Código: | MEPRE1000 | Sigla: | LC |
Área de Ensino: | Línguas e Literaturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPRE | 14 | Despacho n.º 8649/2022 | 1º | 4 | 48 | 108 |
Teórico-Práticas: | 16,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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O1. Aprofundar conhecimentos sobre diferentes tipos de linguagem e suas respetivas funções.
CP1. Linguagem e comunicação: princípios gerais.
A UC de Linguagens e Comunicação retoma temáticas que terão sido abordadas de forma introdutória, ao longo da licenciatura em Educação Básica, em diversas unidades curriculares, para as aprofundar e focalizar de modo particular no contexto das primeiras idades. Assume-se que o desenvolvimento de literacias básicas, em particular nos campos linguístico e matemático, são fundamentais para a estruturação cognitiva e social da criança sendo, por isso, fundamental que futuros educadores aprofundem os seus conhecimentos nesses domínios. Pretende-se que consigam desenvolver e mobilizar esses conhecimentos para mais fundamentada e conscientemente promoverem a aprendizagem e desenvolvimento das crianças com que virão a trabalhar. Assim, os conteúdos CP1., CP2. e CP3. apoiam sobretudo o desenvolvimento dos objetivos O1. e O2. O tema CP4 será desenvolvido de acordo com o objetivo O3; e os temas CP5. e CP6. visam a concretização, respetivamente, aos objetivos O4 e O5.
A UC tem abordagem teórico-prático, com exposição de temáticas pelos docentes e estudantes. Será promovido: i) o uso de livros para a infância como mediadores de comunicação e do desenvolvimento da linguagem e de ideias matemáticas, ii) a manipulação de materiais diversificados, iii) a observação de vídeos de interação adulto criança e sua análise; iv) a construção de recursos didáticos como mediadores do desenvolvimento da linguagem e da literacia emergente e promotor de diferentes contextos e representações. São promovidas dinâmicas de grupo, o trabalho colaborativo e individual. Do trabalho de grupo decorre um trabalho escrito e apresentação oral com suporte digital, que deverá refletir o cruzamento da literatura com situações em contexto de desenvolvimento profissional.
O aprofundamento dos tópicos a trabalhar na UC requer o desenvolvimento de um trabalho de índole teórico-prática. Pretende-se que este trabalho não dependa em demasia da exposição por parte dos docentes, mas antes que promova as capacidades de pesquisa bibliográfica, compreensão de textos da especialidade, síntese e comentário de ideias de autores de referência e conclusões de investigações por parte dos estudantes. Estas competências, bem como a de trabalhar em equipa e discutir ideias de modo sustentado, serão fundamentais numa lógica de aprendizagem ao longo da vida e de permanente atualização profissional. Além das dinâmicas de análise e discussão promovidas nas aulas, são propostos trabalhos aos estudantes a desenvolver na componente de trabalho autónomo (60h), articulados com os objetivos de aprendizagem da UC. Assim, é proposta a análise e reflexão sobre artigos científicos e profissionais propostos (24h); realização de pesquisa e elaboração de texto e recursos para o trabalho de grupo (16h); consulta de documentos para aprofundamento das temáticas (10h); realização das propostas de trabalho a apresentar em aula, pela plataforma moodle ou em plataformas digitais de partilha (10h).
Andrade, A.I., & Martins, F. (2007). Abordar as línguas, integrar a diversidade nos primeiros anos de escolaridade. Cadernos do LALE. UAveiro