• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MEPE1C222
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Artes Visuais

Código: MEPE1C222    Sigla: AV

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPE1C 17 Despacho n.º 8688/2022 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPE1C-TB

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Teresa Farmhouse Cavalheiro   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Farmhouse Cavalheiro Responsável
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir uma base informativa, formativa e analítica no campo das artes visuals;

Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovar no campo da arte;

Experimentar técnicas de produção artísticos de objetos artísticos;

Combinar as possibilidades plásticas de diferentes formas, texturas e suportes;

Reconhecer, através da experimentação, a realização artística como expressão de sentimentos e do

conhecimentos;

Criar a partir de observações diretas e de realidades imaginadas;

Conceber projetos, organizando equilibradamente o espaço bi e tridimensional;

Realizar documentos audiovisuals e multimedia;


Conteúdos programáticos

Representações artísticas

 Figura humana, objeto e paisagem

Expressão de sentimentos

Técnicas e formas de arte

Desenho: Suportes, materiais e técnicas

Pintura: Suportes, materiais e técnicas

Escultura: Materials e técnicas

Documentos audiovisuais: Do guião à realização

Multimedia: Conceitos, tipos e técnicas


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

É uma UC de natureza teórico-prática, com predominância da vertente pratica, estruturada para desenvolver

competências técnicas e artísticas que permitam aos/as estudantes realizar projetos nos diversos domínios das

artes visuais, nomeadamente em desenho, pintura, escultura, audiovisuais e multimedia.

A abordagem teórica destes vários domínios das artes visuais, dos estilos e dos movimentos atuais, contribui para

a construção de uma base informativa, formativa e analítica alargada nesta área. O exercício da concepção e

realização de trabalhos práticos permite aprender a fazer.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos orientada para uma apropriação

vivencial dos conteúdos.

Após introdução teórica, realizar-se-ão exercícios práticos, que poderão ser grupais ou individuals de acordo com

as finalidades de cada um deles, sempre apresentados ora/mente pelos/as estudantes, quando terminada a sua

realização.

Serão avaliados todos os exercícios realizados (90%}, bern como a sua apresentação oral (10%}.

Avaliação por Exame

Para os exercícios previamente combinadas para o exame, a cotação da parte prática sera de 70% e a sua

apresentação oral e defesa será cotada com 30%.



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A articulação entre momentos de exposição teórica e de realização de exercícios práticos possibilita uma

aprendizagem vivencial, enraizada na experimentação e na reflexão individual e grupal.

E através da conjugação de momentos de estudo teórico e de experimentação criativa que melhor se pode

reconhecer a riqueza e variedade das áreas artísticas e técnicas, enquanto modos de expressão de sentimentos e

de conhecimentos. E através da concepção  e realização de projetos artísticos variados que se descobrem

combinações e possibilidades plásticas diversas. É no ato de criar objetos artísticos que se desenvolve a

criatividade.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BATARDA, Eduardo (2012}, Dois desenhos. Uma aula ilustrada de iconografia, Lisboa: Assírlo & A/vim, ISBN: 978-972-37-1624-5

MUNARI, Bruno (1997) - Fantasia Lisboa: Edições 70. 

DEMPSEY, Amy, (2010), Styles, Schools and Movements. The Essential Encyclopaedic Guide to Modem Art,

Londres: Thames and Hudson, ISBN: 9780500288443

FERREIRA, Sueli. (2001) - O Ensino das Artes - Construindo Caminhos. Papirus Editora. 1ª Edição. Campinas. 

FRANCASTEL, PIERRE (1993) A Realidade Figurativa. Editor: Perspectiva, ISBN: 9788527303668

HUYGHE, Rene (1998). 0 Poder da lmagem. Lisboa: Edições 70. ISBN: 9789724414935

REIS, Raquel (2003) - Educação pela Arte. Lisboa: Universidade Aberta.  ISBN: 9789726743910

WACLAWEK, Anna (2011), Graffiti and street Art, Londres: Thames and Hudson, ISBN 9780500204078