Código: | MEPRE008 | Sigla: | CM | |
Área Científica: | Área de Docência |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPRE | 13 | Despacho nº 10617/2015 | 1º | 4 | 48 | 108 |
Teórico-Práticas: | 57,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
1. Identificar e analisar criteriosamente os assuntos sociais e a articulação com outras áreas do conhecimento.
2. Reconhecer os impactes da ação humana no território e desenvolver atitudes relacionadas com a sustentabilidade do ambiente.
3. Identificar as grandezas principais que descrevem as ondas sonoras.
4. Compreender os diferentes tipos de movimento e a forma das trajetórias.
5. Distinguir microrganismos patogénicos dos úteis ao ser humano e compreender como atuam os mecanismos de defesa.
6. Compreender o processo de homeostasia dos sistemas de órgãos do corpo humano e o modo como pode ser afetado pelos problemas sociais e de higiene.
7. Interpretar resultados de um procedimento experimental à luz de um determinado modelo ou quadro teórico.
8. Argumentar de forma científica, utilizando um discurso que evidencie um pensamento crítico e que contribua para a resolução problemas do quotidiano.
Módulo 1 1. Espaço local - aspetos físicos 2. Comunidades locais - perspetiva demográfica, sociológica, económica 2.1. O meio social envolvente 2.2. Matriz cultural e educação intercultural 2.3. Organização, estruturas, dinâmicas e processos de mudança 2.4. Problemas e desafios Módulo 2 3. Produção e transmissão do Som - atividades experimentais 3.1. Sistemas vibratórios 3.2. Ondas 3.3. A intensidade do som e a audição 4.Forças e movimentos - atividades experimentais 4.1.Princípio da ação-reação 4.2. Movimento unidimensional (lei da Inércia e lei fundamental da Dinâmica) 5.. A integridade do organismo humano - atividades experimentais 5.1.Microrganismos patogénicos e microrganismos úteis ao ser humano. 5.2.Prevenção e meios de defesa face à doença. 5.3.Higiene e problemas sociais. 5.4.A homeostasia dos sistemas de órgãos do corpo humano
A exploração de todas as temáticas visa fornecer um conjunto de conhecimentos fundamentais acerca do Conhecimento do Mundo (Objetivos 1 a 6). Pretende-se que os estudantes integrem os conhecimentos científicos adquiridos nos diversos temas abordados na interpretação de fenómenos e na resolução de problemas do quotidiano (Objetivo 8). Pretende-se, também, que os conteúdos desta unidade curricular sejam abordados de modo a que os estudantes sejam capazes de analisar dados recolhidos e interpretar resultados de um procedimento experimental (Objetivo 7). Para além disto, os conteúdos tratados promovem a capacidade dos estudantes analisarem criticamente situações e evidências científicas e de argumentarem de forma sustentada as suas ideias (Objetivo 8).
Será privilegiado: a) a análise e discussão de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico b) a observação e análise de estruturas e fenómenos físicos, geológicos e biológicos; c) a realização de trabalhos práticos e o recurso às TIC para explorar fenómenos naturais diversos; d) a utilização de linguagem científica na interpretação e discussão de fontes de informação, na análise e produção de argumentos e na comunicação oral e escrita e e) a realização e apresentação de trabalhos de pesquisa. A avaliação contínua envolve a: a) participação (10%); b) realização e apresentação de um trabalho (de grupo ou individual) (40%); c) realização de um teste (50%). Caso o teste decorra na modalidade a distância, esta prova poderá incluir uma componente oral. A aprovação à UC está condicionada a uma classificação média superior a 9,0 valores no teste, independentemente da obtenção de uma classificação positiva nos restantes elementos de avaliação.
A adoção de metodologias ativas de ensino, envolvendo os estudantes em processos de investigação, autónomos, individuais ou em grupo, será fundamental para o cumprimento de todos os objetivos propostos. Para tal, ao longo das aulas serão proporcionados diversos momentos de análise de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico e necessário à interpretação de fenómenos físicos, químicos e biológicos (Objetivos 1 a 6). Serão implementadas atividades práticas que conduzam os estudantes a aprofundar os conhecimentos científicos (Objetivos 1 a 6) e a analisar e interpretar resultados experimentais à luz de um quadro teórico (Objetivo 7). As atividades letivas assentes na recolha e análise de informação de diferentes proveniências e o recurso às TIC para explorar fenómenos naturais diversos concorrem para a promoção nos estudantes de uma cultura científica avançada (Objetivo 8). Para além disso, as diversas experiências educativas que serão dinamizadas, como a apresentação de trabalhos individuais e de grupo, e a participação em debates científicos irão possibilitar aos estudantes desenvolver competências de argumentação científica (Objetivo 8). Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (60h) é distribuída da seguinte forma: realização de trabalhos de pesquisa (10h); elaboração de trabalhos de grupo (20h); preparação de atividades práticas (5h); estudo para o teste escrito (25h).
Almeida, A., & Vieira, M. (2006). A Escola em Portugal. Lisboa: ICS.
Almeida, M. J., & Costa, M. M. (2012). Fundamentos de Física (2.ª Ed.). Coimbra: Almedina.
Berger, P., & Luckmann, T. (2010). A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes.
Diogo, A. (2008). Investimento das famílias na escola. Dinâmicas familiares e contexto escolar local. Lisboa: Celta Editora.
Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2010). Fundamentals of Physics (9.ª Ed.). New York: John Wiley & Sons, Inc.
Shills, E. (2000). Centre and Periphery. London: Routlege.
Sousa, M.J., & Ferreira W. F. C. (2006). Microbiologia (Vol.1). Lisboa: Lidel.