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Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche

Código: MEPRE1004    Sigla: DEEI-Cr

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 13 Despacho n.º 8649/2022 10 120 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPRE-TA

Teórico-Práticas: 14,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 7,99

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 7,99
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema   1,33
Ana Luíza Cândido da Silva Rodrigues Serrão Arrais   1,33
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato   1,33
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Tendo como base uma perspetiva dos cuidados educativos que une numa lógica indissociável o cuidar e o educar pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:
-Compreender a diversidade de experiências de vida das crianças por forma a assumir nas práticas educativas uma dimensão integrante das culturas das famílias e das culturas de pertença; 
-Conhecer as orientações oficiais e o estado da arte sobre a qualidade da educação dos 0 aos 3;
-Compreender o modo como as crianças aprendem e o papel do/a educador/a nesse processo assegurando o bem-estar e o envolvimento das crianças e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais;
-Compreender a dinâmica da relação pedagógica;
-Utilizar estratégias de avaliação e documentação pedagógica que fundamentem o processo de aprendizagem;
-Perspectivar a sua própria intervenção na promoção da aprendizagem da criança nas várias literacias (linguística, matemática, artística, motora);
-Construir um quadro referencial que fundamente a prática em creche.

Conteúdos programáticos

I ¿ Bons inícios para o acolhimento em creche das crianças e das famílias.  

II ¿ A Pessoa do Educador, a Vida Institucional e a Vida Educativa 

III- Os contextos para acolhimento de crianças dos 0 aos 3 anos e a diversidade de experiências da vida das crianças

IV- Perspectivas sobre aprendizagem e desenvolvimento das crianças e relação com o currículo.

V - O papel do adulto na co-construção do currículo.

VI ¿Princípios Educativos e Práticas pedagógicas em Creche

VII- Avaliação e Documentação Pedagógica

VIII- Educação da Motricidade e da Interação Motora em Contexto de Creche 

IX - Educação e Expressão Musical


X- Potencial do livro para infância em berçário e em creche



Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular articula-se com a de Prática de Ensino Supervisionada- Creche. Neste sentido pretende integrar as diferentes componentes didáticas, proporcionando ao/à futuro/a educador/a um quadro pedagógico que lhe permita ler e fundamentar a sua prática educativa na Creche.

Tendo como base uma perspetiva dos cuidados educativos que une numa lógica indissociável o cuidar e o educar, pretende-se que no final da frequência da unidade curricular os/as estudantes sejam capazes de construir um quadro referencial que fundamente a análise de contextos e as práticas durante o momento da iniciação à prática profissional em contexto de creche.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A Unidade Curricular é leccionada por docentes de várias áreas científicas no sentido de promover um saber específico mas integrado. 

A classificação final a atribuir aos resultados de aprendizagem resultará da ponderação da classificação obtida em cada um dos módulos acima enunciados, sendo que o peso na classificação final de cada um dos referidos módulos corresponde ao número de horas de contato que lhe foi atribuído nesta unidade curricular (49%+17%+17%+17%); . A avaliação de cada um destes módulos incidirá sobre aspectos do desempenho dos estudantes os quais variarão de acordo com a especificidade de cada módulo. Globalmente, a avaliação contínua incidirá sobre: 1) Participação nas aulas; 2) Trabalhos individuais e em pequeno grupo ; 3) Organização de um portefolio com evidências das aprendizagens realizadas na Unidade curricular e que fundamentam a intervenção a realizar na prática pedagógica em Creche.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular funciona em articulação com os momentos de inserção em contexto profissional procurando cruzar momentos de observação e intervenção em contexto de creche com momentos de reflexão e de aprofundamento teórico. Neste sentido a maioria das horas de contato em sala de aula serão em momento anterior ou paralelo à PES em Creche e durante o período de inserção em contexto os docentes continuam a apoiar os estudantes com horas de orientação tutorial. O estudante deverá no tempo de trabalho autónomo construir um portfólio com evidências dos conhecimentos adquiridos, problematização de situações e evidências do trabalho prático em contexto de creche. 

Deste modo procuraremos garantir  a construção de um quadro referencial e o desenvolvimento de competências para o trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos. 


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Anning, A. e Edwards, A. (2006). Promoting Children ¿s Learning from birth to five.De- veloping the new early years professional. Open University Press.
Bilton, H., Bento, G & Dias, G. (2017). Brincar ao Ar Livre. Porto Editora.
Carvalho, C:M. e Portugal, G. (2017). Avaliação em Creche. Porto Editora.
Goldschmied, E. e Jackson, S. (2000) La educación infantil de 0 a 3 años, Madrid, Ediciones Morata
Malavasi,L. e Zoccatelli, B ( 2013). Documentar os projetos nos serviços educativos. Ed. APEI.
Oliveira- Formosinho, J. e Barros Araújo (2013). Educação em Creche: Participação e Diversidade. Porto: Porto Editora.
Parente, C. (2012). Observar e escutar na Creche para aprender sobre a criança. Porto :CNIS
Portugal, G. (2012). Finalidades e práticas educativas em creche, das relações, atividades e organização dos espaços ao currículo na creche. Porto: CNIS.
Post, J. e Hohmann, M. (2003) Educação de bebés em infantários. Cuidados e primeiras Aprendizagens, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Observações

Nota: no caso de trabalhadores-estudantes e estudantes com estatuto de pai/ mãe a classificação referente à participação nas aulas poderá ser substituída por um trabalho complementar a articular com a equipa docente.


Avaliação Por Exame:O exame será de índole teórica e integrará conteúdos de todos os módulos desta unidade curricular.