Código: | MEPRE1004 | Sigla: | DEEI-Cr |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPRE | 13 | Despacho n.º 8649/2022 | 1º | 10 | 120 | 100 |
Teórico-Práticas: | 14,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Tendo como base uma perspetiva dos cuidados educativos que une numa lógica indissociável o cuidar e o educar pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:
-Compreender a diversidade de experiências de vida das crianças por forma a assumir nas práticas educativas uma dimensão integrante das culturas das famílias e das culturas de pertença;
-Conhecer as orientações oficiais e o estado da arte sobre a qualidade da educação dos 0 aos 3;
-Compreender o modo como as crianças aprendem e o papel do/a educador/a nesse processo assegurando o bem-estar e o envolvimento das crianças e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais;
-Compreender a dinâmica da relação pedagógica;
-Utilizar estratégias de avaliação e documentação pedagógica que fundamentem o processo de aprendizagem;
-Perspectivar a sua própria intervenção na promoção da aprendizagem da criança nas várias literacias (linguística, matemática, artística, motora);
-Construir um quadro referencial que fundamente a prática em creche.
I ¿ Bons inícios para o acolhimento em creche das crianças e das famílias.
II ¿ A Pessoa do Educador, a Vida Institucional e a Vida Educativa
III- Os contextos para acolhimento de crianças dos 0 aos 3 anos e a diversidade de experiências da vida das crianças
IV- Perspectivas sobre aprendizagem e desenvolvimento das crianças e relação com o currículo.
V - O papel do adulto na co-construção do currículo.
VI ¿Princípios Educativos e Práticas pedagógicas em Creche
VII- Avaliação e Documentação Pedagógica
VIII- Educação da Motricidade e da Interação Motora em Contexto de Creche
IX - Educação e Expressão Musical
X- Potencial do livro para infância em berçário e em creche
Esta unidade curricular articula-se com a de Prática de Ensino Supervisionada- Creche. Neste sentido pretende integrar as diferentes componentes didáticas, proporcionando ao/à futuro/a educador/a um quadro pedagógico que lhe permita ler e fundamentar a sua prática educativa na Creche.
Tendo como base uma perspetiva dos cuidados educativos que une numa lógica indissociável o cuidar e o educar, pretende-se que no final da frequência da unidade curricular os/as estudantes sejam capazes de construir um quadro referencial que fundamente a análise de contextos e as práticas durante o momento da iniciação à prática profissional em contexto de creche.
A Unidade Curricular é leccionada por docentes de várias áreas científicas no sentido de promover um saber específico mas integrado.
A classificação final a atribuir aos resultados de aprendizagem resultará da ponderação da classificação obtida em cada um dos módulos acima enunciados, sendo que o peso na classificação final de cada um dos referidos módulos corresponde ao número de horas de contato que lhe foi atribuído nesta unidade curricular (49%+17%+17%+17%); . A avaliação de cada um destes módulos incidirá sobre aspectos do desempenho dos estudantes os quais variarão de acordo com a especificidade de cada módulo. Globalmente, a avaliação contínua incidirá sobre: 1) Participação nas aulas; 2) Trabalhos individuais e em pequeno grupo ; 3) Organização de um portefolio com evidências das aprendizagens realizadas na Unidade curricular e que fundamentam a intervenção a realizar na prática pedagógica em Creche.
Nota: no caso de trabalhadores-estudantes e estudantes com estatuto de pai/ mãe a classificação referente à participação nas aulas poderá ser substituída por um trabalho complementar a articular com a equipa docente.