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Temas de Matemática

Código: MEPE1C200    Sigla: TM

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPE1C 22 Despacho n.º 8688/2022 4 48 108

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPE1C-TA

Teórico-Práticas: 50,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Célia Cristina Fidalgo Mercê   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Célia Cristina Fidalgo Mercê Responsável
Maria Clara Marques dos Santos Martins Coordenação Científica
Nelson José Mestrinho Lopes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta UC tem como finalidade aprofundar o conhecimento matemático dos mestrandos sobre temáticas abordadas ao longo da licenciatura em Educação Básica, nomeadamente o conhecimento para ensinar Números e Operações, Álgebra, Geometria e Medida, e Organização e Tratamento de dados, no 1.º CEB. Pretende-se que os mestrandos sejam capazes de:
O1. Desenvolver o sentido de número, a compreensão dos números e das operações e a capacidade de cálculo mental e escrito;
O2. Aprofundar o pensamento algébrico, bem como a capacidade de representar situações matemáticas e não matemáticas;
O3. Aprofundar o sentido espacial, com destaque para a visualização e para a compreensão de propriedades de 
figuras geométricas no plano e no espaço, a noção de grandeza e respetivos processos de medida;
O4. Desenvolver a capacidade de ler e interpretar dados organizados na forma de tabelas e gráficos, assim como de os recolher, organizar e representar de modo a resolver problemas em contextos variados.

Conteúdos programáticos

1. Números e Operações - O sentido de número e a numeração - Números fracionários - Significados e representações - A prática com compreensão do cálculo numérico e o sentido das operações com números inteiros e fracionários. 2. Álgebra e pensamento algébrico - A importância do pensamento e da linguagem algébrica. - Regularidades e a formulação de generalizações, em contextos numéricos e geométricos. - Análise das propriedades das operações e relações numéricas. 3. Geometria e Medida - Orientação espacial - Visualização espacial - Conceitos básicos e propriedades dos objetos geométricos - Operações com figuras geométricas - Conceitos de grandeza e de medida. A compreensão do processo de medição e a importância da estimação 4. Dados e Probabilidade - Investigação estatística - Recolha, representação e interpretação de dados - Situações aleatórias. Conceito de probabilidade 5. Capacidades matemáticas transversais e a sua articulação com os temas matemáticos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os conteúdos programáticos visam fornecer um conjunto integrado de conhecimentos fundamentais sobre os temas matemáticos nos primeiros anos. Os mestrandos terão oportunidade de desenvolver o seu sentido de número, a compreensão dos números e das operações e a capacidade de cálculo mental e escrito quando compreendem a importância das competências lógico-matemáticas para o desenvolvimento do sentido de número nos primeiros anos e quando trabalham problemas em contextos diversos envolvendo os números e as suas operações.
Ao trabalharem a visualização e a estruturação espacial os mestrandos estarão a aprofundar o seu sentido espacial, e a compreensão da noção de grandeza e respetivos processos de medida.
O trabalho no âmbito do tema OTD permite aos mestrandos tomarem consciência da importância da investigação estatística e desenvolverem a capacidade de recolher, organizar, ler e interpretar dados, com o fim de resolver problemas em contextos variados.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As aulas proporcionam um contexto de formação que visa momentos de trabalho individual, em pequenos grupos e coletivo, no âmbito da realização e discussão de tarefas propostas: a discussão e consolidação de conteúdos; a realização de propostas de trabalho individual e de grupo, na aula, de resolução de exercícios e problemas e a realização de tarefas de exploração e de investigação; a utilização de materiais manipuláveis e tecnológicos em situações de modelação matemática.
 A avaliação por frequência basear-se-á: a) na realização de um trabalho de projeto, em grupo, acompanhado presencialmente pelo docente, e respetiva discussão (50%); b) na realização um teste escrito (50%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

De modo a atingir os objetivos mencionados pretende-se proporcionar aos professores e educadores um espaço onde possam refletir, elaborar e discutir sobre tarefas que lhes permitam desenvolver o conhecimento matemático relativo aos temas Números e Operações, Álgebra, Geometria e Medida e Organização e Tratamento de dados, bem como o conhecimento para ensinar estes conteúdos, proporcionado aos alunos aprendizagens significativas.
Uma vez que o contexto de formação fomentado nesta unidade curricular visa momentos de trabalho individual e em pequenos grupos, assim como momentos de discussão coletiva com vertentes reflexivas e investigativas, então tais situações de trabalho favorecerão a compreensão dos temas matemáticos, nomeadamente a compreensão do sentido de número e das operações, o desenvolvimento do pensamento algébrico, da visualização espacial e a investigação em estatística como forma de aprofundar conhecimentos básicos de organização e tratamento de dados. Através de propostas de trabalho colaborativo entre os mestrandos haverá possibilidade de articular estes temas desenvolvendo o conhecimento matemático mas também o conhecimento didático e curricular, essencial para a formação profissional dos professores. Além disto, será dado destaque às conexões matemáticas entre os diferentes conceitos e relações dos diversos temas pois é através do reconhecimento da Matemática como um todo integrado que se concretiza uma aprendizagem da Matemática com compreensão quer para os próprios mestrandos quer para os seus alunos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ball, D., Thames, M. & Phelps, G. (2008). Content Knowledge for Teaching: What makes it spetial?. Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407. Breda, A., Serrazina, L., Menezes, L., Sousa, H. & Oliveira, P. (2011). Geometria e Medida no Ensino Básico. ME - DGIDC. Brocardo, J., Serrazina, L., & Rocha, I. (2008). O sentido do número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática. Escolar Ed. Henriques, A. & Oliveira, H. (2017). Contributos da Investigação para o Ensino da Estatística e das Probabilidades. Educação e Matemática, 144-145, 21-26. APM Loureiro, C. (2017). O desenvolvimento do raciocínio geométrico e espacial. Educação e Matemática, 144-145, 16-20. APM. Martins, M.E., Loura, L. & Mendes, M. F. (2007). Análise de Dados. ME-DGIDC. Ponte, J. P., Branco, N. & Matos, A. (2019). Álgebra no Ensino Básico. ME-DGIDC. Sequeira, L., Freitas, P. & Nápoles, S. (2009). Números e Operações. ME-DGIDC.