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Prática de Ensino Supervisionada - Jardim de Infância

Código: MEPRE010    Sigla: PES-JI
Área Científica: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 12 Despacho nº 10617/2015 10 120 270

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 4,66
Orientação Tutorial: 1,18

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 4,66
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema   0,83
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   3,00
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito   0,83
Orientação Tutorial Totais 1 1,18

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que no final do semestre os/as estudantes/as sejam capazes de:
¿ conhecer o contexto e problemáticas do Jardim de Infância;
¿ interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
¿ desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
¿ mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
¿ desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
¿ (auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto de Jardim de Infância.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos da Unidade curricular decorrem das situações em análise no âmbito da prática de jardim de infância e do seu enquadramento científico e legal possibilitando o desenvolvimento dos conhecimentos  e competências enunciados. 

Considerando o Total das 270 horas de trabalho previstas e a seguinte distribuição das horas de contacto - Estágio- 100 horas; Seminário - 10h e Orientação Tutorial - 10h.
Prevemos que as 150 horas de trabalho autónomo sejam distribuídas da seguinte forma: Planificação e fundamentação do Projeto Pedagógico em par pedagógico - 25h; Planificação e preparação dos materiais para o estágio - 40h ; Avaliação do projeto pedagógico e reflexão  - 30h  Elaboração do Portefólio e da componente investigativa do Relatório- 50h ; 
Preparação (em par pedagógico) de apresentação oral - 5h.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)


A Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes constitui o elemento central da Unidade Curricular.
A avaliação final resultará do:
1- O desempenho em Estágio (60%);
2- O Portefólio correspondente ao trabalho desenvolvido em estágio onde devem constar as evidências do trabalho desenvolvido no terreno durante o semestre (contextualização, planificações, materiais, avaliações, projetos, relatos analíticos!); reflexões investigativas periódicas (pelo menos 2), sustentadas por documentação de suporte recolhida e consultada, instrumentos construídos, procedimentos desenvolvidos, conclusões e implicações eetiradas. Estas reflexões deverão constituir a base de construção do Relatório de Estágio (40%).(Nota: a apresentação do estágio no final do semestre integra-se nos 60% do Ponto 1)
Não existe avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia da unidade curricular baseia-se sobretudo na supervisão em contexto de estágio e pela orientação tutorial a cada um dos alunos em estágio. Destacamos:
- Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes;
- Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional e institucional, mobilizando os
referentes teóricos necessários;
- Construção, apresentação e debate de documentos resultantes da análise das situações de prática.
Esta unidade curricular assume-se assim como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com as de Didática e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos de Jardim de Infância. Deste modo, os/as alunos/as estagiam ao longo do semestre numa sala de Jardim de Infância, sendo que a sua intervenção deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na
reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação prévia e fundamentada.
Perspetiva-se que os/as alunos/as mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso, definam e concretizem um Projeto de intervenção adequado ao grupo de crianças, planeado e articulado com o Projeto Educativo da Instituição e com o Projeto Pedagógico da sala. Será este projeto que preconizará a ação dos/as alunos/as junto de uma instituição educativa e de um grupo de crianças, problematizando, analisando, refletindo e
reformulando estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com o/a professor/a cooperante e os/as professores/as responsáveis pela unidade curricular (equipa de supervisão)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cardona, M. J. (2008). ¿Para uma pedagogia da educação pré-escolar: fundamentos e conceitos¿, in Cardona, Mª J.
& Marques, R. (Coord.) Aprender e Ensinar no Jardim de Infância e na Escola, Colecção ponto de interrogação (?)
saberes e práticas. Chamusca: Ed. Cosmos/ESE Santarém, p. 119-145.
Hohmann, M.; Weikart, D.P. (1996) Educar a criança, Lisboa: F.C. Gulbenkian
ME/DEB (1997) Orientações Curriculares para a educação pré-escolar, Lisboa: M.E./DEB- NEPE
ME/DEB (1998) Qualidade e Projecto na Educação pré-escolar, Lisboa: M.E. /DEB- NEPE
Oliveira-Formosinho, J (Org.) (1996) Modelos curriculares para a Educação de Infância, Porto, Porto Ed.
Siraj -Blatchford, I (Org.) (2004) Manual de desenvolvimento curricular para a educação de infância, Lisboa: Texto Editora
Spodeck, B. Saracho, O. N. (1998) Ensinando crianças de três a oito anos, Porto Alegre: ARTMED
Vasconcelos, T ( 2009) A educação de infância no cruzamento de fronteiras, Lisboa: Texto Ed