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Estágio - Diagnóstico de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública

Código: MEC2115    Sigla: ESTD
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 5 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 15 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 0,33
Estágio: 0,00
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 0,33
Marta Maria Gonçalves Rosa   0,33
Estágio Totais 1 0,00
Orientação Tutorial Totais 12 3,96
Marta Maria Gonçalves Rosa   1,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Maria Gonçalves Rosa Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de análise das situações de saúde e doença com impacto comunitário e nos grupos
Capacidade de diagnosticar necessidades e problemas em cuidados especializados em enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública
Capacidade de participação na vigilância epidemiológica dos fenómenos saúde-doença de uma determinada área geográfica Capacidades de integração na coordenação dos programas de saúde e monitorização de atividades na consecução dos objetivos do Plano Nacional de Saúde.

Conteúdos programáticos

A Comunidade como cliente
Abordagem sistémica em enfermagem
Modelos socio ecológicos
Planeamento em saúde
Diagnóstico de enfermagem comunitária e de saúde pública
Saúde e ambiente
Epidemiologia
Ética e deontologia em enfermagem comunitária e saúde pública
Políticas de saúde nacionais e internacionais

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O estágio de diagnóstico assume uma vertente prática no âmbito dos cuidados na comunidade e em saúde pública, que permite aos estudantes o desenvolvimento de competências especializadas nas referidas áreas, equacionando os determinantes de saúde e fatores de risco numa abordagem sistémica, utilizando indicadores epidemiológicos Para a consecução dos objetivos, os estudantes mobilizam todos os conteúdos abordados em teoria, com ênfase na metodologia do processo de enfermagem e do planeamento em saúde na compreensão do estado de saúde ou doença de uma comunidade no seu ambiente geopolítico e sociocultural Em todo o processo mobilizam os conhecimentos éticos na comunidade, com grupos e com os parceiros sociais.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O estágio decorre em serviços de saúde direcionados para a comunidade: Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) e Unidades de Saúde Pública (USP). Estágio (E) - desenvolvimento de estágio na comunidade sob orientação de enfermeiros especialistas em enfermagem comunitária. Seminário (S) - momento final de apresentação do trabalho de desenvolvido, com estudantes, professores orientadores e enfermeiros especialistas e mestres em enfermagem comunitária. A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelo estudante através de: pesquisa bibliográfica que suporte a elaboração do Diagnóstico de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Avaliação: Avaliação de desempenho - 50%; Trabalho de grupo com apresentação individual - 50%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta unidade curricular pretende-se dotar os estudantes de um conjunto de ferramentas que incentivem a aquisição e o desenvolvimento de competências. Os estudantes elaboram o diagnóstico de enfermagem na área de saúde da comunidade e saúde pública. Após a identificação de problemas e necessidades, validam os dados com a população e parceiros sociais. No âmbito da saúde pública participam nos processos inerentes ao diagnóstico em saúde e à vigilância epidemiológica na identificação dos fatores de risco com influência negativa na saúde da comunidade e no ambiente, recorrendo a indicadores epidemiológicos e sociais. Os estudantes evidenciam capacidades de análise das situações de saúde e doença com impacto comunitário e nos grupos através das etapas da metodologia do processo de enfermagem, do planeamento em saúde e método epidemiológico Pretende-se que o estudante se envolva nos processos de tomada de decisão no âmbito da conceção, de programas de saúde, monitorizando os resultados obtidos, concebendo instrumentos de colheita de dados para a vigilância epidemiológica e caracteriza o perfil epidemiológico de uma área geodemográfica. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Campos, F.C.C., Faria H. P. & Santos, M. A. (2010). Planejamento e avaliação das ações em saúde (2ªed). Belo Horizonte, MG: Editora Coopmed 
Fronteira, Inês (2018). Manual de epidemiologia. Coimbra, Portugal: Edições Almedina
Instituto de Higiene e Medicina Tropical (2017). Planeamento em Saúde. In: Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, 16 (supl 1). Lisboa, Portugal: Universidade Nova de Lisboa 
Neuman, B. (2011). The Neuman systems model. Aplication to nursing education and pratice. New Jersey, US: Appleton Century-Crofts
Nunes, M. (2016). Catilha metodológica do planeamento em saúde e as ferramentas de auxílio. Lisboa, Portugal: Chiado Editora Stanhope, M., & Lancaster, J. (2011). Enfermagem de saúde pública. Cuidados de saúde na comunidade centrados na população (7ª ed.). Lisboa, Portugal: Lusociência