valorizam o desenvolvimento de competências nesta área, pela reflexão efetiva em processos de tomada de decisão em situações de maior complexidade em contextos de cuidados continuados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Marques, S.C.L. (2008). Cuidadores Informais. Coimbra, Portugal: Formasau
Martins, T. (2006). Qualidade de vida e bem estar dos doentes e familiares cuidadores. Coimbra, Portugal: Formasau
Rosa, M. (2016) Resultados sensíveis às intervenções de Enfermagem. A pessoa idosa em contextos da RNCCI. (Tese de Doutoramento em Enfermagem, Universidade do Porto). Porto. Recuperado de https://repositorio-aberto.up.pt/ bitstream/ 10216/87644/2/166984.pdf 
Rosa, M.; Amendoeira, J. (2015). Resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem: das intervenções aos ganhos em saúde. Revista da UIIPS 3, 282 - 294
Tomás, A., Prata, A., Simões, A. ,Costa, L., Godinho, C., Eliseu, G., Rosa, M., Almeida, N., & Nascimento, T. (2016) Rede nacional de cuidados continuados integrados: sustentabilidade com segurança! . Loures, Portugal: Lusodidacta. ISBN: 978-989-8075-59-8