Código: | MEC2116 | Sigla: | INV | |
Área Científica: | Enfermagem |
Área de Ensino: | 2º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEC21 | 4 | Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro | 1º | 15 | 0 | 0 |
Ensino Teórico: | 0,00 |
Seminários: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Capacidade de identificação do estado da arte no âmbito de temática selecionada;
Capacidade de formulação de um problema de investigação científica em enfermagem:
Capacidade de organização de um quadro de referência como enquadramento para um problema de investigação científica em enfermagem;
Capacidade de desenhar uma metodologia adequada para a implementação empírica do processo de investigação Capacidade de seleção e/ou desenho de técnicas de colheita de dados / informação relevantes;
Capacidade de análise critica dos resultados obtidos através da aplicação de técnicas investigativas (qualitativas ou quantitativas)
Capacidade de redação de relatório do processo de investigação desenvolvido;
Introdução à metodologia de seminário
O problema de investigação e o quadro de referência
A obtenção de informação especializada em enfermagem e ciências afins
A operacionalização do processo de investigação segundo a abordagem utilizada (quantitativa ou qualitativa)
As práticas de estatística avançada
Metanálise e metasíntese
Comunicação escrita de trabalho científico
Ao ser necessário ter conhecimento e competência para interpretar os resultados oriundos de pesquisa, aprofunda-se as diferentes metodologias de investigação e as práticas de estatística avançada. Da mesma forma e considerando o objeto de estudo em enfermagem e as questões que frequentemente se colocam ao investigador, a interação entre o enfermeiro e o sujeito alvo dos cuidados, são perspetivadas além das metodologias, a obtenção de informação especializada em enfermagem e ciências afins e a operacionalização do processo de investigação. Completa-se com a síntese dos resultados, considerando a metanálise e a metasíntese. Preconiza-se que o estudante divulgue os resultados obtidos.
A componente teórica da unidade curricular contempla a leitura e análise crítica de artigos de investigação, conferencias com peritos na área da investigação qualitativa e quantitativa, orientação tutorial e seminário.
A componente autónoma da unidade curricular deve ser realizada pelo estudante através de: análise da bibliografia científica sobre o tema em estudo e outros considerados relevantes para o desenvolvimento do projeto de investigação.
Avaliação: Elaboração e desenvolvimento de projeto de investigação - 100%
A intervenção em saúde e, especificamente em enfermagem, tem vindo a centralizar-se numa prática baseada na evidência, enquanto processo de descoberta, avaliação e aplicação de evidências científicas para o tratamento e gestão da saúde. O cuidado é desenvolvido a partir de resultados de pesquisas, do consenso de especialistas ou a combinação de ambos. Efetuar, desta forma, uma intervenção clínica em enfermagem, significa ser consciencioso, explícito e criterioso nas informações derivadas de teorias, das pesquisas para a tomada de decisão sobre o cuidado prestado a indivíduos ou grupos, considerando as necessidades individuais e preferências. Este facto faz com que as intervenções se contextualizem quer ao grupo alvo, quer ao contexto e caracterize a unicidade da situação. O profissional de enfermagem procura na formação aprofundar conhecimentos para que o seu cuidar seja, em cada situação, mais específico e especializado. Para tal, a unidade curricular (UC) engloba e enfatiza o uso de pesquisas para guiar a tomada de decisão clínica. Esta abordagem requer a mobilização de novas habilidades para o uso de diferentes processos para a tomada de decisão. Essas habilidades incluem a aplicação formal das regras da evidência ao avaliar a literatura. Envolve e combina a pesquisa com a experiência clínica, podendo ir até às preferências da pessoa e ou grupo para realizar uma decisão sobre um problema específico. Considerando a investigação orientada para a ação em enfermagem e em saúde, e sendo fundamental basear a prática na evidência, esta UC constitui-se como organizadora e estruturante para a partilha do conhecimento baseado em questões da prática clínica de enfermagem. Com esta metodologia será possível contextualizar situações a estudar ou a aprofundar. Por outro lado, ajudará a fundamentar uma questão a investigar, como central ao projeto de investigação. A definição do problema com base na revisão sistemática de literatura, as opções metodológicas e os contextos a estudar, serão partilhados em seminário, estratégia promotora de troca de experiencias, enriquecimento pessoal e profissional e diversidade de temáticas. Este facto possibilitará ao estudante, num processo de construção sistemático e partilhado, sob orientação, construir e desenvolver o seu projeto de investigação.
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