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Linguagens e Comunicação

Código: MEPRE1000    Sigla: LC

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 14 Despacho n.º 8649/2022 4 48 108

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPRE-TA

Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato   1,60
Neusa Cristina Vicente Branco   1,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Neusa Cristina Vicente Branco Responsável
Susana Isabel Gueifão Colaço Coordenação Científica
Maria Inês Almeida Cardoso Coordenação Científica
Teresa Claudia Esteves Oliveira Tavares Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Aprofundar conhecimentos sobre diferentes tipos de linguagem e suas respetivas funções. 

O2. Perspetivar a comunicação humana como ato social pluridimensional e multicódico, compreendendo as características simbólica e semiótica das linguagens. 
O3. Aprofundar conhecimentos sobre o modo com as crianças desenvolvem as suas literacias linguística e matemática. 
O4. Desenvolver pensamento crítico sobre o bilinguismo/plurilinguismo e seu impacto nas sociedades atuais e no desenvolvimento linguístico-comunicativo das crianças. 
O5. Desenvolver a capacidade de promover a comunicação matemática das crianças de modo integrado pelos vários temas matemáticos. 
O6. Desenvolver a capacidade de pesquisar autonomamente e produzir sínteses temáticas sobre os tópicos da UC. 
O7. Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa.  

Conteúdos programáticos

CP1. Linguagem e comunicação: princípios gerais. 

CP2. Tipos de linguagem(ens), suas características e funções (verbal; não verbal; mista; digital). 
CP3. O simbólico e o código na construção das linguagens e formas de apropriação pelas crianças. 
CP4. Literacias linguística e matemática: competências-chave para a vida em sociedade. 
CP5. O bilinguismo e o plurilinguismo como fenómenos marcantes da sociedade atual: que impacto no desenvolvimento das crianças? Como ajudá-las a desenvolver competências para lidar com tais fenómenos? 
CP6. As diferentes componentes da linguagem matemática (pictórica, oral e escrita) na resolução de problemas.  

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC de Linguagens e Comunicação retoma temáticas que terão sido abordadas de forma introdutória, ao longo da licenciatura em Educação Básica, em diversas unidades curriculares, para as aprofundar e focalizar de modo particular no contexto das primeiras idades. Assume-se que o desenvolvimento de literacias básicas, em particular nos campos linguístico e matemático, são fundamentais para a estruturação cognitiva e social da criança sendo, por isso, fundamental que futuros educadores aprofundem os seus conhecimentos nesses domínios. Pretende-se que consigam desenvolver e mobilizar esses conhecimentos para mais fundamentada e conscientemente promoverem a aprendizagem e desenvolvimento das crianças com que virão a trabalhar. Assim, os conteúdos CP1., CP2. e CP3. apoiam sobretudo o desenvolvimento dos objetivos O1. e O2. O tema CP4 será desenvolvido de acordo com o objetivo O3; e os temas CP5. e CP6. visam a concretização, respetivamente, aos objetivos O4 e O5.  

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A UC tem abordagem teórico-prático, com exposição de temáticas pelos docentes e estudantes. Será promovido: i) o uso de livros para a infância como mediadores de comunicação e do desenvolvimento da linguagem e de ideias matemáticas, ii) a manipulação de materiais diversificados, iii) a observação de vídeos de interação adulto criança e sua análise; iv) a construção de recursos didáticos como mediadores do desenvolvimento da linguagem e da literacia emergente e promotor de diferentes contextos e representações. São promovidas dinâmicas de grupo, o trabalho colaborativo e individual. Do trabalho de grupo decorre um trabalho escrito e apresentação oral com suporte digital, que deverá refletir o cruzamento da literatura com situações em contexto de desenvolvimento profissional.

Avaliação por frequência: Participação no trabalho em aula/plataforma moodle: 20%; Trabalho de Grupo: 40%; Teste individual: 40%.
Avaliação por exame: Prova escrita individual.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O aprofundamento dos tópicos a trabalhar na UC requer o desenvolvimento de um trabalho de índole teórico-prática. Pretende-se que este trabalho não dependa em demasia da exposição por parte dos docentes, mas antes que promova as capacidades de pesquisa bibliográfica, compreensão de textos da especialidade, síntese e comentário de ideias de autores de referência e conclusões de investigações por parte dos estudantes. Estas competências, bem como a de trabalhar em equipa e discutir ideias de modo sustentado, serão fundamentais numa lógica de aprendizagem ao longo da vida e de permanente atualização profissional. Além das dinâmicas de análise e discussão promovidas nas aulas, são propostos trabalhos aos estudantes a desenvolver na componente de trabalho autónomo (60h), articulados com os objetivos de aprendizagem da UC. Assim, é proposta a análise e reflexão sobre artigos científicos e profissionais propostos (24h); realização de pesquisa e elaboração de texto e recursos para o trabalho de grupo (16h); consulta de documentos para aprofundamento das temáticas (10h); realização das propostas de trabalho a apresentar em aula, pela plataforma moodle ou em plataformas digitais de partilha (10h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Andrade, A.I., & Martins, F. (2007). Abordar as línguas, integrar a diversidade nos primeiros anos de escolaridade. Cadernos do LALE. UAveiro

Baroody, A. (1993). Problem solving, reasoning, and communicating, k-8: Helping children think mathematically. MacMillan
Borzone, A. (2005). Story reading experiences in kindergarten a mean for cognitive and linguistic strategies development. Psyche, 14(1), 193-209
Mata, L. (2008). A descoberta da escrita. ME-DGIDC.
Mata, L. (2004). Era uma vez. Análise Psicológica XXII, 95-108
Mendes, F., & Costa, A.L. (2016). Livros de histórias - Um recurso para a aprendizagem da Matemática e do Português na Educação de Infância. In Atas do EIEM2016 (pp. 243-256). SPIEM
Quintino-Aires, J.M. (2010). Neurogénese da linguagem: uma contribuição marxista à filosofia da Psicologia. IPAF
Rigolet, S. (1998). Para uma aquisição precoce e optimizada da linguagem. Porto Editora
Sim-Sim, I., Silva, A., & Nunes, C. (2008). Linguagem e comunicação no jardim-de-infância. ME-DGIDC