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Investigação na Prática de Ensino Supervisionada I

Código: MEPE1C207    Sigla: IPES I

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPE1C 22 Despacho n.º 8688/2022 2 24 54

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPE1C-TA

Teórico-Práticas: 0,00
Seminários: 16,50

MEPE1C-TB

Teórico-Práticas: 0,00
Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,20
Seminários: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,20
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho   0,20
Seminários Totais 1 2,00
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas   0,10
Cristina Maria Junceiro Novo   0,10
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira   0,10
Maria João Cardona Correia Antunes   0,80
Maria Inês Almeida Cardoso   0,30
Marisa Sofia Monteiro Correia   0,10
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   0,20
Neusa Cristina Vicente Branco   0,10
Sonia Raquel Pereira Malta Marruaz Seixas   0,10
Susana Isabel Gueifão Colaço   0,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que no final da disciplina a/os estudantes sejam capazes de: Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): 1. Desenvolver competências de investigação no contexto da prática de ensino supervisionada. 2. Aprofundar conhecimentos sobre métodos e técnicas de investigação em educação. 3. Aplicar conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Investigação em Educação. 4. Organizar e analisar dados recolhidos nos contextos de estágio ¿ educação de infância. 5. Elaborar considerações fundamentadas, pertinentes para o seu conhecimento profissional e a sua prática educativa. 6. Elaborar e apresentar publicamente o Relatório final de Estágio.

Conteúdos programáticos

1. Temas de investigação em educação. 2. Metodologias de investigação na prática de ensino. 3. Relatório de final de Estágio: elaboração e apresentação pública

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta UC tem como principal finalidade apoiar os estudantes no desenvolvimento e conclusão do projeto de investigação ligado à prática de ensino supervisionada. Deste modo, afigura-se pertinente aprofundar os conteúdos abordados na UC de 1º semestre de Investigação em Educação. Considerando que os estudantes terão vindo a desenvolver um projeto de pesquisa desde o início do curso, os temas e as metodologias a aprofundar nesta UC deverão ser os que forem mais adequados para os trabalhos em curso e para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e pesquisa ao longo da vida profissional de educador. No âmbito desta UC os estudantes deverão elaborar e defender publicamente o seu Relatório de Estágio, que integrará, para além da apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido nos vários estágios, a componente investigativa desenvolvida ao longo do curso.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Seminários, assistência a júris de Mestrado do curso, trabalho de apoio aos trabalhos de pesquisa, para o Relatório final de Estágio. . AVALIAÇÃO A avaliação assentará nos seguintes fatores: - portefólio grupo ou individual - 20%; - apresentação do ponto da situação para projeto de pesquisa do Relatório final (trabalho individual) - 80%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de seminário é a mais adequada para o desenvolvimento dos conteúdos da UC, considerando que se pretende que os seminários promovidos permitam: (i) o aprofundamento dos conhecimentos que os estudantes já terão adquirido na UC de Investigação em Educação; (ii) o aprofundamento de outros tópicos que os apoiem no desenvolvimento e conclusão dos trabalhos de pesquisa. Os seminários específicos são fundamentais para o acompanhamento do desenvolvimento da investigação no contexto da prática de ensino supervisionada, na medida que em deverão ser promovidos em pequenos grupos de docentes e estudantes, tendo em conta a proximidade de questões e interesses de pesquisa destes últimos. Uma vez que o trabalho final de mestrado previsto na lei (decreto-lei 79/2014) é um Relatório de Estágio ¿ que neste curso se pretende que inclua a componente investigativa, dado tratar-se de um grau de mestre ¿ esta UC é o cenário adequado para os estudantes se prepararem para a redação e defesa do referido relatório.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

De seguida é apresentada uma lista muito genérica de referências bibliográficas. Durante o semestre serão dadas pelo/as docentes mais referências consoante o trabalho que for sendo realizado e sugere-se que o/as estudantes consultem também as referências bibliográficas já dadas na UC de Investigação em Educação. - Azevedo, M. (1994). Teses, relatórios e trabalhos escolares. Lisboa: DEFCUL. - Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo (4ªed.). Lisboa: Edições 70. - Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva. - Gay, L. R., Mills, G. E. & Airasian, P. (2006). Educational research: Competencies for analysis and applications (8.ª ed.). Upper Saddle River: PEARSON. - Yin, R. K. (2003). Case study research: Design and methods (3.a ed.). Newbury Park, CA: Sage Publications