Maria Celeste Gomes de Aguiar Eloy Godinho Nogueira
Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis
Coordenação Científica
Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de Compreensão do processo de envelhecimento enquanto continuum ao longo do ciclo de vida e as suas implicações na saúde Desenvolvimento de conhecimentos no âmbito das transições de desenvolvimento da pessoa idosa, promotoras do envelhecimento saudável Capacidade de integração de conhecimentos sobre políticas de saúde e estratégias de avaliação e intervenção no idoso, no contexto da comunidade, no âmbito dos estilos de vida saudáveis
Conteúdos programáticos
Envelhecimento saudável - políticas integradas da abordagem à pessoa idosa Promoção da saúde da pessoa idosa A pessoa idosa nos diferentes contextos da comunidade, educação ao longo da vida, participação e integração Fatores influenciadores do processo e de experiências de saúde da pessoa idosa Estratégias de intervenção de enfermagem na saúde e bem-estar do idoso Enfermagem em Gerontologia
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes valorizem as crenças, valores e hábitos de vida da pessoa idosa, na construção do seu processo de envelhecimento, numa perspetiva de saúde
Pretende-se ainda desenvolver, nos estudantes, a capacidade analítica e de intervenção em enfermagem, enquadrada pelas políticas nacionais, neste âmbito, assim como pela perspetiva sistémica
A partir da valorização do idoso, no seu processo de envelhecimento, os estudantes estimulam e lideram processos promotores de saúde. Desenvolvem estratégias de acompanhamento aos idosos e famílias, em particular com o seu prestador informal de cuidados eticamente enquadradas, ao nível da prevenção primária, secundária e terciária no processo de cuidados.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Leitura e Análise de textos. Análise de Projetos e Experiências em desenvolvimento nos contextos da prática clínica. Análise e discussão de Estudos de Caso a partir de cenários clínicos. Avaliação: Análise reflexiva Individual(50%). Trabalho de Grupo: Análise e discussão de Estudos de Caso (50%).
A componente autónoma da unidade curricular poderá ser realizada com recurso a pesquisa bibliográfica e leituras complementares recomendadas pelos docentes.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os objetivos enunciados serão atingidos fundamentalmente, através de estratégias promotoras do desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo baseado num corpo de conhecimentos científicos e pela análise de cenários clínicos em desenvolvimento nos contextos de cuidados de enfermagem de saúde familiar a famílias com idosos, na especificidade de diferentes contextos comunitários. Simulam-se estratégias de acompanhamento das famílias com idosos e seus prestadores informais de cuidados, com estudos de caso aos diferentes níveis de prevenção primária, secundária e terciária, com discussão dos princípios éticos que os enquadram, nesta fase do ciclo de vida familiar. Definem-se e fundamentam-se diferentes estratégias, suscetíveis de promoverem resiliência familiar em particular nos prestadores informais de cuidados, de acordo com as caraterísticas das famílias nos diferentes contextos comunitários.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Berger, L. & Mailloux Poirier, D. D. (2008) Pessoas idosas: uma abordagem global. Lisboa: Lusodidacta. Organização Pan-Americana da Saúde (2022). Relatório mundial sobre o idadismo. Washington, D.C.: Licença: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. https://doi.org/10.37774/9789275724453 Portugal. (2017). Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável. Obtido de https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2017/07/ENEAS.pdf. Squire, A. (2005). Saúde e bem estar das pessoas idosas. Fundamentos básicos para a prática. Loures: Lusociência Edições Técnicas e Científicas Lda Stanhope, M. & Lancaster, J. (2007). Enfermagem Comunitária: Loures: Lusociência Edições Técnicas e Científicas Lda World Health Organization. (2019). General Meeting of the WHO Global Coordination Mechanism on the Prevention and Control of Noncommunicable Diseases: Meeting Report. Geneva: World Health Organization World Health Organization. (2017). Global strategy and action plan on ageing and health. Geneva