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Organização de Contextos em Educação

Código: MEPRE1006    Sigla: OCE

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 14 Despacho n.º 8649/2022 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPRE-TA

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Maria João Cardona Correia Antunes   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Analisar criticamente as características da política educativa portuguesa - Caracterizar a estrutura e dinâmica de funcionamento da rede institucional - Caracterizar a formação e funções profissionais dos docentes - Conhecer as orientações curriculares da educação pré-escolar e ensino básico - Conhecer as características do desenvolvimento curricular nestes níveis de ensino - Planificar o trabalho a realizar tendo em conta a especificidade de cada contexto - Caraterizar as competências profissionais do/as docentes (educação pré-escolar e ensino básico) - Analisar a articulação entre ciclos de ensino - Analisar o papel das instituições educativas como espaços de formação - Identificar características de alguns modelos de supervisão das práticas educativas - Analisar fatores que fomentem uma efetiva participação das famílias na vida das instituições educativas

Conteúdos programáticos

- Caraterísticas da política educativa portuguesa - Estrutura e dinâmica de funcionamento da rede institucional - Formação e funções profissionais dos docentes - Conhecer as orientações curriculares atualmente em vigor - Níveis de decisão curricular e autonomias - O desenvolvimento curricular nestes níveis de ensino - Caracterização da especificidade de cada contexto educativo - Planificação do trabalho - As competências profissionais do/as docentes da educação pré-escolar e do ensino básico - A articulação entre a educação pré-escolar e os diferentes ciclos do ensino básico - As instituições educativas como espaços de formação cooperativa dos/as profissionais - Modelos de supervisão das práticas educativas - A participação das famílias na vida das instituições educativas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se proporcionar um conhecimento e capacidade de análise do contexto sociopolítico e organizacional das instituições da educação de infância e do ensino básico assim como das características da formação e funções profissionais dos docentes que trabalham nestes níveis de ensino. Esta análise terá como ponto de partida as características do sistema educativo português, as atuais características da rede institucional, sua gestão e dinâmica de funcionamento, principais semelhanças e diferenças em relação a polticas educativas de outros países europeus. O aprofundamento teórico dos diferentes conteúdos programáticos será feito privilegiando a reflexão e análise de situações vividas durante os estágios. Será solicitada a colaboração a docentes do ensino pré-escolar e básico na abordagem de algumas das temáticas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Serão realizadas - reflexões teóricas; análise de textos; visionamento de filmes; reflexão sobre situações vividas nos estágios; planificações de algumas propostas a desenvolver em contextos educativos - individualmente e em grupo. A avaliação assentará nos seguintes fatores: - Um trabalho individual sobre um dos conteúdos da disciplina ¿ 80% - Assiduidade e participação nas atividades que irão decorrendo durante as aulas, realização de portefolio da UC (em grupo) ¿ 20% Os critérios de avaliação serão explicitados ao longo das disciplina, tendo em conta os objetivos e conteúdos definidos, sendo privilegiada a capacidade de: - análise critica - articulação entre a teoria e a prática - realização autónoma de pesquisas bibliográficas - expressão (verbal e escrita) - trabalhar em grupo No caso da avaliação final ser feita por exame, este será de índole teórica


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se promover a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamento das formandas e formandos sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações apresentadas, vivenciadas nos estágios, ou apresentadas por profissionais convidados a apresentar os seus testemunhos de trabalho. Procura-se que cada estudante seja capaz de trabalhar e realizar pesquisas autonomamente, e que seja capaz de expressar a nível verbal e escrito as suas ideias, de forma coerente e fundamentada. Considerando que trabalhar em grupo é uma competência indispensável ao exercício da docência, é fomentado o espirito cooperativo, a realização de trabalhos conjuntos, assim como a reflexão e o debate de ideias

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alarcão, I., Roldão, M. C. (2008). Supervisão. Um Contexto de Desenvolvimento Profissional dos Professores, Mangualde: Ed Pedago Barroso, J (2005) Politicas educativas e organização escolar, Lisboa. Univ. Aberta Cardona, M. J. (2006). Educação de Infância. Formação e Desenvolvimento Profissional. Chamusca: Ed Cosmos Day, C. (2001). Desenvolvimento Profissional de Professores. Os Desafios da Aprendizagem Permanente. Porto: Porto Editora Garcia, C. M. (1999). Formação de Professores. Para uma Mudança Educativa.Porto: Porto Editora Leite, C (org.) (2005) Mudanças curriculares em Portugal. Transição para o Séc. XXI, Porto: Porto Ed Nóvoa, A. (Org.) (1992) Os professores e a sua formação, D. Quixote Pacheco, J (Org.) (2008) Organização curricular portuguesa, Porto Ed. Perrenoud, P (2001) Ensinar: agir na urgência, decidir na certeza, Artemed Zeichner, K. M. (1993) A formação reflexiva de Professores: Ideias e Práticas, EDUCA