Código: | MEPRE001 | Sigla: | LC | |
Área Científica: | Área de Docência |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPRE | 13 | Despacho nº 10617/2015 | 1º | 4 | 48 | 108 |
Teórico-Práticas: | 47,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
1. Aprofundar conhecimentos sobre diferentes tipos de linguagem e suas respetivas funções.
2. Perspetivar a comunicação humana como ato social pluridimensional e multicódico, compreendendo as características simbólica e semiótica das linguagens.
3. Aprofundar conhecimentos sobre o modo com as crianças desenvolvem as suas literacias linguística e matemática.
4. Desenvolver pensamento crítico sobre o bilinguismo/plurilinguismo e seu impacto nas sociedades atuais e no desenvolvimento linguístico-comunicativo das crianças.
5. Desenvolver a capacidade de promover a comunicação matemática das crianças de modo integrado pelos vários temas matemáticos.
6. Desenvolver a capacidade de pesquisar autonomamente e produzir sínteses temáticas sobre os tópicos da UC.
7. Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa.
1. Linguagem e comunicação: princípios gerais.
2. Tipos de linguagem(ens), suas características e funções (verbal; não verbal; mista; digital).
3. O simbólico e o código na construção das linguagens e formas de apropriação pelas crianças.
4. Literacias linguística e matemática: competências-chave para a vida em sociedade.
5. O bilinguismo e o plurilinguismo como fenómenos marcantes da sociedade atual: que impacto no desenvolvimento das crianças? Como ajudá-las a desenvolver competências para lidar com tais fenómenos?
6. As diferentes componentes da linguagem matemática (pictórica, oral e escrita) na resolução de problemas.
Esta UC retoma temáticas que terão sido abordadas de forma introdutória, ao longo da licenciatura em Educação Básica, em diversas unidades curriculares, para as aprofundar e focalizar em particular no contexto das primeiras idades. Assume-se que o desenvolvimento de literacias básicas, em particular nos campos linguístico e matemático, são fundamentais para a estruturação cognitiva e social da criança sendo, por isso, fundamental que futuros educadores aprofundem os seus conhecimentos nestes domínios, de modo a poderem mais fundamentada e conscientemente desenvolvê-los nas crianças com que virão a trabalhar. Assim, os conteúdos 1., 2. e 3. apoiam sobretudo o desenvolvimento dos objetivos 1. e 2. O tema 4 será desenvolvido em função do objetivo 3; e os temas 5 e 6 respondem, respetivamente, aos objetivos 4 e 5.
Esta UC será desenvolvida com base em trabalho teórico-prático, com exposição de temáticas por parte dos professores, mas também dos estudantes. Será promovido o uso de livros para a infância como mediadores de comunicação e do desenvolvimento da linguagem, acesso direto a recursos diversificados, criação de dinâmicas de grupo e individuais; a observação de vídeos de interação adulto criança e sua análise; a construção de um recurso livro artesanal como mediador do desenvolvimento da linguagem e da literacia emergente; diferentes contextos e representações para fomentar a comunicação matemática. Será fomentada a discussão em grupos e o trabalho colaborativo. Do trabalho de grupo decorre um trabalho escrito e apresentação oral com suporte digital, que deverá refletir o cruzamento da literatura com situações em contexto de desenvolvimento profissional.
Avaliação contínua: Participação no trabalho em aula e na plataforma moodle: 20%; Trabalho de Grupo: 40%; Teste individual: 40%.
O aprofundamento dos tópicos a trabalhar nesta UC requer o desenvolvimento de um trabalho de índole teórico-prática. Pretende-se que este trabalho não dependa em demasia da exposição por parte dos docentes, mas antes que promova as capacidades de pesquisa bibliográfica, compreensão de textos da especialidade, síntese e comentário de ideias de autores de referência e conclusões de investigações por parte dos estudantes. Estas competências, bem como a de trabalhar em equipa, serão fundamentais numa lógica de aprendizagem ao longo da vida e de permanente atualização profissional. Além das dinâmicas de análise e discussão que serão promovidas nas aulas, são propostos trabalhos aos estudantes a desenvolver na componente de trabalho autónomo (60h), articulados com os objetivos de aprendizagem da UC. Assim, é proposta a análise e reflexão sobre artigos científicos e profissionais propostos (24h); realização de pesquisa e elaboração de texto e recursos para o trabalho de grupo (16h); consulta de documentos para aprofundamento das temáticas (10h); realização das propostas de trabalho a apresentar em aula, pela plataforma moodle ou em plataformas digitais de partilha (10h).
Andrade, A.I., Martins, F. 2007. Abordar as línguas, integrar a diversidade nos 1ºs anos de escolaridade. Cadernos do LALE. Aveiro: U. Aveiro
APM (1988). Renovação do currículo de Matemática. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.
O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:
- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;
- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;
- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.