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Investigação em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública

Código: MEC2116    Sigla: INV
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 4 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 15 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

2.ºMEC-ESCSP

Ensino Teórico: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Seminários: 2,67
Orientação Tutorial: 1,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Seminários Totais 1 2,67
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira   1,33
Orientação Tutorial Totais 1 1,33
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira   0,66

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina de Spínola Costa Maymone Madeira Responsável
Alcinda Maria Sarmento Sacramento Costa Reis Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de identificação do estado da arte no âmbito de temática selecionada;
Capacidade de formulação de um problema de investigação científica em enfermagem:
Capacidade de organização de um quadro de referência como enquadramento para um problema de investigação científica em enfermagem;
Capacidade de desenhar uma metodologia adequada para a implementação empírica do processo de investigação Capacidade de seleção e/ou desenho de técnicas de colheita de dados / informação relevantes;
Capacidade de análise critica dos resultados obtidos através da aplicação de técnicas investigativas (qualitativas ou quantitativas)
Capacidade de redação de relatório do processo de investigação desenvolvido;

Conteúdos programáticos

Introdução à metodologia de seminário
O problema de investigação e o quadro de referência
A obtenção de informação especializada em enfermagem e ciências afins
A operacionalização do processo de investigação segundo a abordagem utilizada (quantitativa ou qualitativa)
As práticas de estatística avançada
Metanálise e metasíntese
Comunicação escrita de trabalho científico

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Ao ser necessário ter conhecimento e competência para interpretar os resultados oriundos de pesquisa, aprofunda-se as diferentes metodologias de investigação e as práticas de estatística avançada. Da mesma forma e considerando o objeto de estudo em enfermagem e as questões que frequentemente se colocam ao investigador, a interação entre o enfermeiro e o sujeito alvo dos cuidados, são perspetivadas além das metodologias, a obtenção de informação especializada em enfermagem e ciências afins e a operacionalização do processo de investigação. Completa-se com a síntese dos resultados, considerando a metanálise e a metasíntese. Preconiza-se que o estudante divulgue os resultados obtidos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A componente teórica da unidade curricular contempla a leitura e análise crítica de artigos de investigação, conferencias com peritos na área da investigação qualitativa e quantitativa, orientação tutorial e seminário.

A componente autónoma da unidade curricular deve ser realizada pelo estudante através de: análise da bibliografia científica sobre o tema em estudo e outros considerados relevantes para o desenvolvimento do projeto de investigação.

Avaliação: Elaboração e desenvolvimento de projeto de investigação - 100%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A intervenção em saúde e, especificamente em enfermagem, tem vindo a centralizar-se numa prática baseada na evidência, enquanto processo de descoberta, avaliação e aplicação de evidências científicas para o tratamento e gestão da saúde. O cuidado é desenvolvido a partir de resultados de pesquisas, do consenso de especialistas ou a combinação de ambos. Efetuar, desta forma, uma intervenção clínica em enfermagem, significa ser consciencioso, explícito e criterioso nas informações derivadas de teorias, das pesquisas para a tomada de decisão sobre o cuidado prestado a indivíduos ou grupos, considerando as necessidades individuais e preferências. Este facto faz com que as intervenções se contextualizem quer ao grupo alvo, quer ao contexto e caracterize a unicidade da situação. O profissional de enfermagem procura na formação aprofundar conhecimentos para que o seu cuidar seja, em cada situação, mais específico e especializado. Para tal, a unidade curricular (UC) engloba e enfatiza o uso de pesquisas para guiar a tomada de decisão clínica. Esta abordagem requer a mobilização de novas habilidades para o uso de diferentes processos para a tomada de decisão. Essas habilidades incluem a aplicação formal das regras da evidência ao avaliar a literatura. Envolve e combina a pesquisa com a experiência clínica, podendo ir até às preferências da pessoa e ou grupo para realizar uma decisão sobre um problema específico. Considerando a investigação orientada para a ação em enfermagem e em saúde, e sendo fundamental basear a prática na evidência, esta UC constitui-se como organizadora e estruturante para a partilha do conhecimento baseado em questões da prática clínica de enfermagem. Com esta metodologia será possível contextualizar situações a estudar ou a aprofundar. Por outro lado, ajudará a fundamentar uma questão a investigar, como central ao projeto de investigação. A definição do problema com base na revisão sistemática de literatura, as opções metodológicas e os contextos a estudar, serão partilhados em seminário, estratégia promotora de troca de experiencias, enriquecimento pessoal e profissional e diversidade de temáticas. Este facto possibilitará ao estudante, num processo de construção sistemático e partilhado, sob orientação, construir e desenvolver o seu projeto de investigação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bryman, A. (2012). Social research methods (4th ed.). Oxford: Oxford University press.
Bardin, L. (2020). Análise de Conteúdo (ed: reimpressão 2020). Almedina.
Creswell, J. W., & Creswell, J.D. (2017). Research Design: Qualitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks: Sage Publications.
Cunha, M., & Santos, E. (2021). Revisão sistemática da literatura com meta-análise: Um guia prático para iniciantes. Edições Esgotadas, Lda.
Gauthier, B. (2016). Recherche sociale: De la problématique à la collecte des donnés (6ª ed.). Presses de l¿Université du Québec.
Grove, S., Burns, N., Gray, J. (2013). Practice of nursing research. Appraisl, synthesis and generation evidence (7th ed.). St. Louis: Elsevier.
Naranjo, E., & Ramos, S. (2014). Metodologia da investigação científica. Escolar Editora.
Néné M. & Sequeira, C. (2022). Investigação em Enfermagem ¿ Teoria e Prática. Lidel.