Código: | MEPRE003 | Sigla: | EPI | |
Área Científica: | Área de Docência |
Área de Ensino: | Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MEPRE | 13 | Despacho nº 10617/2015 | 1º | 3 | 36 | 81 |
Teórico-Práticas: | 31,50 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
Perceber a importância das Expressões no desenvolvimento cognitivo da Criança.
Compreender a Expressão no processo comunicacional e no desenvolvimento da Personalidade e Valores.
Compreender a emergência da Arte nos domínios da Expressão.
Entender a complementaridade da Expressão Verbal e Não Verbal na Criança e a sua relação com a evolução das linguagens e da comunicação.
Desenvolvimento infantil e processos de afirmação da autonomia.
A dimensão simbólica e relacional do comportamento das crianças.
A Expressão corporal e o movimento.
Expressão plástica tridimensional e bidimensional. Evolução das capacidades de comunicação visual.
A educação e animação musical: dicção e canção.
Os conceitos de melodia, ritmo e harmonia na apropriação da música pelas crianças.
Análise e discussão a partir de vivências e experiências dos alunos, numa perspectiva da construção do saber Pesquisa, análise e discussão de informação
Realização de momentos de estudo sobre a especifidade de cada área de expressão
Organização de momentos integradores resultantes de projectos comuns envolvendo temas transdisciplinares. Regime de avaliação contínua:
a) participação activa e assiduidade dos alunos (15%)
b) qualidade da discussão desenvolvida em grupos de trabalho (25%)
c) trabalho final sobre uma temática preferencialmente integradora dos domínios da expressão. 60% Avaliação por exame para os alunos que preferirem esta modalidade.
Ao privilegiar actividades de natureza expressiva diversa desenvolve-se nos alunos a compreensão de que as expressões não se podem compartimentar, apesar da especificidade de cada uma. As estratégias permitem vivenciar os aspectos particulares e comuns de cada domínio expressivo.
DUFFY, Bernardette (1998). Supporting Crativity and Imagination in the Early Years. Open University Press. Celtic Court, 22 Ballmoor, Buckingham.
FAURE, Gérard (2000). O jogo Dramático na Escola Primária. 2ª ed. Lisboa. Estampa.
GOMES, Álvaro ROLLA, (2003): Brincar a Ser ¿ Expressão e Educação Dramática. Porto Editora.
KÁROLY, Otto (1975). Introdução à Música. Sintra: Publicações Europa-América.
LAGOUTTE, Daniel (2015). Pratiquer les arts visuels à l¿ecole. Hachette Education.
LANDIER, Jean-Claude, BARRET, Gisèle (1992) : Expression dramatique théâtre. Paris: Hatier.
MÉGRIER, Dominique (2005): Jogos de Expressão Dramática na Pré-Escola. Lisboa: Papa-Letras, Lda.
MONTEIRO, Francisco (1997). Interpretação e educação Musical. Porto: Fermate
REIS, Luciano (2005). Expressão corporal e dramática. 1ª ed. Sete Caminhos. Lisboa.
ROOYACKERS, Paul (2004). 101 jogos dramáticos : aprendizagem com jogos de teatro e faz de conta. 2ª ed. Porto ASA.
SOUSA, Alberto B. (1979). Jogos de Expressão Musical. Ed. Futura.
VIADEL, Ricardo Marín (Coord.); (2003). Didáctica de la Education Artística. Pearson Education. Madrid.
O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:
- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;
- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;
- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.