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Promoção do Envelhecimento Saudável

Código: MEC2113    Sigla: PES
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 8 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 2,5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2.ºMEC-ESCSP

Ensino Teórico: 0,00
Trabalho de Campo: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,80
Trabalho de Campo: 0,87
Seminários: 0,33
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,80
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,80
Trabalho de Campo Totais 1 0,87
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,87
Seminários Totais 1 0,33
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de Compreensão do processo de envelhecimento enquanto continuum ao longo do ciclo de vida e as suas implicações na saúde
Desenvolvimento de conhecimentos no âmbito das transições de desenvolvimento da pessoa idosa, promotoras do envelhecimento saudável
Capacidade de integração de conhecimentos sobre políticas de saúde e estratégias de avaliação e intervenção no idoso, no contexto da comunidade, no âmbito dos estilos de vida saudáveis

Conteúdos programáticos

Envelhecimento saudável - políticas integradas da abordagem à pessoa idosa
Promoção da saúde da pessoa idosa
A pessoa idosa nos diferentes contextos da comunidade, educação ao longo da vida, participação e integração
Fatores influenciadores do processo e de experiências de saúde da pessoa idosa
Estratégias de intervenção de enfermagem na saúde e bem-estar do idoso
Enfermagem em Gerontologia

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes valorizem as crenças, valores e hábitos de vida da pessoa idosa, na construção do seu processo de envelhecimento, numa perspetiva de saúde

Pretende-se ainda desenvolver, nos estudantes, a capacidade analítica e de intervenção em enfermagem, enquadrada pelas políticas nacionais, neste âmbito, assim como pela perspetiva sistémica

A partir da valorização do idoso, no seu processo de envelhecimento, os estudantes estimulam e lideram processos promotores de saúde. Desenvolvem estratégias de acompanhamento aos idosos e famílias, em particular com o seu prestador informal de cuidados  eticamente enquadradas, ao nível da prevenção primária, secundária e terciária no processo de cuidados.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Leitura e Análise de textos.
Análise de Projetos e Experiências em desenvolvimento nos contextos da prática clínica. Análise e discussão de Estudos de Caso a partir de cenários clínicos.
Avaliação:
Análise reflexiva Individual(50%).
Trabalho de Grupo: Análise e discussão de Estudos de Caso (50%). 

A componente autónoma da unidade curricular poderá ser realizada com recurso a pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos docentes.  


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos enunciados serão atingidos fundamentalmente, através de estratégias promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo baseado num corpo de conhecimentos científicos e pela análise de cenários clínicos em desenvolvimento nos contextos de cuidados de enfermagem de saúde familiar a famílias com idosos, na especificidade de diferentes contextos comunitários.
Simula
m-se estratégias de acompanhamento das famílias com idosos e seus prestadores informais de cuidados, com estudos de caso aos diferentes níveis de prevenção primária, secundária e terciária, com discussão dos princípios éticos que os enquadram, nesta fase do ciclo de vida familiar.
Definem-se e fundamentam-se diferentes estratégias, suscetíveis de promoverem resiliência familiar em particular nos prestadores informais de cuidados, de acordo com as caraterísticas das famílias nos diferentes contextos comunitários.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


Berger, L. & Mailloux Poirier, D. D. (2008) Pessoas idosas: uma abordagem global. Lisboa: Lusodidacta.
Organização Pan-Americana da Saúde (2022). Relatório mundial sobre o idadismo. Washington, D.C.: Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. https://doi.org/10.37774/9789275724453
Portugal. (2017). Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável. Obtido de https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2017/07/ENEAS.pdf.
Squire, A. (2005). Saúde e bem estar das pessoas idosas. Fundamentos básicos para a prática. Loures: Lusociência Edições Técnicas e Científicas Lda
Stanhope, M. & Lancaster, J. (2007). Enfermagem Comunitária: Loures: Lusociência Edições Técnicas e Científicas Lda
World Health Organization. (2019). General Meeting of the WHO Global Coordination Mechanism on the Prevention and Control of Noncommunicable Diseases: Meeting Report. Geneva: World Health Organization
World Health Organization. (2017). Global strategy and action plan on ageing and health. Geneva



Observações