Código: | MEPRE010 | Sigla: | PES-JI | |
Área Científica: | Prática de Ensino Supervisionada |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPRE | 12 | Despacho nº 10617/2015 | 1º | 10 | 120 | 270 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Pretende-se que no final do semestre os/as estudantes/as sejam capazes de:
¿ conhecer o contexto e problemáticas do Jardim de Infância;
¿ interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
¿ desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
¿ mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
¿ desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
¿ (auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos.
Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto de Jardim de Infância.
A metodologia da unidade curricular baseia-se sobretudo na supervisão em contexto de estágio e pela orientação tutorial a cada um dos alunos em estágio. Destacamos:
- Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes;
- Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional e institucional, mobilizando os
referentes teóricos necessários;
- Construção, apresentação e debate de documentos resultantes da análise das situações de prática.
Esta unidade curricular assume-se assim como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com as de Didática e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos de Jardim de Infância. Deste modo, os/as alunos/as estagiam ao longo do semestre numa sala de Jardim de Infância, sendo que a sua intervenção deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na
reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação prévia e fundamentada.
Perspetiva-se que os/as alunos/as mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso, definam e concretizem um Projeto de intervenção adequado ao grupo de crianças, planeado e articulado com o Projeto Educativo da Instituição e com o Projeto Pedagógico da sala. Será este projeto que preconizará a ação dos/as alunos/as junto de uma instituição educativa e de um grupo de crianças, problematizando, analisando, refletindo e
reformulando estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com o/a professor/a cooperante e os/as professores/as responsáveis pela unidade curricular (equipa de supervisão)
Cardona, M. J. (2008). ¿Para uma pedagogia da educação pré-escolar: fundamentos e conceitos¿, in Cardona, Mª J.
& Marques, R. (Coord.) Aprender e Ensinar no Jardim de Infância e na Escola, Colecção ponto de interrogação (?)
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Hohmann, M.; Weikart, D.P. (1996) Educar a criança, Lisboa: F.C. Gulbenkian
ME/DEB (1997) Orientações Curriculares para a educação pré-escolar, Lisboa: M.E./DEB- NEPE
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