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Linguagens e Comunicação

Código: MEPRE001    Sigla: LC
Área Científica: Área de Docência

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 13 Despacho nº 10617/2015 4 48 108

Horas Efetivamente Lecionadas

1s-MEPRE

Teórico-Práticas: 47,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,80
Orientação Tutorial: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,80
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato   1,40
Neusa Cristina Vicente Branco   1,40
Orientação Tutorial Totais 1 0,40
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Neusa Cristina Vicente Branco Responsável
Susana Isabel Gueifão Colaço Coordenação Científica
Maria Madalena T. V. L. D. Ferreira e Teixeira Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Aprofundar conhecimentos sobre diferentes tipos de linguagem e suas respetivas funções.
2. Perspetivar a comunicação humana como ato social pluridimensional e multicódico, compreendendo as características simbólica e semiótica das linguagens.
3. Aprofundar conhecimentos sobre o modo com as crianças desenvolvem as suas literacias linguística e matemática.
4. Desenvolver pensamento crítico sobre o bilinguismo/plurilinguismo e seu impacto nas sociedades atuais e no desenvolvimento linguístico-comunicativo das crianças.
5. Desenvolver a capacidade de promover a comunicação matemática das crianças de modo integrado pelos vários temas matemáticos.
6. Desenvolver a capacidade de pesquisar autonomamente e produzir sínteses temáticas sobre os tópicos da UC.
7. Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa.

Conteúdos programáticos

1. Linguagem e comunicação: princípios gerais.
2. Tipos de linguagem(ens), suas características e funções (verbal; não verbal; mista; digital).
3. O simbólico e o código na construção das linguagens e formas de apropriação pelas crianças.
4. Literacias linguística e matemática: competências-chave para a vida em sociedade.
5. O bilinguismo e o plurilinguismo como fenómenos marcantes da sociedade atual: que impacto no desenvolvimento das crianças? Como ajudá-las a desenvolver competências para lidar com tais fenómenos?
6. As diferentes componentes da linguagem matemática (pictórica, oral e escrita) na resolução de problemas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta UC retoma temáticas que terão sido abordadas de forma introdutória, ao longo da licenciatura em Educação Básica, em diversas unidades curriculares, para as aprofundar e focalizar em particular no contexto das primeiras idades. Assume-se que o desenvolvimento de literacias básicas, em particular nos campos linguístico e matemático, são fundamentais para a estruturação cognitiva e social da criança sendo, por isso, fundamental que futuros educadores aprofundem os seus conhecimentos nestes domínios, de modo a poderem mais fundamentada e conscientemente desenvolvê-los nas crianças com que virão a trabalhar. Assim, os conteúdos 1., 2. e 3. apoiam sobretudo o desenvolvimento dos objetivos 1. e 2. O tema 4 será desenvolvido em função do objetivo 3; e os temas 5 e 6 respondem, respetivamente, aos objetivos 4 e 5.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Esta UC será desenvolvida com base em trabalho teórico-prático, com exposição de temáticas por parte dos professores, mas também dos estudantes. Será promovido o uso de livros para a infância como mediadores de comunicação e do desenvolvimento da linguagem, acesso direto a recursos diversificados, criação de dinâmicas de grupo e individuais; a observação de vídeos de interação adulto criança e sua análise; a construção de um recurso livro artesanal como mediador do desenvolvimento da linguagem e da literacia emergente; diferentes contextos e representações para fomentar a comunicação matemática.  Será fomentada a discussão em grupos e o trabalho colaborativo. Do trabalho de grupo decorre um trabalho escrito e apresentação oral com suporte digital, que deverá refletir o cruzamento da literatura com situações em contexto de desenvolvimento profissional. 

Avaliação contínua: Participação no trabalho em aula e na plataforma moodle:  20%; Trabalho de Grupo: 40%; Teste individual: 40%.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O aprofundamento dos tópicos a trabalhar nesta UC requer o desenvolvimento de um trabalho de índole teórico-prática. Pretende-se que este trabalho não dependa em demasia da exposição por parte dos docentes, mas antes que promova as capacidades de pesquisa bibliográfica, compreensão de textos da especialidade, síntese e comentário de ideias de autores de referência e conclusões de investigações por parte dos estudantes. Estas competências, bem como a de trabalhar em equipa, serão fundamentais numa lógica de aprendizagem ao longo da vida e de permanente atualização profissional. Além das dinâmicas de análise e discussão que serão promovidas nas aulas, são propostos trabalhos aos estudantes a desenvolver na componente de trabalho autónomo (60h), articulados com os objetivos de aprendizagem da UC. Assim, é proposta a análise e reflexão sobre artigos científicos e profissionais propostos (24h); realização de pesquisa e elaboração de texto e recursos para o trabalho de grupo (16h); consulta de documentos para aprofundamento das temáticas (10h); realização das propostas de trabalho a apresentar em aula, pela plataforma moodle ou em plataformas digitais de partilha (10h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Andrade, A.I., Martins, F. 2007. Abordar as línguas, integrar a diversidade nos 1ºs anos de escolaridade. Cadernos do LALE. Aveiro: U. Aveiro
APM (1988). Renovação do currículo de Matemática. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Baroody, A. (1993). Problem solving, reasoning, and communicating, k-8: Helping children think mathematically. New York: Macmillan.
Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita. Lisboa: Ministério da Educação, Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular
Quintino-Aires, J.M., 2010. Neurogénese da linguagem: uma contribuição marxista à filosofia da Psicologia. S. Paulo: IPAF.
Rigolet, Sylviane (1998). Para uma Aquisição Precoce e Optimizada da Linguagem. Porto: Porto Editora.
Usiskin, Z. (1996). Mathematics as a Language. In P. C. Elliott e M. J. Kenney (Eds.). Communication in
Mathematics: 1996 Yearbook (pp. 231-243). Reston, VA: NCTM.

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.