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Conhecimento do Mundo

Código: MEPRE008    Sigla: CM
Área Científica: Área de Docência

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 13 Despacho nº 10617/2015 4 48 108

Horas Efetivamente Lecionadas

1s-MEPRE

Teórico-Práticas: 57,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,17

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,17
António George Camacho   1,60
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira   0,67
Marisa Sofia Monteiro Correia   0,90

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marisa Sofia Monteiro Correia Responsável
Paulo Jorge de Castro Garcia Coelho Dias Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Identificar e analisar criteriosamente os assuntos sociais e a articulação com outras áreas do conhecimento.
2. Reconhecer os impactes da ação humana no território e desenvolver atitudes relacionadas com a sustentabilidade do ambiente.
3. Identificar as grandezas principais que descrevem as ondas sonoras.
4. Compreender os diferentes tipos de movimento e a forma das trajetórias.
5. Distinguir microrganismos patogénicos dos úteis ao ser humano e compreender como atuam os mecanismos de defesa.
6. Compreender o processo de homeostasia dos sistemas de órgãos do corpo humano e o modo como pode ser afetado pelos problemas sociais e de higiene.
7. Interpretar resultados de um procedimento experimental à luz de um determinado modelo ou quadro teórico.
8. Argumentar de forma científica, utilizando um discurso que evidencie um pensamento crítico e que contribua para a resolução problemas do quotidiano.

Conteúdos programáticos

Módulo 1 1. Espaço local - aspetos físicos 2. Comunidades locais - perspetiva demográfica, sociológica, económica 2.1. O meio social envolvente 2.2. Matriz cultural e educação intercultural 2.3. Organização, estruturas, dinâmicas e processos de mudança 2.4. Problemas e desafios Módulo 2 3. Produção e transmissão do Som -  atividades experimentais 3.1. Sistemas vibratórios 3.2. Ondas 3.3. A intensidade do som e a audição 4.Forças e movimentos -  atividades experimentais 4.1.Princípio da ação-reação 4.2. Movimento unidimensional (lei da Inércia e lei fundamental da Dinâmica) 5.. A integridade do organismo humano - atividades experimentais 5.1.Microrganismos patogénicos e microrganismos úteis ao ser humano. 5.2.Prevenção e meios de defesa face à doença. 5.3.Higiene e problemas sociais. 5.4.A homeostasia dos sistemas de órgãos do corpo humano

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A exploração de todas as temáticas visa fornecer um conjunto de conhecimentos fundamentais acerca do Conhecimento do Mundo (Objetivos 1 a 6). Pretende-se que os estudantes integrem os conhecimentos científicos adquiridos nos diversos temas abordados na interpretação de fenómenos e na resolução de problemas do quotidiano (Objetivo 8). Pretende-se, também, que os conteúdos desta unidade curricular sejam abordados de modo a que os estudantes sejam capazes de analisar dados recolhidos e interpretar resultados de um procedimento experimental (Objetivo 7). Para além disto, os conteúdos tratados promovem a capacidade dos estudantes analisarem criticamente situações e evidências científicas e de argumentarem de forma sustentada as suas ideias (Objetivo 8).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Será privilegiado: a) a análise e discussão de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico b) a observação e análise de estruturas e fenómenos físicos, geológicos e biológicos; c) a realização de trabalhos práticos e o recurso às TIC para explorar fenómenos naturais diversos; d) a utilização de linguagem científica na interpretação e discussão de fontes de informação, na análise e produção de argumentos e na comunicação oral e escrita e e) a realização e apresentação de trabalhos de pesquisa. A avaliação contínua envolve a: a) participação (10%); b) realização e apresentação de um trabalho (de grupo ou individual) (40%); c) realização de um teste (50%). Caso o teste decorra na modalidade a distância, esta prova poderá incluir uma componente oral. A aprovação à UC está condicionada a uma classificação média superior a 9,0 valores no teste, independentemente da obtenção de uma classificação positiva nos restantes elementos de avaliação.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A adoção de metodologias ativas de ensino, envolvendo os estudantes em processos de investigação, autónomos, individuais ou em grupo, será fundamental para o cumprimento de todos os objetivos propostos. Para tal, ao longo das aulas serão proporcionados diversos momentos de análise de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico e necessário à interpretação de fenómenos físicos, químicos e biológicos (Objetivos 1 a 6). Serão implementadas atividades práticas que conduzam os estudantes a aprofundar os conhecimentos científicos (Objetivos 1 a 6) e a analisar e interpretar resultados experimentais à luz de um quadro teórico (Objetivo 7). As atividades letivas assentes na recolha e análise de informação de diferentes proveniências e o recurso às TIC para explorar fenómenos naturais diversos concorrem para a promoção nos estudantes de uma cultura científica avançada (Objetivo 8). Para além disso, as diversas experiências educativas que serão dinamizadas, como a apresentação de trabalhos individuais e de grupo, e a participação em debates científicos irão possibilitar aos estudantes desenvolver competências de argumentação científica (Objetivo 8). Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (60h) é distribuída da seguinte forma: realização de trabalhos de pesquisa (10h); elaboração de trabalhos de grupo (20h); preparação de atividades práticas (5h); estudo para o teste escrito (25h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, A., & Vieira, M. (2006). A Escola em Portugal. Lisboa: ICS.
Almeida, M. J., & Costa, M. M. (2012). Fundamentos de Física (2.ª Ed.). Coimbra: Almedina.
Berger, P., & Luckmann, T. (2010). A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes.
Diogo, A. (2008). Investimento das famílias na escola. Dinâmicas familiares e contexto escolar local. Lisboa: Celta Editora.
Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2010). Fundamentals of Physics (9.ª Ed.). New York: John Wiley & Sons, Inc.
Shills, E. (2000). Centre and Periphery. London: Routlege.
Sousa, M.J., & Ferreira W. F. C. (2006). Microbiologia (Vol.1). Lisboa: Lidel.

Observações