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Didáticas Específicas da Educação de Infância - Jardim de Infância

Código: MEPRE009    Sigla: DEI-JI
Área Científica: Didáticas Específicas

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 13 Despacho nº 10617/2015 10 120 270

Horas Efetivamente Lecionadas

1s-MEPRE

Teórico-Práticas: 99,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 8,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 8,00
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira   1,20
Maria João Cardona Correia Antunes   3,20
Maria Inês Valentim Xavier   1,20
Neusa Cristina Vicente Branco   1,20
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares   1,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que no final da disciplina a/os estudantes sejam capazes de:
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
1) Compreender:
- especificidade do desenvolvimento curricular na educação pré-escolar;
- abordagem sistémica e ecológica do ambiente educativo
- organização do espaço - materiais
- organização do tempo
- finalidades da utilização de registos
- organização do grupo de crianças
- características do meio institucional
- atividades cognitivamente estimulantes para as crianças
2) Planificar o trabalho com as crianças
- a avaliação na educação pré-escolar
- formas e meios de avaliação
- as áreas de conteúdo das OCEPE nos seus diferentes domínios
- seleção dos conteúdos nas diferentes áreas
3) planear e implementar experiências de aprendizagem para as diferentes áreas de conteúdo.
4)
- conceber materiais pedagógicos que proporcionem experiências educativas adequadas ao trabalho nestas áreas
- articulação entre as diversas áreas de conteúdo
- o trabalho de cooperação com as famílias e outros parceiros educativos
- a transição entre o jardim-de-infância e a escola

Conteúdos programáticos

1) Desenvolvimento curricular na educação pré-escolar
2) Organização do ambiente educativo
3) Planos e projetos
4) A participação das crianças
5) A avaliação
6) As áreas de conteúdo
- Formação pessoal e social
- Expressão e comunicação / Domínios:
Expressões motora, dramática, plástica e musical
Linguagem oral e abordagem à escrita: aquisição e desenvolvimento da linguagem; Comunicação em jardim de infância; Comportamentos emergentes de leitura e escrita; Sensibilização à diversidade linguística e cultural Matemática: Desenvolvimento do sentido de número e do sentido espacial nas crianças; Organização e tratamento de dados
- Conhecimento do mundo: a educação em ciências nas primeiras idades; conceber materiais que proporcionem experiências educativas adequadas; planificar e implementar atividades de ciências experimentais
- Articulação entre as áreas de conteúdo
7) Trabalhar com as famílias e outros parceiros educativos
8) Transição entre a educação de infância e a escola

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se proporcionar um conhecimento e capacidade de análise das práticas de trabalho desenvolvidas em jardim de infância. A abordagem dos diferentes conteúdos programáticos será feita numa perspetiva teórica-prática, em estreita ligação com o trabalho realizado durante a iniciação à prática nos contextos de jardim de infância. Para além do envolvimento das docentes na supervisão dos estágios é pedida a colaboração às educadoras cooperantes na apresentação de alguns dos trabalhos realizados. Sem esquecer a sua especificidade, a educação pré-escolar é abordada como primeira etapa do sistema educativo, partindo da fundamentação do seu modelo curricular, das diferentes conceções educativas que lhe podem estar subjacentes, considerando as características de cada uma das suas áreas curriculares e a natural articulação que deve existir entre estas. A reflexão e análise das situações vividas durante os estágios é transversal a todo o trabalho realizado.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Serão realizadas: reflexões teóricas; análise de textos; visionamento de filmes; análise de narrativas de práticas; planificação de propostas a desenvolver em jardim-de- infância; trabalhos individuais e de grupo. A partir de 12 março algumas aulas foram dadas em regime não presencial como explicitado nos sumários. AVALIAÇÃO Assentará nos seguintes fatores: - realização de um teste de avaliação (c/ consulta) - 50% de todos os módulos menos do das expressões. Para aprovação nesta UC é necessário obter no teste um mínimo de 8 valores. -realização de um trabalho final de grupo - 25% (área das expressões) -organização de um portefólio com o trabalho realizado - 25% Os critérios de avaliação são explicitados tendo em conta os objetivos e conteúdos definidos, sendo privilegiada a capacidade de: análise critica; articulação entre a teoria e a prática; realização autónoma de pesquisas bibliográfica; expressão (verbal e escrita);trabalhar em grupo.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As estratégias desenvolvidas pretendem promover a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamentos das formandas e dos formandos sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações apresentadas ou vivenciadas nos estágios.
Procura-se que cada estudante seja capaz de trabalhar e realizar pesquisas autonomamente, assim como ser capaz de expressar a nível verbal e escrito as suas ideias, de forma coerente e fundamentada.
Considerando que trabalhar em grupo é uma competência indispensável ao exercício da docência, é fomentado o espirito cooperativo, a realização de trabalhos conjuntos, assim como a reflexão e o debate de ideias sobre as características do trabalho em jardim de infância.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Durante o semestre serão dadas pelo/as docentes mais referências consoante o trabalho que for sendo realizado.

¿ CARDONA, M J. (2006) Educação de Infância. Formação e desenvolvimento profissional, Chamusca: Ed. Cosmos
¿ CARDONA, M J et al. (2010) Género e Cidadania . Pré-Escolar. Lisboa: CIG
¿ CARDONA, M J et al. (2011) Género e Cidadania . 1º ciclo do Ensino Básico. Lisboa: CIG
¿ CASTRO, J.et al. (2008) Sentido de Número e organização de dados, Lisboa: ME
¿ GODINHO, C; BRITO, M J (2010) As artes no Jardim de infância, Lisboa: ME
¿ MARTINS, I. et al. (2009). Despertar para a Ciência. Lisboa: ME
¿ MENDES; M F; ALVES, C. (2008) A Geometria, Lisboa: ME
¿ MONTAGUE-SMITH, A. (2003) Mathematics in Nursery Education, London: David F Pub.
¿ OLIVEIRA-FORMOSINHO, J et al. (2007) Pedagogia(s) da Infância, S.Paulo: Artmed
¿ PORTUGAL, G; LAEVERS, F (2010) Avaliação em educação pré-escolar. SAC, Porto: Porto Ed
¿ REIS, P (2008) A aprendizagem das ciências nas primeiras idades, Chamusca: ESE/Ed. Cosmos
¿ SANTOS, L. (2007). Intercompreensão, Aprendizagem de Línguas e Didáctica do Plurilinguismo. Aveiro: Univ.Aveiro. (tese dout/não publ)
¿ SIM-SIM,I et al. (2008) Linguagem e Comunicação no Jardim de infância, Lisboa: ME


NOTA: Serão dadas referências relativamente a legislação e dados estatísticos sobre as características do sistema educativo. O/as aluno/as deverão também consultar o Portal do MEC

Observações

Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.