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Prática de Ensino Supervisionada - Creche

Código: MEPRE1005    Sigla: PES-Cr

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 14 Despacho n.º 8649/2022 6 72 162

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPRE-TA

Ensino Prático e Laboratorial: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 7,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 7,00
Ana Luíza Cândido da Silva Rodrigues Serrão Arrais   1,00
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato   1,00
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   3,00
Margarida Isabel Alves da Silva Pereira   1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que no final do semestre os/as estudantes sejam capazes de:
conhecer o contexto e problemáticas da Creche;
interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;

desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
(auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos


Conteúdos programáticos

Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto da Creche.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular assume-e como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com as de Didática e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. 


Numa perspetiva de profissional reflexivo, procura-se através da supervisão apoiar o estudante no seu processo de construção do conhecimento profissional que o auxilie no desenho e desenvolvimento do currículo qualquer que seja o contexto educativo em que venha a atuar.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes constitui o elemento central da Unidade Curricular.
A avaliação final resultará do:
1- O desempenho em Estágio (60%);
2- O Portefólio correspondente ao trabalho desenvolvido em estágio onde devem constar as evidências do trabalho desenvolvido no terreno durante o semestre (contextualização, planificações, materiais, avaliações, projetos, relatos analíticos); reflexões investigativas periódicas (pelo menos 2), sustentadas por documentação de suporte recolhida e consultada, instrumentos construídos, procedimentos desenvolvidos, conclusões e implicações retiradas. Estas reflexões deverão constituir a base de construção do Relatório de Estágio (30%).

3-Apresentação oral do trabalho desenvolvido ao longo do semestre (10%).


 Não existe avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos de Creche. 

Deste modo, os/as estudantes estagiam ao longo do semestre numa sala de Creche, sendo que a observação e a participação neste contexto os que conduza à análise da realidade educativa e à construção fundamentada de um projeto articulado com o  Educativo da Instituição e com o Projeto Pedagógico da sala. Pretende-se assim que os/as estudantes  problematizem,  analisem e reflitam e  formulem estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com o/a educador/a cooperante e os/as professores/as responsáveis pela unidade curricular (equipa de supervisão). 


Horas de contacto: 60h estágio (E); 6h seminário (S); 6h orientação tutorial (OT). 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, C. e Portugal, G (2017). Avaliando em creche. Porto Editora.
Goldschmied, E. & Jackson, S. (1993). People under three. Young Children in day care. Routledge
Gonzalez-Mena, J., & Eyer, D.W. (1989). Infants, toddlers and caregivers. Mayfield Publishing Company
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros (2018) Modelos pedagógicos para a educação em creche. Porto Editora.
Portugal, G. (2000) Educação de bebés em creche - perspectivas de formação teóricas e práticas, Infância e Educação, nº1, Porto Ed, pp. 85-106.
Post, J. & Hohmann, M. (2003) Educação de bebés em infantários. Cuidados e primeiras Aprendizagens, Lisboa, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian.
Vasconcelos, T. (2011). Conselho Nacional de Educação. Recomendação nº3/2011 A educação dos 0 aos 3 anos. Diário da república, 2ª série  nº 79  21 de Abril de 2011.